Modelo em Compensado

Modelo de Pombal em Compensado 4ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
PARTE 8
 

O próximo passo será cortar um sarrafo de Taipá com 3,22 m para começarmos a preparar o piso do pegador de sol, esta peça será pregada nas extremidades do suporte existente como pode ser visto na figura 35.

 

Figura 35FIG 35

 

A seguir, vamos pegar aqueles dois sarrafos de Taipá, com 95 cm de comprimento, que preparamos anteriormente, para pregar no pegador de sol.

 

Figura 36FIG 36

 

Feito isso, corte uma outra ripa de Taipá com 60 cm de comprimento e outra com 1,70 m, sendo que esta última você deve dividir ao meio em um ângulo de 45º. Para isso faça uma marcação com 90 cm em ambos os lados e trace uma diagonal entre elas como mostra a figura 37 e monte um quadro com as três peças como foi demonstrado.

 

Figura 37FIG 37

 

Veja onde ficará montado este quadro na figura 38, mas calma, não pregue esta peça ainda, apenas aponte-a no local para cortar as próximas ripas de Taipá.

 

Figura 38FIG 38

 

Nesta etapa precisamos medir a distância entre os dois sarrafos da estrutura da frente para que possamos cortar os próximos sarrafos de Taipá, pois dependendo das espessuras das peças utilizadas, cada pombal pode apresentar uma medida diferente aqui. Neste exemplo a distância foi de 3,07 m. Diminuindo então a medida do quadro, que ficou com 65 cm teremos 2,42 m, vamos dividir então esta medida e cortar duas ripas com 1,21 m que ficarão uma de cada lado do quadro.

 

Figura 39FIG 39

 

Agora sim pregue estas duas ripas nos cantos, para depois centralizar o quadro no meio e pregar também. Atente que o quadro também deve ser pregado na peça do telhado com as mesmas medidas da parte de baixo, para que fique alinhado.

 

Figura 40FIG 40

 

Continuando a montagem do pegador de sol, vamos agora medir a distância interna da largura, para cortarmos sete ripas de Taipá e fechar o madeiramento do piso, neste exemplo a medida foi de 84 cm. Vamos começar pregando as duas ripas que ficam na parte externa do quadro central como mostra a figura 41.

 

Figura 41FIG 41

 

Depois, centralize o vão central para acrescentar mais uma ripa, e nos dois vãos laterais, meça a distância interna e divida o comprimento por três, que vai dar aproximadamente 38 cm, esta será a distância entre as quatro ripas restantes, sendo duas de cada lado, como mostra a figura 42.

 

Figura 42FIG 42

 

Para finalizar a estrutura do pegador de sol, meça duas ripas de Taipá com 1,23 m, para serem instaladas na diagonal conforme mostra a figura 41, você pode usar como gabarito as laterais que já estão prontas para cortar estas peças. Elas devem ser presas pelo lado de fora do quadro que foi instalado anteriormente, você pode ver os detalhes desta peça na figura 43.

 

Figura 43FIG 43

 

Continua no próximo artigo

 
Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
PARTE 8
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta