Modelo de Pombal em Compensado parte 8

Modelo de Pombal em Compensado 8ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
VOCÊ ESTÁ AQUI
 

Muito bem, nesta parte do artigo vamos tratar das possibilidades de construção deste modelo em Compensado, nós já vimos a versão com 3,20 m  x 1,60 m, onde o comprimento é o dobro da largura, assim como acontece nos outros dois modelos em Madeirite e OSB.

 

Figura 76FIG 76

 

Também vimos a versão deste mesmo modelo, dividido em dois compartimentos de 1,60 m x 1,60 m, com a instalação da divisória, como podemos ver na figura 77 abaixo, porém as medidas do Compensado permitem outras variações, que possibilitam a construção do pombal com compartimentos de tamanho diferentes.

 

Figura 77FIG 77

 

Uma versão mais simples, que comportaria até 33 pombos e usando somente 4 folhas de Compensado de 10 mm e 1 folha de 4 mm, poderia ser conseguida apenas mudando a posição do compensado do fundo, que ao invés de usarmos o lado com 1,60 m para a base, usaríamos o lado maior, com 2,20, assim poderíamos fazer um pombal com 2,20 m x 1,60 m.

 

Figura 78FIG 78

 

A única alteração que precisaríamos fazer, seria cortar uma das chapas para que tivesse 2,20 m x 1,10 e coubesse na parte da frente, a sobra que teria 50 cm, seria fixada junto com a peça do fundo, para completar o fechamento, pois 1,60 + 0,50 = 2,10 m, o que já seria suficiente para fechar o fundo que tem 1, 98 m do piso até o telhado. Quanto ao forro, bastaria seguir o mesmo procedimento que foi descrito para fazer o forro dos modelos em Madeirite e OSB, que neste caso, não deixaria sobras, como acontece quando fizemos o modelo com 3,20 x 1,60.

 

Figura 79FIG 79

 

O melhor de tudo é que podemos ainda juntar módulos de tamanhos diferentes e compor um pombal bem mais amplo e com várias divisões, o que facilitaria muito a distribuição dos pombos em um Sistema de revezamento por exemplo, podendo fazer um pombal de chegada mais amplo para acomodar os casulos de reprodução.

 

Figura 80FIG 80

 

E ainda seria possível trocar a posição do compartimento maior, instalando-o entre os dois menores, assim os machos ficariam separados das fêmeas pelo pombal de chegada e você poderia escolher soltar os machos antes das fêmeas se fosse preciso.

 

Figura 81FIG 81

 

Então é isso pessoal, espero que tenham aproveitado as ideias para construir um pombal mais apropriado para o seu método, pois são muitas as possibilidades. Tenha em mente antes de tudo, qual método pretende utilizar, de acordo com a disponibilidade de tempo e espaço que você tenha e mãos à obra.

 
Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
VOCÊ ESTÁ AQUI
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Modelo de Pombal em Compensado 8ª parte”

  1. Avatar de gustavo avelar de matos
    gustavo avelar de matos

    bom dia Marcio, otima idea! parabens pelo trabalho que sem dúvidas sera bastante enriquecedor a nossa incipiente columbofilia.
    É possível receber este material por pdf? Se sim teria como enviar para meu email?
    Grato

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gustavo, muito obrigado.
    Olha, eu fiz o texto e as figuras separados e montei direto no Blog, até pensei em produzir um PDF no formato de um livro, mas não tive tempo ainda.

  3. Avatar de jose manuel silva ribeiro
    jose manuel silva ribeiro

    Esta mesmo bom o seu site….parabéns. …abraço de portugal

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado José Manoel, estou pesquisando mais temas que sejam relevantes para mostrar aqui!

  5. Avatar de eriston Junio
    eriston Junio

    Só me tira uma dúvida sr Márcio eu poderia entra nesse pombal ele tem um boa resistência peso 110 kg

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Eriston, desculpe a demora, não estava conseguindo acessar os comentários desde quarta feira.
    No caso esta estrutura foi planejada para suportar até duas pessoas com cerca de 60 Kg, se você entrar sozinho não teria problemas.
    O que eu sugiro no seu caso, seria substituir a estrutura do piso e das oito peças que fazem a sustentação lateral dos pés para caibros de Parajú de 3×7, o mesmo que é utilizado para madeiramento de telhados, o Parajú suporta mais peso que o Taipá.

Deixe uma resposta