Modelo de Pombal

Modelos de Pombal

Finalmente o artigo que muitos estavam esperando, um modelo de pombal simples e fácil de ser construído, e o mais importante, prático, robusto, totalmente funcional e adaptável a quase todos os gostos.

 

Este material foi baseado em um modelo proposto na Europa, para elaboração de um pombal que atendesse as mais diversas necessidades de vários criadores, alguns detalhes foram adaptados para a nossa realidade.

 

O que vocês vão ver aqui é uma versão básica para a construção do pombal, pois ainda há muita coisa que poderá ser melhorada, segundo as necessidades e possibilidades de cada Columbófilo, como o fechamento interno do pegador de sol, para controlar o acesso dos pombos e fazer uma melhor climatização interna, assim como o fechamento da parte inferior para controlar o fluxo de ar da circulação, a instalação de telhas de cumeeira para controlar melhor a entrada de água da chuva, além de outras coisas mais.

 

São três modelos diferentes, utilizando como base os laminados encontrados no comércio local, como o Madeirite, o Compensado e o OSB, que apresentam tamanhos, durabilidade e custos totalmente diferenciados, onde o mais barato é o de Madeirite, o de OSB tem a maior altura interna e o mais durável é o de Compensado.

 

Você pode ver como construir o pombal em Madeirite aqui.

Você pode ver como construir o pombal em OSB aqui.

Você pode ver como construir o pombal em Compensado aqui.
 

Modelo em Madeirite

Pombal de Madeirite

 

 

Veja aqui a série de artigos deste modelo:

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

PARTE 6

 

 

 

 

 

 

Modelo em OSB

OSB Expandido
Veja aqui a série de artigos deste modelo:

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

PARTE 6

 

 

 

 

 

 

Modelo em Compensado

 

Pombal de Compensado

Veja aqui a série de artigos deste modelo:

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

PARTE 6

PARTE 7

PARTE 8
 
 

Detalhe do péPara estes modelos estou usando uma distância do piso de 30cm, mas a altura pode ser modificada sem dificuldades, se quiser levantar o pombal basta usar uma peça de parajú de 3×3 em cada pé na altura que desejar, como pode ser visto no exemplo das fotos, onde o pombal foi levantado até 1,20 m.

 

O modelo original utiliza o piso totalmente fechado, pois foi projetado para regiões com baixas temperaturas, onde o inverno se passa em baixo de neve, mas fazer isso impede o fluxo de ar durante os dias mais quentes. Não há problemas se o fluxo de ar em dias mais quentes for maior, isso só não pode acontecer em dias frios, quando o fluxo deve ser extremamente reduzido.

 

Neste modelo, estou usando as telas de Pinteiro, com malha de 1”, que é mais larga, no piso do pombal e tela de Viveiro, com malha de ½” no pegador de sol, pois os pombos tem mais facilidade de andar sobre a malha mais fina, e nós não queremos que os pombos passem muito tempo no cão do pombal. Você pode até usar tela de galinheiro com malha de 2″ no fundo para que os pombos fiquem mais tempo nos poleiros, mas isso permite a entrada de alguns roedores maiores, o que não é desejável.

 

Outro detalhe é o forro em madeira, no nosso caso, do mesmo material utilizado no revestimento do pombal, justamente para fazer a compensação térmica da radiação provocada pelas telhas de fibrocimento nos dias mais quentes do verão.

 

Nos modelos eu não explico como fazer, mas é conveniente instalar uma calha na frente para evitar respingos na madeira e também dentro do pombal, visto que a telha tem um beiral muito curto na frente, justamente para permitir uma maior penetração da luz solar.

 

Parte InternaO pombal que aparece nas fotos foi construído em 2007 com dois módulos em Madeirite e não foi utilizada nenhuma forma de proteção da madeira ou acessórios, como tintas, vernizes ou qualquer outra proteção, e o pombal se manteve viável por 6 anos sem manutenção, o madeiramento que não resistiu a ação do tempo foi justamente a parte do pegador de sol, que além de ficar exposto, foi construído com Taipá de segunda. A parte do telhado onde foi utilizado Taipá Belém de 1ª mesmo ficando exposto resiste até hoje, por isso faço a recomendação da utilização deste Taipá para a construção da estrutura.

 

Para conferir maior durabilidade às chapas de laminados de madeira, você pode aplicar massa rápida para pintura automotiva sobre elas e aplicar uma tinta à óleo por cima, isso pode aumentar em dobro a vida útil do pombal.

 

Construí o pombal das fotos, sozinho, sem ajuda de qualquer pessoa, em 4 dias no horário após o trabalho, este pombal foi construído para abrigar os reprodutores, por isso não tem entrada nem saída para os pombos. Agora escolha o seu modelo e mãos à obra.

 

Você pode ver como construir o pombal em Madeirite aqui.

Você pode ver como construir o pombal em OSB aqui.
Você pode ver como construir o pombal em Compensado aqui. Esta versão estará disponível em breve.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta