Modelo em Compensado

Modelo de Pombal em Compensado 7ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 8
 

Para instalar a divisória, vamos precisar de mais uma folha de Compensado de 10mm, e para que ela possa encaixar perfeitamente, são necessárias algumas pequenas alterações, a fim de que não seja preciso fazer muitos cortes nas chapas.

 

A primeira delas é aumentar o comprimento do quadro que servirá como piso em 1 cm, justamente para que possa encaixar a chapa da divisória, caso contrário, seria preciso cortar uma tira de 2 cm desta chapa para que ela pudesse encaixar na estrutura pronta. Nós vamos aumentar o comprimento para 3,21 m.

 

Figura 63FIG 63

 

A próxima etapa será usar duas ripas de Taipá no centro da estrutura, afastadas 1 cm uma da outra para encaixar a base da divisória, como vemos na figura 64, ou então fazer dois quadros com 1,58 x 1,60 e prender a divisória entre os dois.

 

Figura 64FIG 64

 

Os passos seguintes seguem os mesmos do modelo principal, como foi explicado para as figuras 3, 4 e 5. Precisamos agora preparar a chapa da divisória que deverá seguir os mesmos passos das figuras 6 a 12, para a chapa que tem a porta, e acrescentar dois cortes na base como demonstrado na figura 65 para que possa encaixar no quadro do piso. Atente que se você optou por fazer dois quadros para o piso, não será preciso fazer estes cortes.

 

Figura 65FIG 65

 

Já que na divisória haverá forro nos dois lados, você precisará cortar mais duas peças conforme a figura 66, aproveitando a sobra do forro da figura 48. Como esta chapa é mais fina serão necessárias duas peças, que deverão ser cortadas e unidas, use a peça que cortou da parte de cima como gabarito. Preste atenção que não será necessário cortar o pedaço menor da frente, pois a parte do forro neste local, ficará bem nomeio do batente da porta, então é só pregar no local como mostra a figura abaixo.

 

Figura 66FIG 66

 

Em seguida vamos preparar uma peça de Taipá que servirá como reforço do madeiramento do telhado, mas preste atenção que ela deverá ser cortada no limite onde termina a peça anterior que você instalou, para que não ultrapasse o limite do forro use a peça anterior como gabarito, para garantir que o corte ficará perfeito. Logo depois você deve preparar uma outra peça de Taipá, da mesma forma como foi explicado na figura 15 e mais outra peça de Taipá no batente da porta conforme a figura 67 abaixo, note que ela deverá ser 10 cm mais curta na base, para que possa encaixar no piso do pombal. Note que será necessário fazer um rebaixamento de 1 cm na parte que será encaixada a parte da frente do pombal, se preferir, pode deixar para pregar esta peça depois, assim evita que não fique alinhada com a parte da frente e pode até não fazer o rebaixamento.

 

Figura 67FIG 67

 

O próximo passo será preparar os batentes da porta, como foi visto na figura 19, lembrando que ela deverá ser 10 cm mais curta na base, para que possa encaixar no piso do pombal. Confira na figura abaixo.

 

Figura 68FIG 68

 

Muito bem, agora vamos preparar o fundo que também tem uma pequena modificação, onde na hora de pregar as chapas na peça de Taipá, você deixará uma folga de 1 cm, que é justamente onde vai encaixar a divisória, veja na figura abaixo.

 

Figura 69FIG 69

 

Da mesma forma como fizemos com a parte dos fundos, vamos alterar a parte da frente, deixando também 1 cm de espaçamento entre as chapas, para encaixar a divisória.

 

Figura 70FIG 70

 

Pronto agora é só encaixar a divisória na estrutura, como podemos verificar na figura abaixo. Lembre-se que as informações para montar as laterais já foram descritas nas figuras 25, 26 e 27.

 

Figura 71FIG 71

 

A construção segue normal até entrarmos na fase de construção do pegador de sol, onde poderemos colocar a entrada em um compartimento e a saída em outro, para isso você vai fazer dois quadros como foi explicado na figura 37 e montar conforme a figura 72.

 

Figura 72FIG 72

 

Siga as instruções conforme foi indicado nas figuras 41 a 47, mas colocando a entrada de um lado e a saída no outro, conforme a figura abaixo. Se você preferir, pode instalar uma entrada e uma saída nos dois compartimentos, é só seguir os passos descritos na figura 45, 46 e 47 para os dois lados ok.

 

Figura 73FIG 73

 

Para finalizar, corte uma tira com 2,5 cm, do forro onde está instalado o batente da porta da divisória, para que este possa encaixar perfeitamente, no local e pronto, basta seguir as demais instruções da construção normal que o seu pombal estará pronto com uma divisória para facilitar o manejo em um sistema de revezamento por exemplo.

 

Figura 74FIG 74

 

Mas não pense que as possibilidades terminam por aqui, na próxima parte vou trazer algumas alterações que podem ser feitas no projeto original para aumentar, ou até mesmo diminuir as dimensões internas deste modelo e ainda poder fazer um terceiro compartimento, como na figura abaixo.

 

Figura 75FIG 75

 

Continua no próximo artigo

 
Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 8
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Modelo de Pombal em Compensado 7ª parte”

  1. Avatar de WESLEY RICARDO
    WESLEY RICARDO

    Olá , Marcio
    Novamente venho lhe agradecer por este projeto que está maravilhoso .
    Um abraço desde Goiânia.
    Aqui estamos todos acompanhando.

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Valeu Wesley, obrigado.
    Um abraço aí para o pessoal de Goiânia.

Deixe uma resposta