Pombal

Construindo o Pombal

Quantos compartimentos ou divisões devo fazer no meu pombal para voar bem?

 

Com certeza a quantidade de compartimentos, divisões ou viveiros influencia no desempenho dos pombos, mas não é o primeiro ponto a ser pensado quando se vai construir um pombal.

 

A primeira coisa a se pensar antes de construir o seu pombal é decidir qual método de criação pretende usar, se viuvez com machos, viuvez com fêmeas, todos juntos ao natural ou outro método, existem muitas formas de jogar com pombos, e podemos dizer que todas elas são eficientes, você precisa apenas encontrar aquela que se adapta melhor as suas condições e/ou disponibilidade de tempo, espaço e recursos. Já li histórias de criadores que foram campeões com um único pombal, sem divisão alguma.

 

Então vamos por partes, se você tem pouca, ou nenhuma experiência com pombos, ou não sabe qual método de criação pretende usar, sugiro que comece pelo método “NATURAL” com um único compartimento com machos e fêmeas juntos e depois que tiver mais prática, adotar um novo método e fazer alterações no pombal. Esta é a forma mais simples de manejo para jogar com pombos e a partir dela você pode mudar para qualquer uma outra sem muitos problemas.

 

Depois de decidido qual método de criação, o segundo ponto mais importante é o posicionamento do pombal, tanto no que diz respeito à posição em relação aos ventos e ao sol, como também à altura.

 

Vamos falar primeiro do vento: você deve poder saber reconhecer pelo menos três tipos de vento na sua região:

 

1. O VENTO QUE TRAZ CHUVA, que vem acompanhado geralmente de frentes frias;

 

2. O VENTO MAIS CONSTANTE, aquele que sopra a maior parte do ano, sendo o vento predominante na região; e

 

3. O VENTO MENOS CONSTANTE, aquele que raramente ocorre e geralmente aparece antes das alterações climáticas, por exemplo quando chega ou vai embora uma frente fria.

 

Feito isso você deve procurar construir o seu pombal preferencialmente de costas para o vento frio, paralelo ao vento predominante e de frente para o vento menos constante, conforme a figura abaixo. Eu vou explicar os motivos mais adiante, antes porém vamos falar sobre o fator “sol”.

Posição do Pombal

O sol é de extrema importância para o bom desenvolvimento da ossatura e das penas dos pombos, para a regulação da temperatura, manutenção da umidade dentro do pombal e mais uma infinidade de outros fatores, mas em excesso é extremamente prejudicial e por isso deve ser considerado com muito carinho.

 

O sol muda de posição durante o ano, para nós que estamos no hemisfério sul, ele se desloca para o norte durante o inverno, ficando mais distante e o dia fica mais curto, ou seja, o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, e mesmo ao meio dia se você ficar de pé, uma sombra sua será formada para o sul. Mas durante o verão ele cruza o céu bem em cima de nossas cabeças e os dias ficam mais longos, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde do que no inverno.

 

Então se construirmos nosso pombal com as costas voltadas para o sul, podemos garantir que durante o verão o sol cruze o céu paralelamente ao comprimento do pombal, não havendo a sua incidência dentro dele durante o dia, para não incomodar os pombos. Porém durante o inverno, quando o sol se desloca para o norte, ele poderá entrar pela frente do pombal, garantindo um aumento da temperatura interna nos dias mais frios do ano, o que pode ser fundamental para secar as fezes no chão.

Posição do Sol

 

Atente que quando falo que “o sol se desloca para o norte” ou, “o sol nasce mais cedo” na verdade é a terra que se move através dos seus movimentos de rotação e translação, atrelada à inclinação de 23,5º que ela apresenta em relação ao seu próprio eixo, que se transfiguram nas quatro estações do ano bem distintas principalmente nas regiões temperadas, as quais são: verão, outono, inverno e primavera.

 
Solstício
 

Agora vamos falar da altura, um pombal não pode ser tão baixo que dificulte o pouso, nem tão alto para que fique exposto. Você até pode construir seu pombal ao nível do chão, desde que seus pombos consigam pousar sem dificuldades, um bom pouso significa dizer que os pombos são capazes de fazer uma aproximação em linha reta e pousar diretamente na bandeja em um ângulo que não seja maior que 15º, atente que a bandeja de pouso pode variar sua altura para facilitar o pouso dos pombos, se não houver obstáculos próximos ela pode ser bem em baixo, caso contrário ela pode ficar quase ao nível do telhado.

 

Aproximação

 

O pombal deve ser alto o suficiente para garantir que os pombos não precisem dar voltas ou fazer alguma manobra de aproximação, muito menos ter que pousar em outro ponto para descer no pombal, afinal a chegada é o final da corrida e qualquer perda de tempo pode significar estar fora da folha de marcação. Para isso basta que ao construir o pombal, os obstáculos em volta, como construções, árvores, antenas e os fios da rede elétrica na direção de aproximação estejam mais ou menos na mesma altura da bandeja de pouso.

 

Construir o pombal mais alto que isto pode comprometer a integridade dos pombos, pois poderão ficar expostos principalmente às intempéries como chuvas, excesso de vento, sol e até mesmo iluminação noturna, que prejudicam o descanso dos pombos, reduzindo significantemente o desempenho nas corridas, pois as mesmas estruturas que servem como obstáculo para o pouso, funcionam como barreiras contra o vento forte, a chuva, ou o sol em excesso, protegendo o pombal. Não se esqueça que árvores crescem, portanto uma árvore em frente ao pombal hoje pode não ser um problema, mas será depois de algum tempo.

 

Obstáculos

 

Um ponto que não podemos esquecer é que a aproximação para pousos dos pombos é feita sempre contra o vento, o que reforça ainda mais a posição dos pombais em relação aos ventos mais fortes e predominantes, onde o ideal são as situações que permitam uma aproximação no campo de 180º que fica à frente do pombal.

Área de Aproximação

 

Se os ventos na sua região forem muito variados e ficar difícil definir uma posição, você ainda pode levantar uma parede em volta do pombal, na altura do telhado, para protege-lo do vento.

 

Se depois de definidas estas questões você ainda não sabe como construir seu pombal, você pode encontrar neste artigo modelos simples e práticos para se construir.

 
Figura 57

Figura 59

Figura 61

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Construindo o Pombal”

  1. Avatar de Samanta Apoliana de Sousa
    Samanta Apoliana de Sousa

    quero comercializar pombom ter um criadouro.como faço?

  2. Avatar de Samanta Apoliana de Sousa
    Samanta Apoliana de Sousa

    Gostaria de receber dicas ou ate mesmo conhecer locais e pessoas que já atum nesta área,trocar comentários!!

  3. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Samanta, a comercialização de Pombos-Correio tem mais relevância para aqueles que participam de campeonatos, pois os criadores se interessam por aves que apresentam bons rendimentos nas corridas e tenham bons pedigres.
    Para outras raças de pombos, irá depender do tipo de raça específico, que são muitas.
    Você tem interesse por outra raça específica, ou seu interesse é por Pombos-Correio mesmo?

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Você pode começar por procurar se na sua região existem criadores, para isso você pode procurar no site oficial da Federação Columbófila Brasileira no link:
    http://www.fcb.org.br/socios.php
    Comece pelo “Tipo de Busca” CIDADE e em “Filtro” digite o nome da sua cidade, se não aparecer nada mude o “Tipo de Busca” para ESTADO, depois que abrir a relação de criadores, procure aquele que fica mais próximo de você e clique em detalhes para ver os contatos daquele criador.

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    eu morro em itabira mas nao conheso nenhum pombal perto de mim se voces conheserem me avisem

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Rafael, divulguei o seu e-mail em um grupo que tem vários criadores de Minas Gerais, para ver se tem alguém aí perto de você ok.

Deixe uma resposta