Madeirit Parte 5

Modelo de pombal em Madeirite 5ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

VOCÊ ESTÁ AQUI

PARTE 6

Agora chegou a vez da entrada, neste caso o pombal está adaptado para as entradas eletrônicas padrão, com antenas de 4 vias, mas eu não vou explicar aqui sobre elas, pois cada uma tem alguma variação própria que deve ser seguida para a melhor eficiência da captação do sinal, mas basicamente o tamanho da estrutura tem um comprimento máximo de 60 cm.

 

Figura 40FIG 40

 

No nosso caso, foi reservado o espaço central do pombal para a sua instalação como mostra a figura 41, sendo que precisa haver um espaço de 15 cm entre o topo da entrada e o forro, para que as telhas possam avançar 20 cm para a frente.

 

Figura 41FIG 41

 

A tarefa agora será preparar a parte interna da plataforma de pouso dos pombos e o apoio da janela de saída, para isso vamos precisar de uma tábua de Taipá com a medida necessária para cobrir a área existente entre a entrada e a extremidade do pegador de sol. Para o nosso exemplo a medida necessária foi de 15 cm, que nós vamos cortar da tábua de Taipá de 25 cm, conforme mostra a figura 43. Também nesta etapa vamos preparar um sarrafo de Taipá com 65 cm de comprimento e cortar em duas, para fazer o apoio da janela de saída, ficando um sarrafo com 4 cm de largura e o outro com 6 cm, pregando um sobre o outro como mostra a figura 42.

 

Figura 42FIG 42

 

Feito isso basta instalar a parte interna da plataforma de pouso dos pombos alinhada com a entrada. Já o apoio da janela de saída deve ser instalado no mesmo braço que serve de sustentação da entrada. Marque 24 cm de baixo para cima a partir do piso do pegador de sol e pregue estas peças usando os pregos 13×18, conforme a figura 43.

 

Figura 43FIG 43

 

Já estamos quase no fim, então vamos pegar a chapa de Madeirit com 5mm que vai servir para o forro e vamos fazer uma marca com 31 cm nos dois lados menores da peça, traçar uma linha para que possamos cortar neste local e dividir a peça em duas.

 

Figura 44FIG 44

 

Agora vamos pegar um sarrafo de Taipá com 2,18 m e vamos dividi-la ao meio. Coloque as duas peças da chapa de Madeirit que foi cortado em um local plano e deixe um afastamento de 10 cm entre elas, coloque os sarrafos que acabamos de cortar por baixo, pegue o pedaço da tela que foi cortado na montagem do piso e coloque entre eles. Agora pregue as chapas de Madeirit nos sarrafos com os pregos 12×12, de forma que a tela fique presa entre eles, esta abertura será a saída de ar do sistema de ventilação do pombal. Atente que os sarrafos são dois centímetros menores que as chapas de Madeirit, justamente para que possa encaixar nas peças que servem como reforço para o madeiramento do telhado e guia para a instalação do forro.

 

Figura 45FIG 45

 

O passo seguinte será instalar este forro no pombal, para isso coloque as duas partes da chapa de Madeirit que estão presas pela tela dentro do pombal com a parte maior voltada para trás e os sarrafos voltados para cima. Agora encaixe a parte de trás sobre o madeiramento do telhado no fundo e ajuste até que ele fique alinhado com as peças que servem como reforço da parte da frente, que são mais baixas, para prendê-lo, use outros sarrafos menores para pregar o sarrafo do forro na cumeeira do telhado, como pode ser visto na figura 46, e para dar acabamento pregue as beiradas do forro no caibro do telhado e nas laterais do reforço, se preferir pode usar um pequeno sarrafo pregado sob o forro para dar sustentação na lateral. Siga o mesmo procedimento para a parte da frente, observe que, se você seguiu todos os passos como foi descrito neste tutorial, o forro fica sobreposto 1 cm sobre as peças de madeiramento do telhado, tanto na frente como nos fundos do pombal.

 

Figura 46FIG 46

 

Continua no próximo artigo!

 

Veja aqui algumas fotos deste modelo de pombal já construídos!

 

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

VOCÊ ESTÁ AQUI

PARTE 6
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta