Modelo de Pombal em OSB 5ª parte

25 mar, 2017 por

Modelo de Pombal em OSB 5ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 6
 
 

Agora chegou a vez da entrada, neste caso o pombal está adaptado para as entradas eletrônicas padrão, com antenas de 4 vias, mas eu não vou explicar aqui sobre elas, pois cada uma tem alguma variação própria que deve ser seguida para a melhor eficiência da captação do sinal, mas basicamente o tamanho da estrutura tem um comprimento máximo de 60 cm.

 

Figura 42FIG 42

 

 No nosso caso, foi reservado o espaço central do pombal para a sua instalação como mostra a figura 43, sendo que precisa haver um espaço de 15 cm entre o topo da entrada e o forro, para que as telhas possam avançar 20 cm para a frente.

Figura 43FIG 43

 

A tarefa agora será preparar a parte interna da plataforma de pouso dos pombos e o apoio da janela de saída, para isso vamos precisar de uma tábua de Taipá com a medida necessária para cobrir a área existente entre a entrada e a extremidade do pegador de sol. Para o nosso exemplo a medida necessária foi de 15 cm, que nós vamos cortar da tábua de Taipá de 25 cm, conforme mostra a figura 45. Também nesta etapa vamos preparar um sarrafo de Taipá com 65 cm de comprimento e cortar em duas, para fazer o apoio da janela de saída, ficando um sarrafo com 4 cm de largura e o outro com 6 cm, pregando um sobre o outro como mostra a figura 44.

 

Figura 44FIG 44

 

Feito isso basta instalar a parte interna da plataforma de pouso dos pombos alinhada com a entrada. Já o apoio da janela de saída deve ser instalado no mesmo braço que serve de sustentação da entrada. Marque 24 cm de baixo para cima a partir do piso do pegador de sol e pregue estas peças usando os pregos 13×18, conforme a figura 45.

 

Figura 45FIG 45

 

Já estamos quase no fim, então vamos pegar a chapa de OSB com 5mm que vai servir para o forro e vamos fazer uma marca com 31 cm nos dois lados menores da peça, traçar uma linha para que possamos cortar neste local e dividir a peça em duas.

 

Figura 42FIG 46

 

Agora vamos pegar um sarrafo de Taipá com 2,42 m e vamos dividi-la ao meio. Coloque as duas peças da chapa de OSB que foi cortado em um local plano e deixe um afastamento de 10 cm entre elas, coloque os sarrafos que acabamos de cortar por baixo, pegue o pedaço da tela que foi cortado na montagem do piso e coloque entre eles. Agora pregue as chapas de OSB nos sarrafos com os pregos 12×12, de forma que a tela fique presa entre eles, esta abertura será a saída de ar do sistema de ventilação do pombal. Atente que os sarrafos são dois centímetros menores que as chapas de OSB, justamente para que possa encaixar nas peças que servem como reforço para o madeiramento do telhado e guia para a instalação do forro.

 

Figura 47FIG 47

 

O passo seguinte será instalar este forro no pombal, para isso coloque as duas partes da chapa de OSB que estão presas pela tela dentro do pombal com a parte maior voltada para trás e os sarrafos voltados para cima. Agora encaixe a parte de trás sobre o madeiramento do telhado no fundo e ajuste até que ele fique alinhado com as peças que servem como reforço da parte da frente, que são mais baixas, para prendê-lo, use outros sarrafos menores para pregar o sarrafo do forro na cumeeira do telhado, como pode ser visto na figura 48, e para dar acabamento pregue as beiradas do forro no caibro do telhado e nas laterais do reforço, se preferir pode usar um pequeno sarrafo pregado sob o forro para dar sustentação na lateral. Siga o mesmo procedimento para a parte da frente, observe que, se você seguiu todos os passos como foi descrito neste tutorial, o forro fica sobreposto 1 cm sobre as peças de madeiramento do telhado, tanto na frente como nos fundos do pombal.

 

Figura 48FIG 48

 
Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 6
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

4 Comments

  1. Paulo

    Bom dia ,Parabéns pelo belo trabalho, o Amor pela columbofilia faz a gente crescer muito !!!

  2. Marcio Coelho

    Obrigado Paulo, realmente não dá para esconder o grande amor que tenho pela columbofilia!

  3. Telmario junior

    belo modelo parabens< como faço para conseguir ver a sexta parte?

  4. Marcio Coelho

    Obrigado Telmario. Já corrigi o problema com o hiperlink, você já pode acessar a sexta parte, e também as demais, clicando nos hiperlinks que estão no início e no final de cada artigo sobre a montagem deste modelo.
    Segue aqui abaixo o link da sexta parte:
    http://comocriarpomboscorreio.com.br/2017/03/26/modelo-de-pombal-em-osb-6a-parte/

Deixe uma resposta