Modelo OSB parte 2

Modelo de Pombal em OSB 2ª parte

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
 
 

Agora você vai pegar aquelas sobras do corte do OSB que servirão como reforço para o madeiramento do telhado e guia para a instalação do forro. Basta inverter a posição das peças e pregá-las do lado de dentro, que é o lado sem pintura, logo abaixo de onde foi cortada, como mostra a figura 8. Cuidado para não prender as sobras pelo lado de fora do pombal, verifique a posição correta na figura 8. Observe que será necessário retirar 1 cm na extremidade posterior para encaixar o painel dos fundos, antes de pregar as peças da parte de trás.

 

Figura 8FIG 8

 

Vamos agora trabalhar do lado de fora destas duas chapas, preparando a marcação para fazer os cortes dos encaixes do madeiramento do telhado, que também servirão como molde para cortar o madeiramento da moldura. Veja os detalhes nas figuras 9, 10, 11 e 12. Primeiro vamos fazer a marcação onde vai se encaixar a peça do madeiramento inferior da parte dianteira do telhado, para isso vamos marcar uma linha horizontal 3,5 cm abaixo do topo, com 2,5 cm de largura, use um esquadro para fazer esta marcação (observe que para o exemplo estou considerando que o madeiramento do telhado tenha 2,5 cm, confirme a espessura do Taipá que você adquiriu para confirmar esta medida e altere se for necessário).

 

Figura 9FIG 9

 

Em seguida faremos a marcação da cumeeira, esta deverá ser centralizada ao meio da cumeeira e ser marcada com 10 cm abaixo do topo, novamente a largura deverá obedecer a espessura das ripas de Taipá.

 

Figura 10FIG 10

 

Agora vamos fazer a marcação da última peça, onde será encaixado o madeiramento superior da parte traseira do telhado. A partir da parte de traz da cumeeira faça uma marca com 20 cm de distância para delimitar o espaçamento entre as duas e desça 4 cm para delimitar o fundo do corte, faça outra marca entre as duas com a espessura desejada, no caso do exemplo a peça terá 2,5 cm de espessura, mais uma vez confirme a espessura das ripas do seu Taipá.

 

Figura 11FIG 11

 

Pronto, agora é só cortar, para utilizarmos estes cortes como gabarito para preparar as demais peças da moldura.

 

Figura 12FIG 12

 

Na etapa seguinte, vamos separar dois sarrafos de Taipá com pelo menos 2,50 m de comprimento, que também servirão como pés da parte de traz, e faremos uma marca com 30 cm em uma de suas extremidades para marcar a altura que ficará o pombal (você pode alterar a altura como quiser para o pombal ficar mais alto ou mais baixo, mas atente que a altura mínima deve ser de 20 cm, para não comprometer a colocação das chapas do fundo, ok.). Feito isso você vai pregar as chapas laterais nestas peças usando os pregos 12×12 e vai fazer um corte diagonal na parte superior, acompanhando o desenho da chapa de OSB, para aparar a sobra como mostra a figura 13.

 

Figura 13FIG 13

 

Depois, vamos preparar mais duas ripas de Taipá, com aproximadamente 78 cm de comprimento. Faça as marcações necessárias, conforme a figura 14, e corte as sobras, corte também a abertura que servirá de encaixe para o madeiramento do telhado. Não pregue estas ripas nas chapas de OSB ainda, aguarde para fazer a medição das outras peças primeiro para pregá-las todas juntas no final.

 

Figura 14FIG 14

 

Em seguida prepare outros dois sarrafos de Taipá, com 1,85 m de comprimento, que servirão como suporte do telhado e do pegador de sol. Coloque-as sobre as chapas de OSB, que servirão de molde para marcar os locais de corte, faça as marcações necessárias e corte as sobras, conforme mostra a figura 15, depois de cortadas, pregue as peças de 78 cm, que havia cortado anteriormente, com pregos 13×18 e em seguida estas duas peças de 1,85 m nas chapas de OSB, nos seus devidos locais. Preste atenção que estas peças devem ser pregadas pelo lado de fora do pombal, no lado inverso onde você pregou as sobras de OSB para auxiliar na sustentação do madeiramento do telhado e guia para a instalação do forro.

 

Figura 15FIG 15

 

Agora vamos preparar as peças que servirão como pés na parte da frente do pombal, separe dois sarrafos de Taipá, com pelo menos 2,39 m e faremos uma marca com 30 cm em uma de suas extremidades para marcar a altura que ficará o pombal, assim como fizemos para a parte de traz, coloque sobre a chapa, marque onde deverá ser feito o corte da sobra na parte superior, como mostra a figura 16 e em seguida pregue a peça na chapa usando pregos 12×12.

 

Figura 16FIG 16

 

A seguir, vamos cortar duas ripas de Taipá com 1,07 m de comprimento, que servirão para o fundo do pegador de sol. Então na peça que servirá como o pé da parte dianteira, faremos uma marca à 1,12 m a partir da base da chapa de OSB, como mostra a figura 17.

 

Figura 17FIG 17

 

Mantenha esta peça alinhada sobre esta marca para marcar as peças que servem como suporte do telhado e do pegador de sol e cortar as sobras, como mostra a figura 18. Mas calma, não pregue estas peças ainda, guarde-as para quando for montar o pegador de sol mais adiante.

 

Figura 18FIG 18

 

Para finalizar esta etapa, falta apenas completar a moldura da porta, para isso basta cortar duas peças utilizando a própria chapa como molde, conforme a figura 19 e pregá-las usando os pregos 12×12.

 

Figura 19FIG 19

 

Agora que as laterais estão prontas vamos preparar o fundo do pombal, sendo que neste caso, o madeiramento da parte traseira do telhado, que tem 3,10 m, é superior ao tamanho padrão de corte do Taipá, que tem 3 metros de comprimento, se você conseguir peças com 3,10 m de comprimento, será melhor, caso não seja possível, una duas peças com 1,55 m pregando um sarrafo de 1 m sobre elas, como mostra a figura 20

 

Figura 20FIG 20

 

Então vamos separar uma peça de Taipá com 3,10 m que servirá como madeiramento da parte traseira do telhado e marcar 32 cm nas extremidades, que servirão para delimitar onde pregar as duas chapas de OSB no centro, que serão unidas por outra peça de Taipá com 2,34 m de comprimento, conforme a figura 21.

 

Figura 21 FIG 21

 

Veja aqui a série de artigos deste modelo:
 
PARTE 1
VOCÊ ESTÁ AQUI
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta