A Campanha do Ano Seguinte

10 jun, 2015 por

A Campanha do Ano Seguinte

Entramos no mês de junho e os campeonatos deste ano ainda mal começaram, mas quem pretende voar no ano que vem, já deve estar trabalhando os reprodutores para começar a tirar filhotes. Na verdade à esta altura os primeiros casais já devem estar se preparando para o acasalamento. Pois é enquanto tem muita gente só preocupada com as corridas, os criadores mais experientes já estão também preocupados com os reprodutores. Então cuidado para não ser pego de surpresa, e ficar atrasado quando for pensar em tirar filhotes.

 

Eu já expliquei sobre este tema em “Qual a melhor época para tirar filhotes”, assim como disponibilizei duas tabelas “Quadro de Filhotes 2015” e o “Quadro de Filhotes 2016” com todas as datas possíveis, portanto não vou falar aqui de novo, entre no link deste artigo aqui para saber mais.

 

Neste artigo estou disponibilizando uma planilha do Excel para facilitar ainda mais a sua escolha para qual data é mais interessante tirar os filhotes.

 

Para isso preparei um pequeno tutorial para que você possa tirar o máximo dos seus pombos na época certa.

 

Baixe a planilha aqui.

 

downloadClique no botão para baixar a planilha, escolha o local para baixar e assim que ela estiver instalada clique para abrir. Com a planilha aberta, escolha o dia que os filhotes devem ter terminado a muda e estarem prontos para as corridas, selecione então o dia o mês e o ano, um de cada vez, ao lado irá aparecer a data escolhida para você confirmar se está correta. Automaticamente as datas para juntar os casais, a data das posturas dos ovos, a data do nascimento dos borrachos e a data que a muda de filhote vai começar aparecerão na planilha, se você quiser saber mais sobre a muda dos filhotes clique aqui.
 
Quando tira filhotes
 
Obs.: se por acaso você escolher uma data que não exista, por exemplo 31 de fevereiro de 2016, o programa irá corrigir automaticamente para 3 de março de 2016, então sempre verifique ao lado para saber se a data está correta.

 

Baixe a planilha aqui.
 
download
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Deixe uma resposta