Quadro de Filhotes 2021

Este quadro serve não só para saber em que época se deve tirar os filhotes, com o objetivo de estarem prontos em determinada época, como também para saber em que época se deve juntar os casais para que os filhotes nasçam no dia desejado.

 

Para saber os períodos referentes aos borrachos que nasceram em anos anteriores, acesse aqui para 2019 e aqui para 2020. Você também pode usar a Planilha de Criação para escolher uma data mais específica, a partir da data que você deseja que o filhote nasça, ou a Planilha da Campanha do Ano Seguinte para calcular a data para acasalar, a partir da época na qual o filhote deva estar pronto para o campeonato.

 

Então como a tabela funciona?

 
[box type=”shadow”]
 

Na primeira coluna – NASCIMENTO – está relacionado o dia de nascimento do borracho;

 

Na segunda coluna – JUNTAR OS CASAIS – a data na qual se teve que juntar o casal para que o filhote possa nascer naquela data;

 

Na terceira coluna – POSTURA DOS OVOS 1º OVO – a data na qual a fêmea deverá colocar o primeiro ovo;

 

Na quarta coluna – POSTURA DOS OVOS 2º OVO – a data na qual a fêmea deverá colocar o segundo ovo;

 

Na quinta coluna – INÍCIO DA MUDA – o período esperado no qual o filhote deve entrar na muda que varia entre 50 e 100 dias de vida;

 

Na sexta coluna – TÉRMINO DA MUDA – o período esperado no qual o filhote deve terminar a muda, que levará aproximadamente seis meses depois que ele tiver iniciado o processo da muda, portanto o pombo que começar a muda mais cedo, consequentemente estará pronto mais cedo.

 
 [/box]
 
Janeiro 2021
 
Fevereiro 2021
 
Março 2021
 
Abril 2021
 
Maio 2021
 
Junho 2021
 
Julho 2021
 
Agosto 2021
 
Setembro 2021
 
Outubro 2021
 
Novembro 2021
 
Dezembro 2021
 
Licença Creative Commons
 
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

8 respostas para “Quadro de Filhotes 2021”

  1. Avatar de GABRIEL H CAIXETA
    GABRIEL H CAIXETA

    Boa tarde amigo Márcio! Gostaria de tirar uma dúvida sobre o uso de preventivo respiratório das vias aéreas no dia da chegada. Na forma de gotas aplicadas diretamente nas narinas dos pombos. Recebi essa recomendação mas , fico com receio em usá-la por atacar a flora. Seria indicado? Obrigado

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gabriel, eu não pesquisei sobre preventivos respiratórios atacar a flora, mas sendo antibióticos, com certeza afetam, porém geralmente na chegada é servida uma ração depurativa, que tem a função de limpar e desintoxicar o sistema digestório que também reduzem boa parte da flora.
    Por isso a indicação de usar pré e probióticos logo que os pombos tenham passado das fases de reidratação e depuração na chegada. Então o uso de um preventivo respiratório logo à chegada não afetará muito os pombos, visto que a mesma começará a ser reposta logo a seguir.
    Não seria aconselhável preventivos a base de antibióticos durante os treinos diários, ou no embarque para as provas.
    Lembrando que preventivos à base de mel, limão ou alho, seriam mais benéficos.

  3. Avatar de Leandro
    Leandro

    Olá Márcio, sou um admirador do seu trabalho, por toda contribuição você tem dado aos amantes da columbofilia, mas há um bom tempo não vejo uma nova publicação sua. O que aconteceu?

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Leandro, muito obrigado.
    Estou buscando aprimorar algumas coisas e ando um pouco afastado do meio columbófilo.
    Estou tentando publicar um livro que fala sobre os pombos no meio urbano, baseado no meu Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia e ainda fiz vestibular para Computação na UFF aqui no Rio, não tem sobrado muito tempo.

  5. Avatar de Leandro
    Leandro

    Boa noite, Márcio! Fico feliz que você não tenha nos abandonado…rs. Te desejo toda a sorte do mundo e rogo a Deus para que você tenha sucesso na sua empreitada e que logo logo possa continuar nos brindando com suas dicas valiosas. Quando criança fui presenteado com dois pombinhos comuns, que rapidamente se transformaram em mais de vinte e depois de um bom tempo consegui o primeiro pombo-correio de um ovo que ganhei de um criador. Desde aquela época tenho um grande carinho pelos pombos… E olha que já se foram mais de trinta anos… Infelizmente as demandas da vida fizeram com que eu tivesse que abandonar essa verdadeira paixão. Hoje, em uma situação mais tranquila, visitei o pombal de um amigo de infância que, diferente de mim, continuou firme e forte nesse hobby. Isso fez despertar a vontade de novamente me dedicar aos pombos, mas agora como um verdadeiro Columbófilo, coisa que nunca fui. Entretanto, enquanto prozeava com esse amigo esperando seus pombos chegarem de uma competição, percebi o quanto a columbofilia é complexa para quem almeja ser um campeão. Fiz questão de contar essa estória só para registrar o quanto suas dicas são valiosas para aqueles que querem entrar nesse universo ou até mesmo para quem possui certa experiência, pois muitos dos seus artigos são técnicos e muito didáticos. Pra mim, são como um norte que certamente poderá me levar ao êxito. Por isso, meu amigo, sempre que puder continue compartilhando suas experiências e seus conhecimentos e tenha a certeza que são muito valiosos para seus leitores.

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Bom dia Leandro, assim eu fico sem palavras, rsrsrs.
    Você resumiu bem o que é essa paixão pelos pombos, está no sangue, e a medida que o dia a dia nos permite, a gente vai compartilhando as alegrias e tristezas que vivemos como experiência de vida.

  7. Avatar de Neusa Santos Carvalho
    Neusa Santos Carvalho

    Bom dia! Por favor preciso de ajuda para devolver um pombo.
    Acho que está com a asa machucada,desde do dia 3 de setembro.
    O que faço, está preso ,estou cuidando, mas está em uma gaiola pequena.
    Estou com muita dó….tem como entregar para alguém em mãos.
    Temo em solta-lo e não conseguir voltar.

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Neusa, obrigado pelo contato.
    Em qual cidade você está? Posso tentar encontrar algum criador próximo a você!

Deixe uma resposta