Homing pigeon

Encontrei um Pombo Anilhado! O que Eu Faço?

No mundo inteiro, milhares de pombos são soltos longe de seus respectivos pombais, com o intuito que possam retornar para suas casas, isso significa dizer que em algum lugar, existe alguém esperando que este pombo retorne.

 

Muita coisa pode acontecer durante este percurso, e invariavelmente muitos pombos acabam parando no meio do caminho, seja para descansar, abeberar, ou até mesmo para esperar a chuva passar. Cabe a nós, ao sermos visitados por estas aves, cuidarmos para que consigam completar seu percurso.

 

Se um pombo está anilhado, significa que ele pertence a um dono, infelizmente, ainda não existe um cadastro geral onde possamos descobrir a sua origem diretamente, mas graças as novas tecnologias da informação, já temos conseguido devolver muitos pombos aos seus legítimos pombais.

 

Sob razões adversas, alguns pombos saem de sua rota, na maioria das vezes temporariamente, mas logo tomam o rumo de casa. Uns vão parar em outros pombais, outros procuram abrigo em galinheiros, tem aqueles que vão parar em navios e plataformas em alto mar, e também tem aqueles que vão parar em locais onde não há nenhum pombo sequer, e a grande maioria das pessoas, não sabe o que fazer ao ser agraciado com a presença de tão ilustre visitante.

 

Um Pombo-Correio que foi solto longe de casa, em condições normais, tentará sempre retornar para seu local de origem, o que ele consegue fazer sem grandes dificuldades, entre o nascer e o pôr do sol de um mesmo dia. Mas se ele for solto a distancias superiores a 900 km, se houver chuvas fortes no meio do caminho, ou se o sol estiver muito forte, se ele for atacado por um falcão, ou algum outro motivo que dificulte o seu retorno, ele precisará fazer uma escala em algum lugar, e isso pode acontecer na sua casa.

 

Se você foi o felizardo de receber a visita de uma destas aves, não se desespere, normalmente eles não precisam de muito para poder continuar sua viagem de volta, na maioria das vezes basta um pouco de água e meia hora para descansar, e logo tomam o rumo de casa novamente, algumas vezes podem precisar de um pouco de comida e qualquer semente crua que tivermos em casa, como milho arroz, ervilha, lentilha, feijão, soja, amendoim, etc. podem servir para ajudar a recuperar suas energias.

 

Estas aves são dóceis, e se aproximam com facilidade de quem lhes ofereça um pouco de água ou comida, principalmente quando estão perdidos, pois se habituaram a depender dos seres humanos para suas necessidades mais básicas, então qualquer pessoa consegue se aproximar sem dificuldades de um pombo extraviado que esteja debilitado.

 
COMO PROCEDER

Alguns precisam apenas de um pouco de água, para matar a sede em um dia quente, e rapidamente pegam o rumo de casa, mas outros podem precisar de um pouco mais.

 

 

Ilustre Visitante
Um visitante recebendo água e comida no fim da tarde
Foto: Carly

Se o pombo chegar em sua casa na parte da manhã, ou no início da tarde, de um sábado ou domingo, provavelmente estará participando de alguma prova, e cada segundo, conta para que ele ainda consiga chegar à frente de seus concorrentes e marcar alguns pontinhos no campeonato. Basta lhe oferecer água e comida, que logo estará reanimado para retomar a tarefa de voltar para casa quase no mesmo instante, como podemos ver no vídeo acima. Alguns podem querer descansar um pouco antes de retomar o caminho de volta, mas isso não deve levar mais que trinta minutos. Não é necessário prender a ave, basta alimentá-la e deixar que ela mesma escolha o local para descansar.

 

Enfim em casa
E na manhã seguinte já no pombal.
Foto: Jeffinho

Mas se o pombo chegar à tardinha, pode ser aconselhável mantê-lo sob guarda em um local seguro, para que possa ser solto logo nas primeiras horas da manhã seguinte.

 

Ao clarear o dia, precisamos apenas esperar que o sol comece a produzir as primeiras sombras nítidas no chão para soltá-los, eles precisam desta referência para que possam reconhecer o caminho de casa com mais facilidade.

 

Mas se por acaso um pombo chegar em sua casa em um dia chuvoso, daqueles em que a chuva parece que nunca vai acabar, você deve mantê-lo sob guarda, até que as condições do tempo melhorem, os pombos até voam debaixo de chuva, mas a impermeabilidade das suas penas não permite uma viagem longa.

 

Caso ainda estejam muito longe de casa, como acontece na maioria das provas, a sua tenacidade em retornar, o fará enfrentar a chuva, o que poderá leva-lo à morte, então espere até que pelo menos os primeiros raios de sol consigam atravessar as espessas nuvens.

 

Os raios de sol, depois de uma chuva prolongada, parecem promover uma carga de energia a mais para os pombos, assim como acontece com o “Superman” das estórias em quadrinhos, e eles conseguem voltar para casa com extrema facilidade e rapidez, então nestes casos o melhor a fazer será acomodá-lo em algum local. Se você não tiver um lugar apropriado, pode improvisar uma caixa de papelão que tenha pelo menos 40 cm x 30 cm com 25 cm de altura, faça algumas aberturas laterais e forre o fundo com jornal, para conter as fezes, assim eles podem ficar bem acomodados até amanhecer o dia, pois os Pombos-Correio já estão habituados a descansar em confinamento.

 

.É importante lembrar que: se foi necessário prender o pombo para soltá-lo em melhores condições, o ideal é que a soltura seja realizada sempre pela manhã, de preferência antes das 9:00 horas, este é o horário no qual os pombos conseguem explorar suas melhores aptidões para conseguir voltar para casa.

 

Agora, se o pombo estiver muito debilitado, ou machucado, não é conveniente tentar soltá-lo, neste caso você pode tentar encontrar seu dono ou um representante de alguma coletividade na sua região, a anilha que ele carrega em sua pata, traz uma série alfanumérica que permite identificar sua origem, geralmente estão descritos o país de origem, a Federação a qual pertence, o ano de nascimento e uma série numérica não repetida, aqui abaixo temos o exemplo de uma anilha oficial da FCB para este ano de 2017, onde BR significa que a ave é de origem brasileira, FCB Federação Columbófila Brasileira, 2017 o ano de nascimento e o número 439408 que identifica a ave.

 

Anilha FCBNo Brasil nós temos o grupo “Achados e Perdidos” no Facebook que você pode anunciar o pombo encontrado, ou tentar encontrar algum representante próximo a você no site Oficial da Federação Columbófila Brasileira.

 

Se você já é um criador e algum pombo foi parar em seu pombal, não o solte junto com os seus. Logo pela manhã bem cedo, antes de soltar os seus pombos, solte o pombo extraviado, e espere que ele consiga encontrar o seu caminho, espere pelo menos 15 minutos, depois de tê-lo perdido de vista, antes que possa soltar seus pombos, normalmente depois de terem passado uma noite, logo pegam o rumo de casa.

 

Lembre-se que em algum lugar, um criador ou mesmo uma criança está esperando ansiosamente o retorno deste pombo que procurou abrigo com você, e é sua responsabilidade promover todos os meios necessários para que esta ave possa retornar ao seu dono. Este pombo pode ter deixado seu companheiro, ou companheira, ou até mesmo seu ninho com seus filhotes.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Comentários

227 respostas para “Encontrei um Pombo Anilhado! O que Eu Faço?”

  1. Avatar de Juliana Prata
    Juliana Prata

    Um pombo correio apareceu na minha casa – Vila isabel, Rio de Janeiro – e está há mais de 4 horas aqui! Aparentemente está bem, sem nenhum ferimento…já alimentei e ofereci água, mas ele ainda não partiu! Não sei o q fazer!

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Juliana, estamos em período de campeonatos pelo Brasil afora, e houveram várias soltas neste final de semana, algumas no sábado e outras no domingo.
    Pode ser que ele seja de algum desses criadores, pode ser que ele decida dormir por aí e espere até pela manhã para poder retornar, pois já está um pouco tarde e eles preferem tentar retornar pela parte da manhã.
    Mas como você está próximo a um grande porto, que recebe navios de outros países, pode ser que ele tenha vindo de fora em algum deles. Se pela manhã ele tentar seguir o rumo de casa e retornar depois de algumas horas, muito provavelmente ele veio de longe, e caso perceba que não consegue regressar para casa, ele volta para o último ponto onde conseguiu comida e água, caso isso aconteça me avise que eu te explico o que fazer ok.
    Obrigado por avisar!

  3. Avatar de Luiz Fernandes de Araujo Filho
    Luiz Fernandes de Araujo Filho

    Boa tarde uma pomba anilhada chegou ontem a tarde e passou a noite, dei alimento ela dormiu a noite toda mas até agora ela não foi embora.Devo espera mais ou como devo proceder para encontra o dono.

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Luiz Fernandes, se ela chegou aí somente na terça-feira, ela pode estar um pouco desgastada. Você observou se enquanto ela descansava mantinha suas penas eriçadas? Se sim, ela ainda não se restabeleceu o suficiente e pode precisar um pouco mais de tempo, dois ou três dias no máximo.
    Para conseguir encontrar o criador desta ave você vai precisar do número de série da anilha que está em sua pata e divulgar no grupo ACHADOS E PERDIDOS no Facebook neste link https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH

  5. Avatar de Luiz Fernandes de Araujo Filho
    Luiz Fernandes de Araujo Filho

    Ela está a uma semana e ainda não foi embora e não consigo pega-la, ajeitei um cantinho para ela dormir e ela se afastou com medo da gente pegar mas vem se alimentar e beber água todo dia.Então tá difícil de pegar para ver o número.Acho que ela não quer voltar…rsrss

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    É, as vezes isso acontece, ela pode estar muito longe de casa, ou não conseguiu juntar forças suficientes para retornar.
    Eles são assim mesmo, confiam desconfiando, eles aceitam bem a nossa presença, mas não gostam de serem pegos nas mãos!

  7. Avatar de Ana Milca
    Ana Milca

    hoje pela manhã uma pomba anilhada apareceu aqui em casa minha avó já deu água e comida ele está aqui desde então. ele é bem gordinho e bem cuidado se anoitecer e não for embora o que eu faço?

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ana Milca, desculpe, só vi sua mensagem hoje.
    Espero que a pomba tenha conseguido retornar, pois ela consegue se ajeitar sozinha para passar a noite, caso tenha sido necessário.
    O mais importante são a água, a comida e o descanso, fundamentais para que ela possa recuperar as energias!

  9. Avatar de Kizza
    Kizza

    Olá! Uma pomba anilhada parou em cima do carro e ficou durante algumas horas, como tinha gato e coruja por perto, a peguei e levei pra casa. Ofereci água e grãos mas ela não comeu. Pela manhã devo apenas abrir a janela e deixá-la ir?

  10. Avatar de Wallace rodriguez
    Wallace rodriguez

    Encontrei um pombo anilhado mas nao quer ir embora. Ja dei comida mas ele so fica aqui no quintal, estou com medo dos gatos daqui pegarem ele.

  11. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Kizza, pela sua descrição, me parece que a pomba está bem abatida e mesmo que você abra a janela, pode ser que ela decida ficar por mais algum tempo até se recuperar, pois ela não deverá tentar retornar enquanto não conseguir pelo menos beber um pouco de água.

  12. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Realmente Wallace, gatos podem pegar um pombo debilitado com certa facilidade, se você puder mantê-lo em um local protegido até que se restabeleça, você pode fazê-lo, se não infelizmente ele terá de contar com a própria sorte.
    Alguns pombos demoram um pouco mais até recobrar o ímpeto de voltar para casa, mas invariavelmente em algum momento ele faz isso.

  13. Avatar de Maria Izabela Pinho Peixe
    Maria Izabela Pinho Peixe

    Apareceu um pombo correio na minha casa, possui uma anilha vermelha em um pé e anilha azul em outro. Está aqui há uns 10 dias. Está saudável, não está machucado.

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Maria Izabela, já tem dez dias e ele ainda não foi embora… Pode ser que ele esteja muito longe de casa e não está conseguindo voltar.
    Você já percebeu se quando ele sai para voar, tenta ganhar altura e some por algumas horas, ou até mesmo pelo dia inteiro, retornando a tardinha? Se isso já ocorreu ele pode ter tentado voltar e não conseguiu ainda, mas assim que se sentir mais confiante ele deve partir, ou então procurar algum outro grupo de pombos na redondeza.

  15. Avatar de Maria Izabela Pinho Peixe
    Maria Izabela Pinho Peixe

    Ele não sai não, tenho colocado ração de passarinho ele vem comer, mas não se aproxima muito. Gosta de comer da nossa Horta também. Ele voa sempre perto, não vai longe da casa. Passa o dia todo por aqui, só não o vejo a noite, acredito que busque refúgio. Tem alguma forma que possamos auxilia-lo?

  16. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Hummm… ele parece ter perdido (pelo menos temporariamente) o ímpeto de retornar, ele pode estar ferido, doente, ou alguma outra coisa, uma simples infecção por Salmonella, que é facilmente encontrada em ambiente urbano, pode afetar a articulação do cotovelo dessas aves, e nestes casos, eles simplesmente não conseguem retornar mais.
    Você relatou que ele tem duas anilhas, se a azul tiver um “clip” e não apresentar nenhuma inscrição, este deverá ser o “chip” que é reconhecido pelo sistema de identificação do proprietário, neste caso se a vermelha for como a que aparece neste artigo é ela que tem as informações que podem ajudar a identificar o proprietário, se você conseguir visualizar a numeração, poderemos identificar a sua origem.

  17. Avatar de Luciano
    Luciano

    Ola hoje de tardezinha apareceu um pombo com uma anilha na pata e a assa dele esta como se estivesse cortado coloquei agua e comida pra ele e arroz o que devo fazer sou de correntina bahia

  18. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Luciano, com a asa ferida dificilmente ele conseguirá retornar, você pode divulgar a anilha no grupo “ACHADOS E PERDIDOS” do Facebook neste link: https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    Ou então procurar algum criador mais próximo através do site oficial da Federação Brasileira neste link: http://www.fcb.org.br/socios.php

  19. Avatar de Fabio Schunck
    Fabio Schunck

    Olá Márcio

    Domingo encontrei um pombo anilhado morrendo afogado aqui na represa do Guarapiranga, cidade de SP, resgatei e cuidei dele. A ave se recuperou bem, comeu normalmente. Entrei no site da Federação Columbófila Brasileira e mandei uma mensagem com o número da anilha no mesmo dia, mas até hoje ninguém me respondeu, cheguei a mandar uma nova mensagem e nada. Entrei em contato com a Federação Paulista por e-mail e a mensagem voltou. Não achei nenhum telefone, nenhum sistema de comunicação rápida.

    Queria saber o que fazer, se poderia soltar, se era melhor enviar ao dono, etc. Mas infelizmente os sites existentes, principalmente o da Federação é totalmente ineficiente quanto a este tipo de informação, quanto a informar rapidamente a pessoa sobre o que fazer, ainda mais se tratando de aves de competição, que precisam voltar logo para suas casas. Achei lamentável.

    Agora, lendo estas postagens sei o que fazer. Amanhã cedo vou ver se ela vai embora sozinha.

    Att,

    Fabio Schunck

  20. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Fábio, obrigado por entrar em contato, até mesmo entre nós nos grupos de whatsApp não conseguimos encontrar os proprietários de todos os pombos encontrados, mas continuamos tentando.
    Mas a melhor forma é esta mesmo, felizmente o próprio pombo sabe encontrar o seu caminho de volta, fico feliz que tenha conseguido te orientar através desta postagem, ela tem tirado muitas dúvidas mesmo de criadores experientes.

  21. Avatar de Jaqueline
    Jaqueline

    Apareceu um pombo correio aqui em casa pirapora mg o gato quase pega ele dei água mas ainda não foi embora tentou voar mas está com dificuldade, aparentemente não está ferido

  22. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Jaqueline, pela sua descrição ele parece estar bastante abatido e neste caso uma recuperação poderia ser lenta, se não tiver como cuidar dele o ideal seria tentar encontrar algum criador perto de você que possa assumir esta responsabilidade.
    Você pode tentar encontrar algum no site da Federação Brasileira no link http://www.fcb.org.br/socios.php.
    Neste link vai aparecer uma página de busca, em “TIPO” você escolhe “Estado” e em “FILTRO” você coloca seu estado “MG” que irá aparecer uma lista de todos os criadores, na última coluna aparece a cidade que ele mora, procure alguma mais próximo de você, como Montes Claros e depois clica em detalhes que deve aparecer o telefone de contato do criador.
    Eu não encontrei nenhum criador na sua cidade, mas conheço pelo menos um em Montes Claros que fica cerca de 160 km de onde você mora.

  23. Avatar de Natalia Rosa
    Natalia Rosa

    Hoje a tarde recebemos a visita de um! Foi uma boa surpresa 🙂
    Dei água, arroz e farelo de pão, vi ele tomando a água.
    Está descansando na varanda agora. O artigo é ótimo, não saberia o que fazer se nao encontrasse essas informações aqui. Muito obrigada! Não tentei ler o código na anilha, não quero incomodá-lo, se ele não for embora, tento descobrir.

  24. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado Natália, ficamos agradecidos duplamente, pelo elogio e pela atitude, espero que ele já tenha conseguido tomar o rumo de casa, mais uma vez obrigado!

  25. Avatar de Karla
    Karla

    Olá. A cor da anilha diz alguma coisa? Hj apareceu um aqui. Anilha verde. Demos água e fruta. Ele já se foi.

  26. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Karla.
    Sim, a cor ajuda a indicar o ano de nascimento do pombo, por exemplo, em 2017 eram vermelhas, em 2018 verdes e agora em 2019 amarelas, então podemos supor que o pombo que esteve em sua residência tenha nascido no ano passado.

  27. Avatar de Bruna
    Bruna

    Oi também recebemos um pombo por aqui ele tem tipo argolinhas nas patinhas e um número. Demos comida e ele continua por as árvores só desse para comer.

  28. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Bruna, me desculpe, eu saí ontem do Blog e pensei que a sua pergunta tinha sido que tinha acabado de responder para outro leitor.
    A reação que ele apresenta, aparenta estar se recuperando ainda antes de tentar retornar.
    Obrigado pela colaboração!

  29. Avatar de Gutemberg
    Gutemberg

    Oi apareceu em minha casa um pombo com anilhas verde e amarela a mais de um mês, aí lado da minha casa minha vizinha cria galinha. Será que foi isso que fez ele para por aqui?

  30. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gutemberg, possivelmente foi isso mesmo, eles aprendem rápido que onde há galinhas eles podem conseguir alimento com mais facilidade.
    Outra possibilidade seria a construção da sua casa ser semelhante ao pombal de onde ele veio.

  31. Avatar de thatiana
    thatiana

    Bom dia,
    Ha uma semana apareceu um pombo aqui em Guarapari, ele possui anilha vermelha e azul, alimentamos ele, mais ele esta aqui ainda, pelo visto ele nao quer ir embora.

  32. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Thatiana, obrigado pela colaboração. No dia 13 de julho foram soltos vários pombos em São Mateus aí no Espírito Santo com destino a Campos dos Goitacazes no Rio de Janeiro, é bem provável que este pombo que apareceu aí seja um desgarrado deste bando.
    Esta última semana o tempo esteve frio, com tempo nublado e períodos de chuva, isso dificulta um pouco pombo que tenha se perdido a retornar para o seu pombal, com o tempo melhorando e a temperatura aumentando é bem provável que ele consiga voltar logo.

  33. Avatar de Alex
    Alex

    Esses dias chegou um pombo aqui em casa com a ASA machucada idt: FCB BR 2018 8015376.

  34. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Alex, estou colocando lá no grupo para tentar localizar o proprietário, obrigado!!

  35. Avatar de Andrelina Natalia Batista Gouveia
    Andrelina Natalia Batista Gouveia

    Chegou um pombo correio aq na minha casa ,o q faço? A anilha é BR 2018 8014208

  36. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Andrelina, se ele só apareceu hoje, deve estar bem cansado e não deve conseguir voltar para seu pombal logo.
    O que precisa fazer é muito simples, basta deixar água em uma pequena vasilha à disposição e se quiser dar alguma coisa para ele comer, dê preferência para sementes secas, como milho, ervilha, lentilha, soja, arroz cru, amendoim, alpiste, etc, não precisa dar todas, pode escolher apenas uma ou duas que sejam mais fácil para você conseguir.
    Não precisa deixar a água e a comida à disposição o tempo todo, pode ser de duas a três vezes no máximo, para não atrair outros pombos de rua.

  37. Avatar de Moises
    Moises

    Boa tarde, chegou um pombo anilhado hoje dia 3/9/19mais ou menos as 15 hrs aqui no Bairro São Gabriel em BH-MG, o que está escrito é o seguinte BR FCB 2016 520107. Parece cansado e sem nenhum ferimento aparente, ele estava cansado, demos água, ele bebeu,demos milho mas não comeu nada.Eu posso coloca-lo em uma gaiola, pq aqui em casa tem 6 gatos, 10 caes e umas 40 galinhas, ai fica difícil deixar ele solto enquanto se recupera.
    Ja mandei um email pra FCB, espero a resposta e pedi solicitação pra entrar no grupo de facebook indicado no site

  38. Avatar de Moises
    Moises

    Eu posso coloca-lo em uma gaiola?

  39. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Moisés, pode colocá-lo em uma gaiola sim, naturalmente ele deve estar bem leve e com as penas eriçadas, é normal nestas circunstâncias ele recusar alimentos sólidos e dar preferência pela água, se pela manhã ele aparentar estar mais animado ele deve se alimentar, então pode soltá-lo que ele vai tentar retornar para seu pombal, mas se ainda continuar com as penas eriçadas, pode ser interessante deixar ele se recuperar por mais um dia.
    Muito obrigado.

  40. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Pode sim Moisés!

  41. Avatar de Maria Carolina
    Maria Carolina

    Boa noite, há um mês atrás minha vizinha me entregou um pombo correio todo machucado, asa aparentemente quebrada e perna da anilha mancando, estava com diarréia verde e bem magro, ficou com ela durante 6 dias. Estamos alimentando com grãos secos de arroz, lentilha, quirera, ela come os grãos das calopsitas que caem para fora do viveiro e todos os dias ganha couve picadinha. Ela quer ir embora porém tenho medo de não estar bem recuperada para grandes vôos, caso seja o caso… entrei em contato com dois criadores de Curitiba porém sem êxito.

  42. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Boa Noite Maria Carolina, primeiramente gostaria de agradecer pelo empenho e dedicação com a pombinha, muito obrigado em nome de cada criador que tem a alegria de receber de volta alguma ave que tenha se perdido, graças a pessoas como você e sua vizinha!
    Se for possível me envie o número da anilha para o meu e-mail marcio-coelho@cedae.com.br, vou tentar encontrar o proprietário para você.

  43. Avatar de Thiago Araújo de paula
    Thiago Araújo de paula

    Encontrado pombo anilha 273989 tel 31 998676573 thiago

  44. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Thiago, posso divulgar seu número no grupo de WhatsApp de Minas?

  45. Avatar de Cristiba
    Cristiba

    Hj pela manhã no meu quintal apareceu um pombo com uma anilhA amarela no pé com o número 9011764FCB BR 2019Em nossa senhora do socorro /piabeta /sergipe

  46. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cristina, obrigado por informar.
    Neste período do ano normalmente não há corridas de pombos, pode ser de algum criador treinando seus filhotes do ano passado, ou algum Columbódromo realizado pela sua região, normalmente após se alimentarem ou abeberarem eles tomam o rumo de casa normalmente, mas caso ele continue por aí pode entrar em contato para ter mais orientações. Mais uma vez obrigado.

  47. Avatar de Michelle Ferreira
    Michelle Ferreira

    Boa tarde, acabei de encontrar um pombo branco na minha cozinha com uma argolinha em uma das patas, acabei colocando migalhas de pão e água para ele, não sei se ele vai aceitar, seria este procedimento mesmo?

  48. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Michelle, se ele estiver com fome pode comer as migalhas de pão sim.
    O básico mesmo é o milho, este qualquer pombo aceita sem cerimônias.
    Mas já está de bom tamanho, o mais importante mesmo é a água.
    Muito Obrigado!

  49. Avatar de Sunamita
    Sunamita

    Apareceu um pombo na minha casa na cor roxa com cinza, e não vai embora já tem dois dias .Ele vai para outro lugar e volta o que fazer.

  50. Avatar de Sunamita Viana
    Sunamita Viana

    Boa tarde! Apareceu um pombo aqui com números na perna faz dois dias, ele vai para outro lugar e volta o que fazer

  51. Avatar de Maria Emília
    Maria Emília

    Oii boa tarde! Apareceu aqui no meu Apto, na sala de jantar um pombo com 2 anilhas azuis, uma em casa pé, dei água, arroz cru, ele comeu e está na minha sala, abri os vidros, mas ele continua aqui e não tem medo de mim. Vou aguardar e ver se ele vai embora

  52. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Sunamita, as vezes é normal isso acontecer quando o pombo está perdido há algum tempo. O que me parece é que ele está tentando encontrar o caminho de volta, mas pode não ter recuperado as forças ainda.
    Se puder dê água e milho, mas apenas o suficiente para ele comer e beber, não deixe água nem comida à vontade para não atrair outros pombos, normalmente os pombos-correio são alimentados duas vezes ao dia, mas uma vez já é o suficiente.

  53. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Maria Emília, muito obrigado pela ajuda.
    Os pombos-correio são mesmo muito mansos e muitos estão acostumados a vir na mão do seu tratador.
    Esse tempo que ele fica parado é para conseguir recuperar as energias e assim que se encontrar confiante novamente ele tentará buscar o caminho de volta.

  54. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Sunamita, veja a resposta na outra pergunta que você fez, obrigado.

  55. Avatar de Coutinho
    Coutinho

    Onde estou trabalhando, em um terreno com algumas casas, todo dia aparece alguns pombos, mas sempre aparece um com uma anilha dourada na perna, e ele aparentemente é um pombo bonito e saudável, e manso, mas não tentei alimenta-lo nem nada, já está lá a mais de 1 semana, amanha irei lá de novo, e com certeza estará lá, ele se alimenta com as comidas que as pessoas jogam lá no chão. Estava pensando em pega-lo e trazer pra casa pra cuidar, mas ai acredito que iria interferir a rota dele.

  56. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Coutinho, realmente tem coisas que deixam agente na dúvida.
    Tentar alimentá-lo junto com os outros pombos pode não ser uma boa ideia, mas se for por um curto período e não for criar problema com as pessoas no local pode ser uma opção, por que assim você permite que ele consiga retornar quando estiver pronto.
    Senão você até pode tentar pega-lo para cuidar, mas não deve deixar ele preso por mais que 3 dias para que ele não perca sua condição física.
    Boa sorte, caso tenha alguma dúvida pode perguntar.

  57. Avatar de Núbia Renhe
    Núbia Renhe

    Ontem recebi um pombo correio na minha casa, deixei ele passar a noite para que fosse embora de manhã. Ele foi, mas ao por do sol ele retornou. Não sei o que fazer

  58. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Núbia, naturalmente você conseguiu conquistar a confiança dele.
    Com certeza ele tentou retornar, mas não conseguiu, então voltou ao último local onde se sentiu seguro.
    Pode ser que ele esteja muito longe de casa e não tenha conseguido recuperar energia suficiente para retornar, mas ele vai continuar tentando, um punhado de milho e um pouco d’água antes de dormir pode ajudar.

  59. Avatar de Edevaldo Wasen
    Edevaldo Wasen

    boa noite…. encontrei um bombo machucado, levei para casa, deixe água e comida , não sei se comeu, esta em boa forma física, mais com contorcimento na cabeça e pescoço, quando peguei ele na rua , estava caminhando em círculos., ano de nascimento 2019, como consigo identificar o seu proprietário?

  60. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Edevaldo, boa noite, desculpe a demora em responder.
    Neste artigo que você leu tem dois links, um da Federação Brasileira e outro do achados e perdidos do Facebook.
    O site da Federação está momentaneamente fora do ar, em manutenção, você pode tentar pelo achados e perdidos no Face – https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    Pela sua descrição, este pombo parece estar acometido de bacteremia por Salmonelose, ou uma infecção viral e não deve conseguir se alimentar sozinho, pois parece estar com o sistema motor comprometido, muito grave para um pombo, mas nada que para se preocupar, apenas tenha o cuidado de lavar bem as mãos após manusear o pombo.
    Vírus de pombos não afetam humanos e no caso da Salmonela que pode ser gravíssimo para um pombo, pois pode provocar Paratifo, em humanos pode causar apenas uma gastrenterite, auto regulada em até 48 horas, você pode saber um pouco mais sobre a Salmonela neste link – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/05/salmonelose-2/

  61. Avatar de Edson rosa da silva
    Edson rosa da silva

    Encontrei um pombo anilhado,o que devo fazer?

  62. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Edson, Não tem muito mistério não, basta dar um pouco de água e se possível um pouco de milho, que ao recuperar as forças ele vai tentar retornar para seu pombal.
    Caso ainda tenha alguma dúvida, leia o tópico “COMO PROCEDER” no link que você acessou – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2017/04/27/encontrei-um-pombo-anilhado-o-que-eu-faco/

  63. Avatar de ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO
    ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO

    Boa-noite, tem um pombo-correio anilhado a umas 3 semanas na casa de um conhecido, ele voa durante o dia por algum período mas sempre volta, damos comida e água todos os dias…aparentemente ele está bem, porém sempre que ele sai acaba retornando! Mandei msg ao proprietário do grupo no Facebook de achados e perdidos aguardando um retorno!!! O pombo se encontra em Brasília – DF!!

  64. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Roberio, obrigado aí pelo apoio.
    Puxa, ele está demorando um pouco para conseguir voltar, pode ser que ele esteja muito longe de casa.
    Vamos aguardar para ver se conseguimos alguma resposta do grupo achados e perdidos. O site da Federação entrou em manutenção e ainda não retornou.

  65. Avatar de ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO
    ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO

    Noa tarde, ainda sem retorno, será que se eu passar o número da anilha vc consegue jogar no grupo pra ve se alguém responde?

  66. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Posso tentar Robério, vou ver se consigo algum contato de Brasília, eu usava sempre o site da Federação, mas como ele está fora do ar, vou ter que dar outro jeito.
    Me passa o número da anilha por favor.

  67. Avatar de ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO
    ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO

    Bom dia Márcio,

    Segue numeração da ANILHA… FCB 8019370.

    Desde já agradeço,

    Aguardo um retorno!

  68. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Sim Robério, assim que tiver alguma informação eu te aviso.
    Só mais uma coisa, me informa o ano da anilha, ou a cor dela, as séries se repetem ano a ano e a data ou a cor ajudam a identificar melhor o pombo.
    Desde já agradeço.

  69. Avatar de ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO
    ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO

    Bom dia,

    A anilha é da cor verde, e do ano 2018!!

    Att

  70. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ok, Robério, já enviei o número da anilha para o pessoal de Goiânia, Anápolis e região para ver se aparece o dono, mais uma vez obrigado.

  71. Avatar de Zilda Terezinha Corrêa
    Zilda Terezinha Corrêa

    Minha mãe encontrou um pombo, possivelmente atacado pó algum animal, ele estava com o papo rasgado, ela cuidou dele e ele já está melhor, está em Uberaba, como devemos proceder?

  72. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Zilda, muito obrigado pelos cuidados ao pombinho.
    Nesta condição dificilmente ele conseguirá retornar sozinho, neste caso você pode divulgar a anilha dele no grupo achados e perdidos no Facebook https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    Se você me passar o número da anilha e o ano, posso tentar encontrar seu dono nos grupos do WhatsApp também.

  73. Avatar de ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO
    ROBERIO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO FILHO

    Boa noite Márcio,

    Algum retorno nos grupos quanto ao pombo que encontramos??

    Att

  74. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Robério, até agora nada.
    Chegaram a cogitar que poderia ser de um criador de Goianésia, mas isso não se confirmou.

  75. Avatar de Valdirene
    Valdirene

    Olá
    Márcio Coelho
    Tem um pombo anilha na casa do meu namorado
    Aq em Bom Jesus do Amparo MG
    Já faz dois dias e ele ainda ñ quer retornar…
    Está sendo bem tratado com comida e água…dormindo dentro d casa…
    O q devemos fazer?Obgd

  76. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Valdirene, me parece que o tempo aí ainda está um pouco nublado e frio, isso dificulta um pouco mais ele conseguir retornar.
    A previsão indica que na segunda feira o tempo deve abrir e fazer um solzinho, se isto se confirmar é bem provável que ele consiga retornar amanhã.
    Muito obrigado pela colaboração.

  77. Avatar de JEANE DA SILVA SANTOS
    JEANE DA SILVA SANTOS

    Oi boa tarde acabou de aparecer um pombo com anilha azul e numeração oque devo fazer?

  78. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Jeane, boa tarde.
    Não é preciso muita coisa, se você puder colocar um pouco de água já será de grande ajuda, mas se conseguir um pouco de milho ou mesmo arroz cru vai ajudar mais ainda.
    Assim ele vai precisar apenas descansar um pouco para conseguir seguir viagem.

  79. Avatar de JEANE DA SILVA SANTOS
    JEANE DA SILVA SANTOS

    Ja coloquei agua e milho mais pela ano que estar na anilha já estar velhinho ele e de 2015
    Ele voa longe mais depois volta

  80. Avatar de JEANE DA SILVA SANTOS
    JEANE DA SILVA SANTOS

    Ja dei água e milho mais ela voa longe e já volta de novo
    E pelo ano que vi na anilha já é bem velhinho ele e de 2015

  81. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Jeane, muito obrigado pela colaboração.
    Olha, um Pombo-correio tem expectativa de vida entre 15 e 20 anos e o auge desportivo entre os 3 e 4 anos de idade, então eu iria supor que este pombo seria uma ave experiente.
    Pode ser que ele esteja muito longe de casa, ou ainda não conseguiu recuperar energia suficiente para voltar, mas pelo que você descreveu ele está tentando, assim que ele se sentir confiante novamente ele fará o caminho de volta, mais uma vez, obrigado pela ajuda.

  82. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Jeane, já respondi sua preocupação na pergunta anterior, muito obrigado pela ajuda.

  83. Avatar de AMANDA
    AMANDA

    Apareceu um pombo onde eu trabalho. Ele tem anilha e está com as asas cortadas, o que eu faço????

  84. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Olá, apareceu um pombo-correio aqui na minha casa em Januária/MG. Já tem alguns dias que ele está aqui e sempre que vai embora, ele volta. A anilha dele é vermelha FCB BR 2012 1142541. Não sei como devo proceder! Obrigada!

  85. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Estou com um pombo com anilha vermelha FCB BR 2012 nº 1142541. Ele já está a alguns dias na minha casa em Januária/MG e sempre que voa acaba voltando. Como devo proceder?

  86. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Amanda, você quis dizer as penas cortadas?
    Se for isso provavelmente alguém poderia estar tentando acostumar este pombo em algum lugar próximo ao seu trabalho, infelizmente ainda existem pessoas que se dizem criadores e cometem esta crueldade.
    Uma sugestão seria arrancar estas penas cortadas e esperar elas crescerem novamente, porém este processo iria perdurar por pouco mais de um mês, antes que este pombo tivesse condições de encontrar o seu caminho de volta para casa, e haveria necessidade de alguém cuidar dele neste período.
    Outra opção seria tentar encontrar seu dono pelo grupo Achados e Perdidos no Facebook https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH

  87. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Fernanda, me desculpe, eu não visualizei sua pergunta ontem.
    As vezes eles demoram um pouco para conseguir encontrar o caminho de volta, pode ser que ele esteja muito longe de casa, ou ainda não tenha conseguido se recuperar o suficiente para conseguir voltar, mas pela sua descrição ele ainda continua tentando.
    Você também pode tentar encontrar seu dono no grupo Achados e Perdidos no Facebook https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH.

  88. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Vou tentar localizar o dono nos grupos de WhatsApp pela numeração que você informou, se conseguir alguma coisa eu te aviso.

  89. Avatar de Antonio Eustaquio Teixeira da Silva
    Antonio Eustaquio Teixeira da Silva

    Bom dia.
    Apareceu em minha porta um pombo correio com anilha e observei que ele esta com a asa do lado direito um pouco levantada. Não tenho experiencia de como agir e nao quero solta-lo antes de saber o que fazer.

  90. Avatar de Antonio Eustaquio Teixeira da Silva
    Antonio Eustaquio Teixeira da Silva

    Esqueci de dizer que o numero da anilha é 7001116 BR FCB 2017. E o problema maior é que em minha casa há muitos gatos e cachorros.

  91. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Antônio, obrigado pelo contato.
    Você consegue perceber ele tem dificuldade em voar? Você consegue identificar se há algum ferimento nesta asa, ou algum caroço na parte de baixo da asa? Se houver, dificilmente este pombo conseguirá retornar.

  92. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Vou divulgar esta anilha nos grupos aqui para ver se consigo encontrar o Proprietário.
    Você também pode divulgar no grupo “Achados e Perdidos” no Facebook neste link https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH

  93. Avatar de Michelle
    Michelle

    Boa tarde, apareceu um pombo aqui na minha casa com anilha prata, aparentemente não está machucado, embaixo das asas dele é roxo tipo tinta,dei água e arroz mas ele não quis comer só bebeu bastante água, tá aqui umas 4h e não parece querer ir embora, deixa a gente chegar perto mas não tocar, tenho gatos bem caçadores, estamos trancados dentro de casa esperando nosso visitante ir embora mas não parece que ele quer ir não, moro em campos dos Goytacazes, como devo proceder se pela manhã ele não tiver ido? Obrigada pelas orientações

  94. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Michelle, me desculpe, só consegui ver sua mensagem hoje.
    Você mora no maior centro de criadores de pombos correio do Rio de Janeiro, esse roxo embaixo das asas é uma prática comum entre os criadores aí, geralmente isso é “Lepecid” um remédio utilizado para combater larvas de moscas, que funciona como repelente para piolhos em pombos.
    Pelo que você descreveu provavelmente seu visitante já deve ter partido, pois a necessidade inicial dele foi apenas de água, nestes casos geralmente ele descansa algumas horas e depois parte, geralmente pela manhã bem cedinho.
    Caso ele ainda permaneça aí, posso te passar o contato de alguns criadores aí em Campos, conheço alguns criadores que moram em Grarus e no IPS.

  95. Avatar de Dionei
    Dionei

    Encontrei uma carcaça com anilha 454977, FCB 2016 em Navegantes, SC, não encontrei forma de comunicar, ou, por curiosidade, saber de onde é.

  96. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Dionei, obrigado pelo contato.
    Ainda está difícil conseguir localizar o dono de algum pombo, por que não temos um cadastro nacional. Na verdade boa parte dos criadores prefere permanecer anônimo.
    Vou divulgar no grupo “Achados e Perdidos” para ver se conseguimos encontrar o criador, mais uma vez obrigado.

  97. Avatar de Evania Alves dos Santos de Carvalho
    Evania Alves dos Santos de Carvalho

    Olá apareceu um pombo na porta de casa com dias anilhas brancas e uma roxa no outro pé e c a asa quebrada , estou cuidando e quero encontrar o dono , estamos na divisa de Ibirité com bh

  98. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Evânia, Desculpe pela demora, o site ficou fora do ar por esses dias, mas graças a Deus estamos de volta.
    Então, você pode tentar encontrar o dono no grupo achados e perdidos no Facebook https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    Se não conseguir me envia o número da anilha para que eu possa tentar encontrar pelos grupos de WhatsApp.

  99. Avatar de Vanda
    Vanda

    Boa noite, hoje a tarde recebemos a visita de um branquinho ele tem uma anilha amarela e estava escrito:za 2008 wynland 1080.
    Dei semente de girassol e água ele se alimentou e agora está dormindo.

  100. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Vanda, este seu visitante parece estar bem longe de casa e dificilmente conseguirá retornar por conta própria.
    Wynland, ao que me parece, fica na África do Sul.
    Se for este o caso, seria necessário encontrar alguma associação séria de pombos correio próximo a você, que consiga encaminhar este pombo de volta para lá, mas o que geralmente acontece é ele ser adotado por algum criador local, devido as dificuldades em remetê-lo de volta.
    Caso contrário, também poderia procurar algum órgão do Meio Ambiente, porém o mais provável é que o responsável por este órgão efetue a soltura deste pombo em uma região próxima, e você logo descobriria que isso aconteceu por que este pombo voltaria a visitá-la novamente.
    Se tiver alguma dificuldade, pode entrar em contato por aqui de novo que eu tento te ajudar.

  101. Avatar de Angelica
    Angelica

    Estou com uma ponba com identificação aqui na minha casa, exatamente a dois dias, ela esta com umas das asas e patas machucadas , não consegue voar, preciso que alguem venha o mais rápido possível retirar ela daqui .

  102. Avatar de Alessandro José
    Alessandro José

    Boa tarde, encontrei na região do Barreiro, próximo a Vallourec, um pombo correio perdido e machucado. Está sob meus cuidados, mas moro em apartamento, isso dificulta um pouco. Ele possui duas anilhas:
    BRFCD20111030440
    BRFCD20131450223
    Aguardo retorno para saber como proceder.
    Meu contato é (31)33833453, esse é somente WhatsApp e
    o email é lojasalim1997@gmail.com
    Falar com Alessandro

  103. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Angélica.
    Desculpe, só vi sua mensagem agora, você mora onde?
    Entra em contato comigo pelo e-mail marcio-coelho@cedae.com.br

  104. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Alessandro, vou entrar em contato pelo seu e-mail.

  105. Avatar de Flavia
    Flavia

    Boa noite. Ontem por volta das 15 hs apareceu um pombo anilhado na minha construção, bairro cafundo , bueno brandao ,MG. NÃO CONSEGUI PEGAR A IDENTIFICACAO DAS ANILHAS. o que devo fazer.?

  106. Avatar de Victor Febronio
    Victor Febronio

    Hoje apareceu um pombo correio na minha casa no início da tarde já faz mais de 5h e ele não quis ir embora já alimentei ele mesmo assim não quis ir embora
    Em umas da pata número 91
    Na outra número FCB BR 0057713

  107. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Flávia, desculpe a demora, não estava conseguindo acessar os comentários desde quarta feira.
    Acredito que seu visitante já tenha conseguido retornar, caso ele ainda não tenha ido embora, você pode oferecer primeiramente água, e se conseguir um punhado de milho, ou arroz cru, assim que se recuperar ele vai tentar retornar sozinho.

  108. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Victor, desculpe a demora, não estava conseguindo acessar os comentários desde quarta feira.
    Imagino que ele já tenha conseguido partir. É normal ele se demorar um pouco mais, principalmente se o dia estiver muito quente e tiver passado um pouco do meio dia, geralmente pombos que tenham se perdido tentam retornar principalmente nas primeiras horas da manhã, quando o sol nasce forte depois de uma noite chuvosa.

  109. Avatar de Marcos
    Marcos

    Boa tarde a todos! Hj apareceu em minha casa, um pombo animado. BR FCB 2018 8183628 , só que verifiquei e ele parece doente, peito seco, estou com ele aqui, como hj é domingo, amanhã cedo vou comprar remédio para tentar salva – lo para posteriormente solta-lo. Caso o dono faça parte desse grupo fineza se pronunciar, fico no aguardo.

  110. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Marcos, vou divulgar no grupo achados e perdidos, se aparecer o dono eu te aviso. Obrigado.

  111. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Hoje a tarde o segurança da rua me pediu ajuda para abrigar um pombo anilhado, que ele resgatou pois os gatos da rua estavam querendo atacar ele… ele disse que o pombo vinha correndo e não voando. O número da anilha dele é BRFCB20177066902. Coloquei ele num viveiro que tenho sozinho com uma caixa de papelão dentro onde ele está acomodado dentro do Viveiro… coloquei água e quirela mas ele não aceitou nada, ele é muito manso deixa pegar na mão. Tentei achar o dono jogando o número da anilha na Internet mas sem sucesso. Se o dono estiver neste grupo meu watts é 11987258298. Deixei a porta do viveiro aberta mas ele nem se manifestou em sair … tenho medo de soltar ele amanhã e ele morrer atacado por outros animais.

  112. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Vanessa, muito obrigado pelo contato.
    Ele aparenta estar muito debilitado mesmo, e pode ser que demore um tempo até recuperar as forças.
    Vou divulgar aqui nos grupos de WhatsApp que faço parte para ver se consigo encontrar o dono.
    Infelizmente não temos conseguido sucesso em encontrar o lar de todos os pombos perdidos, apenas de alguns, mas ainda bem que eles conseguem fazer isso por si só quando estão em boas condições.

  113. Avatar de Carla
    Carla

    Achei um pombo com anilha 9169044

  114. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Carla, espero que esse pombinho já tenha conseguido retornar, conforme o contato com a Geise.

  115. Avatar de Eder Júnior Soares
    Eder Júnior Soares

    Sou de Belo Horizonte MG chegou um pombo anilha escrito Portugal 2020 – 201204. E outra anilha roxa.

  116. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Eder, acabei de chegar em casa aqui no Rio, estava aí em BH e acabei não acessando o site neste período.
    Este pombo pode ter sido importado para o Brasil e ter fugido do seu dono. vou divulgar aqui no grupo de WhatsApp aí de Minas para ver se agente consegue encontrar o dono. Vou colocar o seu e-mail como contato, ok.

  117. Avatar de Eder Júnior Soares
    Eder Júnior Soares

    Ok. Na verdade ele está parece com o dedo de trás quebrado de uma das patas quebrado. Estou mais precisamente na cidade de Pedro Leopoldo. 30km de BH.

  118. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ah tá, eu passei por Sabará e Caeté e no domingo estive no Mercado Central.
    Até agora ninguém se manifestou sobre o pombo, vamos aguardar mais um pouco.

  119. Avatar de jose alves macena
    jose alves macena

    Ola Marcio , chegou hoje aqui em Goiânia na minha chacara 07 07 2021 um pombo anilhado com BR FCB 2020 0046768 na anilhas

    Segue meu WhatsApp 62-99661-3084 – professor Macena
    macensolar@gmail.com

  120. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Professor Macena, só consegui ver sua mensagem agora, acho que as notificações estão desativadas, vou entrar em contato, obrigado.

  121. Avatar de José Luiz
    José Luiz

    Boa tarde!
    Apareceu um pombo aqui em Sales SP na terça feira e está por aqui ainda, ele tem 2 anilhas uma está escrito BR FBC 2018 8099073 e na outra verde está UCR2, estou alimentando ele, amanhã de manhã vou tentar soltar ele pra ver se ele vai embora

  122. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado José Luiz, agradecemos pela colaboração.

  123. Avatar de Tatiana Maximino Ferreira
    Tatiana Maximino Ferreira

    Boa tarde!
    Tem um pombo há dois aqui no meu trabalho. Tem duas anilhas. O que eu faço? Ligo para qual telefone?

  124. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Tatiana, nós aqui no Brasil ainda não temos um sistema que nos permita encontrar o criador com facilidade.
    Os Pombos-correio nesta época do ano chegam a ser soltos a distâncias superiores a 800 Quilômetros, e este seu visitante pode estar a meio caminho de casa ainda. Ele não precisa de muita coisa… um punhado de milho, um pouco de água e algumas horas de descanso, geralmente são suficientes para que consiga retomar o caminho de casa por conta própria, mas as vezes eles levam alguns dias para conseguir fazer isso, porém eles sempre continuam tentando encontrar o caminho de volta para casa, então estar em liberdade é requisito fundamental para que ele consiga fazer isso.
    Caso ele permaneça por mais tempo, seria necessário fazer a identificação da ave através de sua anilha e tentar encontrar seu dono pelo grupo de achados e perdidos no FaceBook, cujo link é este aqui: https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH

  125. Avatar de Natália
    Natália

    Boa Tarde,
    Apareceu um pombo no meu quintal com uma anilha verde (parecendo em metal) com a inscrição “TB 0814”.
    Já dei água e comida, mas ele não está conseguindo voar.

    Não consegui acessar esse grupo de achados e perdidos no facebook.

  126. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Natália, você consegue acomodar o pombinho até amanhecer?
    Se ele não conseguir pegar o rumo de casa, me avisa em qual cidade você está que eu posso encontrar algum contato perto de você.

  127. Avatar de Natalia
    Natalia

    Bom Dia, Marcio.
    Ele está aqui há 2 dias já. Acho que não está conseguindo voar mesmo.
    Moro em Belo Horizonte/MG.
    você tem o contato de alguém por aqui que possa saber o que fazer com ele:
    Obrigada

  128. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Boa noite Natália, vou colocar você em contato com a Helena Schmidt de BH que é Membro da Confederação Brasileira de Columbofilia.

  129. Avatar de Luiz Mario
    Luiz Mario

    Olá Márcio, aqui em minha casa apareceu um pombo correio com a anilha do ano de 2021, com os números BR FCB 1001167.Fazem 4 dias que ele apareceu, dei água e comida e nada dele ir embora já tentei achar dono dele e não consegui até agora. Não sei o que fazer.

  130. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Luiz Mário, obrigado pelo contato.
    Este seu visitante parece ser jovem, pois a anilha é deste ano ainda.
    Como são as penas do pescoço? São brilhosas, ou ainda são opacas? ou aparecem algumas penas brilhosas salteadas pelo pescoço?
    Se as penas do pescoço ainda não forem brilhosas, este pombinho ainda é muito jovem e pode estar completamente perdido e sem condições de conseguir retornar sozinho para casa.
    Você mora em que cidade/região? posso direcionar um contato de alguém perto de você para poder resgatar o pombinho?

  131. Avatar de Gleison
    Gleison

    Sou de Santa Quitéria no estado do Ceara, teria como me mandar o contato de alguém dessa região?

  132. Avatar de Gleison
    Gleison

    Pois estou com um pombo a mais de 4 dias !

  133. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gleisson, qual o seu DDD aí?
    Posso enviar seu e-mail para contato? Nos grupos de WhatsApp?

  134. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ok.

  135. Avatar de Gleison
    Gleison

    DDD 88, pode encaminhar meu e-mail sim!

  136. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ok Gleisson, vou tentar encontrar alguém aí por perto.

  137. Avatar de Camila
    Camila

    Olá, boa noite

    Estou com um pombo correio anilhado que apareceu em minha varanda desde ontem. Dei água e comida, porém ele não vai embora. Mandei e-mail para a Federação Columbófila Brasileira, mas sem sucesso não fizeram nenhum contato comigo. Compartilhei com minha corrente de amigos e vizinhos para me ajudarem também. Consegue me ajudar? Sou de São Paulo/SP, Zona Sul.

  138. Avatar de Camila
    Camila

    Olá! Tudo bem?

    Estou com um pombo anilhado. Já o alimentei, dei água, ele é manso, vem na mão, porém não vai embora. Não consigo encontrar o dono, a Federação Columbófila Brasileira não responde o e-mail. Sou de São Paulo/SP, Zona Sul. Pode me ajudar?

  139. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Camila, geralmente os pombos retornam por si só logo no mesmo dia, mas as vezes acontece deles demorarem um pouco mais.
    Você conseguiu verificar o número da anilha?, em caso positivo informe aqui que te ajudo a encontrar o dono, ou encontrar algum criador aí próximo a você.

  140. Avatar de Lucas do Prado
    Lucas do Prado

    Olá!

    Meu nome é Lucas, sou professor em uma escola que fica localizada em Itaipuaçu, no estado do Rio de Janeiro.

    Desde segunda feira (13/12/2021) um pombo anilhado tem ficado na escola. Ele parece bem cuidado e não se importa com a presença de pessoas.

    A anilha dele é verde e possui um QR Code que não conseguimos escanear.

    Essa anilha possui as letras CHN e os números : 1357065 – 2018/32

    Gostaríamos de ajudar o animal.

    Desde já agradeço,

    Att,

    Lucas Siqueira

  141. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Lucas, desculpe a demora, o fim de semana foi corrido e acabei não olhando o Blog.
    Itaipuaçú aqui em Maricá?
    Se esta anilha não tiver sido reaproveitada, você está com um visitante lá do outro lado do mundo, pois a sigla CHN é da China.
    Não é incomum receber visitantes de longe por aqui, pois muitas soltas são realizadas em alto mar e quando algum pombo não consegue encontrar o caminho de casa, aporta em algum navio e vai de carona para onde o navio for.
    Também não é incomum alguns criadores comprarem anilhas da china e colocarem em seus pombos, o que pode ser mais provável.
    Essas anilhas são difíceis de localizar o proprietário.
    Se o pombo for da nossa região, logo encontrará seu caminho de volta, mas se for realmente de tão longe, não conseguirá retornar sozinho e poderá tentar se estabelecer aí na escola ou algum lugar próximo.

  142. Avatar de Pedro Muniz
    Pedro Muniz

    Apareceu um pombo correio hoje aqui na minha casa com anilha 2021 anilha azul como faço para localizar o dono ?

  143. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Pedro, obrigado pelo contato.
    Você pode tentar encontrar o dono deste pombo nestes dois meios:
    https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    https://fcb.org.br/associacoes/

  144. Avatar de Flávia Reis
    Flávia Reis

    Olá, apareceu um pombo com anilha azul aqui no meu c9ndominio hoje, moro em Belo Horizonte. Saberia informar se houve algum campeonato por esses dias? Parece que ele esta machucado, com um sangramento na asa… infelizmente não consigo pega-lo para ver o número na anilha, pois ele está na varanda do vizinho…

  145. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Flávia, obrigado pelo contato.
    Nesta época não temos campeonatos em andamento, mas Belo Horizonte é um dos polos nacionais de criadores de Pombos-correio, então é provável que este pombo seja aí mesmo de BH que está impossibilitado de retornar ao seu pombal por conta do ferimento.
    Você pode tentar contato em:
    https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    https://fcb.org.br/associacoes/
    https://www.cbcolumbofilia.com.br/

  146. Avatar de Flávia Maria da Mata Reis
    Flávia Maria da Mata Reis

    Oi Marcio, obrigada pelo retorno. Tentei contato ontem com o cbc, pelo Instagram, já que não encontrei o contato de ninguém aqui em bh que eu pudesse falar diretamente. Desde ontem ele não come nada. Como ele esta machucado, eu e minha vizinha estamos considerando a possibilidade de leva-lo para o Cetas. Vc não teria o o contato de alguém aqui em bh q possui um pombal onde este rapazinho aqui poderia se reestabelecer? Ele está na chuva, fizemos um abrigo provisório, pois toda vez q tentamos pega-lo, ele voa curtas distâncias…. como esta machucado, tenho receio de ele voar para outro lugar e não conseguir se proteger do tempo ou de animais…

  147. Avatar de Flávia Maria da Mata Reis
    Flávia Maria da Mata Reis

    A página do Facebook que vc indicou aqui está indisponível….

  148. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Flávia, estou enviando para o seu e-mail o contato de um grupo de WhatsApp para pombos perdidos aí em BH.

  149. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Flávia, estranho, aqui eu consigo abrir normalmente.
    De qualquer forma, estou enviando outro contato direto para seu e-mail.

  150. Avatar de Leidi
    Leidi

    Olá boa tarde! Por curiosidade eu vim parar aqui, ao pesquisar sobre pombos com anilhas, pois recentemente eu me mudei e reparei que no quintal da minha casa tem um ninho de pombo e um deles tem aninhas um em cada pata. Acho que ele ficou tanto tempo longe de casa que montou até uma família para ele .

  151. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Leidi, realmente este fato é bem comum de acontecer.
    Aliás, a origem dos pombos urbanos “Columba livia forma urbana” provém do abandono das criações originais de pombos de várias raças, principalmente no pós guerra.

  152. Avatar de Barreto
    Barreto

    Boa tarde, encontrei um pombo anilhado morto com as iniciais BRCBC na garagem do meu predio, como descobrir quem era o dono dele?

  153. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Barreto, obrigado pelo contato.
    Este pombo era de algum membro da Confederação Brasileira de Columbofilia.
    https://www.cbcolumbofilia.com.br/
    No site da CBC tem um e-mail de contato e links para acessar suas redes sociais, para que você possa informar o pombo encontrado morto.

  154. Avatar de Darlla Magalhaes
    Darlla Magalhaes

    Olá, tem um pombo com anilha machucado aqui perto de casa, são joão del rei – MG
    BR CBC 1409021. Não sei o que fazer

  155. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Darlla, me desculpe, eu não estava enxergando sua mensagem.
    Você conseguiu ajudar o pombinho?

  156. Avatar de Eduarda Cameis Freda
    Eduarda Cameis Freda

    Olá!
    Ontem minha mãe encontrou um pombo em um salão de eventos aqui na cidade de Pelotas RS, o mesmo se chocou contra uma janela de vidro e esta com a asa machucada.
    Possui uma anilha prateada, como está assustado não tentei manusear o mesmo, dei alimentação e água e estou deixando descansar, pode se tratar de um pombo correio mesmo tendo somente uma anilha?

  157. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Eduarda.
    Sim é possível! Habitualmente, se anilha com muito mais frequência os pombos correio, por participarem de campeonatos.
    Mas existem criadores de outras raças que também gostam de anilhar seus pombos.

  158. Avatar de Érika Furtado

    Olá! Hoje de manhã um pombo correio bateu muito forte em uma das janelas da minha casa e se machucou um pouco. Pegamos e colocamos ele em um lugar seguro e pegamos o número da anilha só que não fazemos ideia de como encontrar o dono. Poderia me dar uma direção ?

  159. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Érika, por falta de um cadastro geral, ainda enfrentamos muita dificuldade em encontrar os donos de um pombinho, mas temos o grupo de achados e perdidos no Facebook: https://www.facebook.com/groups/pombosperdidosbrasil/?hc_ref=SEARCH
    Pela época em que estamos (longe do período de campeonatos), muito provavelmente este pombo deve ser de algum criador perto de você.
    Neste caso você pode tentar encontrar algum criador no site da Federação Columbófila Brasileira: https://fcb.org.br/associacoes/

  160. Avatar de Ailton Alves Cardoso
    Ailton Alves Cardoso

    Olá! Um pombo (não sei definir se macho ou fêmea) apareceu aqui em casa ha vários dias, com uma linha de pipa enrolada em uma das patinhas e já estava causando ferimento, então eu retirei e passei medicamento na pata dele e já está curado. Ele ficou bem mansinho com a gente pois sempre coloco milho moído e água para os passarinhos na cobertura da minha casa, assim acredito que ele tenha gostado da comido e água a vontade e resolveu ficar. A anílha dele é BR FCB 2013 1432251. Se alguém souber a origem. Obrigado. Ailton

  161. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ailton, obrigado pelo contato e o cuidado com o pombinho.
    Vou divulgar aqui nos grupos de achados e perdidos para ver consigo encontra seu dono.
    Mais hora menos hora ele mesmo deve procurar o caminho de casa quando se sentir confiante novamente.
    Mais uma vez obrigado.

  162. Avatar de Debora Sonzzini
    Debora Sonzzini

    Olá! Um pombo anilhado parou aqui em casa hoje por volta das 18h.
    Estava muito debilitado, sem conseguir se sustentar, mas sem ferimentos aparentes.
    Fezes bem verdes.
    Acolhemos. Colocamos em uma caixa grande de papelão, vazada.
    Demos água. Colocamos arroz.
    Pareceu não se recuperar.
    Por volta das 21h30 descobri informações na internet do que se tratava, pois nunca soubemos da existência desses pombos, nem vimos algum com anilha.
    Às 22h estava parado, debilitado. Levamos a caixa para ambiente seguro, fechado.
    Infelizmente faleceu há meia hora.
    Estávamos junto, não sabíamos mais o que fazer.
    Anilha BR, FCB 2021, 1140409
    Não sei se é possível localizar o dono.
    Peço orientação como proceder.
    Obrigada!

  163. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Débora, muito obrigado pelo contato, vou comunicar nos grupos aqui para tentar encontrar o dono.
    Uma pena o pombinho não ter resistido.
    Por conta do estado debilitado, as fezes verdes e a morte súbita, provavelmente pode ter sido vítima de uma Salmonelose, você pode saber mais sobre como esta doença afeta os pombos e o ser humano aqui neste artigo: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/05/salmonelose-2/

  164. Avatar de ThaísAraújo
    ThaísAraújo

    Olá. Bom dia! Trabalho em uma Agroveterinária em Bela Vista de Minas, no estado de Minas Gerais e, na terca feira, dia 28/06 um pombo correio apareceu aqui. Achamos esse blog e vimos que era necessario alimenta-lo e colocar agua pra ele, e solta-lo somente no outro dia pela manhã por ser mais fácil dele se localizar e assim o fizemos, na quarta dia 29/06. Porém hoje, dia 30/06 ele retornou para a loja e não consigo falar com ninguém da FCB. Queremos encontrar o dono dele porque ele está perdido, voltou para o mesmo lugar. O que devo fazer? Obrigada.

  165. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Thaís, obrigado pelos cuidados com o pombinho.
    Você fez tudo certinho, tanto que, quando o pombo não conseguiu encontrar o caminho de volta para casa, retornou para o último lugar onde se sentiu seguro.
    Infelizmente ainda não temos um cadastro nacional que nos permita encontrar o dono de um pombo, o jeito mais fácil é permitir que ele mesmo consiga encontrar o caminho de casa.
    Ele vai continuar tentando voltar para casa, amanhã cedo ele vai tentar retornar novamente, mas em algum momento ele vai conseguir isso.

  166. Avatar de José Augusto
    José Augusto

    Olá Marcio
    Nesta manhã aterrissou um deste pombos, eu acredito que seja um Trippler; Ele está com anilhas com as seguintes identificações:
    BR FCB 07 597062
    BR FCB 07 513131

  167. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá José Augusto, desculpe a demora em responder, testei positivo para COVID esta semana, mas já estou recuperado.
    Eu já ouvi falar dos Tippler, mas não tinha conhecimento de algum aqui no Brasil, eles são utilizados para competição de resistência.

  168. Avatar de Stella
    Stella

    Um pombo, apareceu aqui em casa por volta da 12:00… Então minha mãe o pegou e prendeu, pois tenho 3 gatos, ofereceu arroz, e ervilhas…Mais até agora ele não comeu e nem bebeu água.Ele aparenta está inchado..
    no momento ele está dormindo (ele é bem calmo, mais parece estar com medo e tem a identificação nas duas patinhas)

  169. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Stella, obrigado pelo contato.
    Inchado que você diz, seria… com as penas arrepiadas? Se for isso pode ser que esteja perdido já há algum tempo e pode demorar a se recuperar.

  170. Avatar de Nataly
    Nataly

    Olá bom dia ….tem pombo aqui na minha mercearia já tem uns três dias e ele não vai embora ..o que eu faço

  171. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Nataly, Obrigado pelo contato.
    Ele provavelmente está tentando juntar energias até se sentir confiante para conseguir retornar, mas em algum tempo ele vai conseguir fazer o regresso.

  172. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Olá bom dia
    Meu nome é Cláudio, no final da tarde deste domingo 11 de setembro, pousou um pombo anilhado aqui na área de minha casa…. o alimentei com alpiste, semente de girassol e disponibilizei água…a noite percebi que ainda permanecia aqui na residência e ao amanhecer desta segunda 12/11 continuava no telhado aqui da casa…consegui capturá-lo para identificar as anilhas: BR FCB 2020 0044862 (anilha transparente)
    0064 (anilha amarela)
    tem uma terceira anilha amarela com um espaço lateral preenchido com um dispositivo escuro (deduzo ser um chip localizador)….
    Que orientação o Sr. pode me dar…

  173. Avatar de Julio Cesar
    Julio Cesar

    Olá boa tarde, tem um pombo aqui na minha casa com uma anilha de vocês, ele parece estar com a asa machucada. estamos cuidando dele, mas não sei mais o que fazer. Pode me orientar?

  174. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cláudio, obrigado pelo contato e pelos cuidados ao pombinho.
    Esta terceira anilha na verdade é um chip identificador, para fazer o registro de chegada da ave no pombal de forma digital, semelhante quando se passa o código de barras de uma mercadoria no caixa do Supermercado.
    Estamos em época de corridas de grande distâncias, 600 a 800 Km, normalmente estas aves conseguem fazer este percurso no decorrer de um dia, se este pombo não perdeu a rota, já deve estar bem perto de casa, talvez 100 ou 200 Km e logo que se sentir seguro deve retomar o caminho de casa.
    Se o local for seguro, pode deixá-lo solto, pois ele tentará constantemente retornar.
    Mais uma vez muito obrigado.

  175. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Júlio César, obrigado pelo contato.
    Em que região você mora? Você pode tentar entrar em contato com algum criador na sua região que possa recolher a ave.

  176. Avatar de Carlos
    Carlos

    Meu marido achou esse pombo morto com anilha, pesquisarmos e achamos esse site . Temos foto, acreditamos que ele tenha batido na parede da pedreira.

    27 996908369

  177. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá, o Espírito Santo é rota de uma das regiões com maior número de criadores, que se localiza em Campos dos Goitacazes, no Estado do Rio de Janeiro, vou tentar colocar você em contato com o presidente de uma dessas associações para passar essas informações.

  178. Avatar de Tayssa Costa
    Tayssa Costa

    Boa tarde, sou de Linhares ES, achei uma pomba com anilha no meu trabalho, super dócil, deixou eu pegar e dar carinho, quase dorme. Porem não sabia o que fazer, ela esta na minha casa na gaiola, porque tenho cachorro e gato. Tem algum contato de criador daqui para mim entregar ?

  179. Avatar de Tayssa Costa
    Tayssa Costa

    Meu contato (XX) XXXXX-XXXX

  180. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Tayssa, obrigado pelo contato.
    Estou verificando nos meus contatos aqui e em breve te informo se há algum criador na sua região.

  181. Avatar de Eliane Santos de jesus
    Eliane Santos de jesus

    Oi bom dia sou a Liane no dia 27.09.2021 apareceu aqui em casa um pouco registrado com o nome BR FCB 2021 com a numeração 557 na perna esquerda estou procurando o dono dele se caso ele não for embora

  182. Avatar de Gustavo A B Rosa
    Gustavo A B Rosa

    Boa tarde. Estamos com um pombo em Itaúnas, Conceição da Barra, nordeste do ES. Numeração: 2020 0038467. Vamos tentar soltar amanhã de manhã pra ver se ele segue sua rota.

  183. Avatar de Tayssa Costa
    Tayssa Costa

    Soltei ela, e voltou para o mesmo lugar de novo

  184. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Liane, vou divulgar aqui nos grupos para tentar encontrar o proprietário do pombo.
    Mas pode continuar permitindo deixar o pombo solto que ele vai continuar tentando retornar por conta própria, muito obrigado.

  185. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gustavo, obrigado pelo cuidado com o pombo. Temos recebido muitos comunicados de pombos perdidos em várias cidades do Espirito Santo.
    Atualmente, pelo menos dois estados estão realizando provas nesta região, Rio de Janeiro e Bahia.

  186. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Tayssa, obrigado mais uma vez pelo cuidado com a pombinha.
    Não consegui localizar nenhum criador aí em Linhares, o mais perto que encontrei foi um em Vitória e outro em Guarapari.
    O mais indicado nesses casos é continuar permitindo que a pombinha tente encontrar seu caminho de volta por conta própria, pois os pombos correio conseguem voar grandes distâncias no decorrer de um dia.
    Eu mesmo, moro no norte do estado do Rio de Janeiro e soltava os pombos até Camacã, no norte da Bahia, cerca de 800 Quilômetros, de onde os pombos costumavam chegar por volta das 5 horas da tarde do mesmo dia, depois de serem soltos pela manhã.
    Inclusive em 1997, um pombo meu venceu a prova de Linhares pela primeira vez, eu conto essa história neste artigo http://comocriarpomboscorreio.com.br/2016/04/22/1997-um-sonho-realizado/

  187. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cláudio, Recebi a informação que este pombo pertence a dupla Chico Pontes & Dênio da Associação Baiana de Columbofilia.
    Até onde fiquei sabendo, ele ainda não teria conseguido retornar, sabe dizer se ele ainda continua por aí?

  188. Avatar de Francisco Bussular
    Francisco Bussular

    Foi encontrado aqui na cidade de Colatina -ES um pombo correio com anilha de numero: 9133967 = alguem pode fazer alguma coisa por este pombo?
    ligue para = 27-99927-0596 -Olmeris

  189. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Francisco, obrigado pelo contato.
    Criadores da Bahia e do Rio de Janeiro tem realizado soltas com frequência no Espirito Santo e tem me comunicado que verificam este site com frequência à procura de seus pombos perdidos, acredito que em breve receba alguma ligação.
    Lembramos sempre que o pombo se encontrando em bom estado, sem ferimentos, é perfeitamente capaz de conseguir retomar o caminho de casa sozinho no decorrer de um ou dois dias.

  190. Avatar de Felipe Tukuda
    Felipe Tukuda

    Boa Noite um Pombo anilado apareceu na Bahia do Sao Francisco em Campos Novos-SC, estava machucada quase morrendo, estou cuidando ja faz uma semana esta bem ja, mas nao encontrei o dono os números sao Br FCB 2020 – 0030213… Se conseguirem me ajudar a encontrar o dono ficarei grato

  191. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Felipe, obrigado pelo contato, vou divulgar nos grupos aí da região para tentar encontrar o proprietário.
    Muito obrigado pelo cuidado com o pombinho.

  192. Avatar de Felipe Tukuda
    Felipe Tukuda

    Boa noite estou cuida do dela ainda Meu telefone é 49988160083, estou dando milho é canjiquinha… Alguma sujestao?

  193. Avatar de Antonio
    Antonio

    Boa tarde. Agradeço e parabenizo este site pois foi através dele que pude saber o que fazer com o ilustre visitante que recebi ontem (17/10/2022) por volta das 17h quando um pombo anilhado (laranja bem desbotada – pé direito – não consegui ver inscrição). O detalhe é que moro no 4° andar num edifício no Campo Grande em Salvador/BA e o visitante pousou na janela buscando abrigo atrás do vidro da janela. Bem manso e tranquilo quando me aproximei buscou o chão. Para não estressa-lo deixei ele quieto. Li aqui o que fazer e dei milho e água. Hoje pela manhã (06:40) já havia ido embora tendo comido umas 2 a 3 colheres de sopa do milho e uns 20ml de água. Espero que chegue bem ao seu destino já que hoje não retornou.

  194. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Felipe, milho e canjiquinha já são suficientes, obrigado.
    Também tenho boas notícias, consegui localizar o proprietário do pombo, é o Sr. Ênio Silveira de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Segundo ele este pombo foi solto no Mato Grosso, vou enviar o contato dele para você.

  195. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Antônio, muito obrigado pela colaboração, imagino que seu ilustre visitante já tenha conseguido encontrar seu caminho de volta.

  196. Avatar de Kamila
    Kamila

    Olá tivemos a visita de um pombo correio. Tem 3 dias que está conosco. Demos comida, água e abrigo. Ele fica solto no quintal. Mas não quer ir embora aínda
    Br fbc 22007988 2022
    O que fazer?

  197. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Kamila, normalmente eles vão embora logo, mas as vezes podem levar mais tempo.
    As soltas acontecem preferencialmente nos fins de semana, se ele chegou ai no meio da semana, pode ter ficado perdido muito tempo antes de encontrar esse abrigo.
    A sugestão é continuar deixando ele solto para que possa retornar por ele mesmo, mas de qualquer forma vou tentar encontrar o seu dono nos grupos aqui, obrigado!

  198. Avatar de Rogério
    Rogério

    Olá, encontrei um pombo anilhado FCB BR 2021 1051914 na varanda de casa em Salvador-BA. Bem manso, é desconfiado, mas deixa acariciar e pegar na mão. Parece saudável mas não quis voar hoje pela manhã. O único voo que fez foi da minha mão para o chão.
    Já preenchi o formulário da FCB mas queria encontrar logo o dono pois não sei se ele está machucado ou só cansado. Se souber de algum criador aqui na Bahia meu whats é 71 9 9128-8165. Obrigado!

  199. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Rogério, Enviei seu contato para alguns grupos de WhatsApp que tem criadores aí na Bahia.
    Eles são bem mansos mesmo, e este aí pode estar bem esgotado para conseguir retornar, mas deve tentar retornar em breve!
    Obrigado pelo contato!

  200. Avatar de Claudia Delfino
    Claudia Delfino

    Boa tarde, me ajudem gente apareceu um pombo aqui em casa, comeu bebeu mas não foi embora, tenho um gato tive que colocar o pombo na gaiola, quase que o gato o matou, estou com dó soltei mas não quer ir embora, notei que ele uma anilha vermelha em um dos pés e duas azul no outro pé, com a sigla BR 1475655 CBC , fiquei curiosa, vim pesquisar, notei que deve ser de alguém, na verdade achei que se estava em extinção, nunca vi um pombo com anilhas, estou com medo de soltar e o gato comer, ele amou ficar aqui em casa, já está entrando no quarto rs, me ajudem o que faço

  201. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cláudia, os Pombos-correio são assim bem mansinhos mesmo, agradecemos pelo seu cuidado e o contato.
    Vou divulgar aqui nos grupos de WhatsApp para ver se encontramos seu dono.
    É… os gatos são predadores naturais dos pombos mesmo, mas mesmo assim esse pombinho parece se sentir à vontade por aí, mas a natureza dele é de retornar ao seu local de origem, o que ele deve tentar fazer em breve.
    O horário mais propício, são as primeiras horas da manhã, logo assim que o sol se firma, se ele não conseguir ir embora, ou retornar à tardinha, você pode mantê-lo na gaiola para proteger do gato, basta soltá-lo no dia seguinte que logo ele conseguirá retornar para casa.
    Mais uma vez, muito obrigado pelo seu cuidado.

  202. Avatar de Claudia Rocha

    Olá sr. Márcio, parabéns pelo conteúdo do Site, achei muito interessante. Encontrei em pesquisa no Google, pois agora pela manhã infelizmente encontrei um Pombo Anilhado lindo, porém morto em minha casa, até encontrei um outro Site onde é possivel comunicar também o encontro deles. Moro em BH/MG, e me surpreendi ao saber que o Pombo que encontrei é dos USA, AU 2022 ARPU 9319. Vou enterrar ele, eu gosto bastante de animais/aves e creio que o dono esteja preocupado, e infelizmente a noticia é triste… Deus abençoe o senhor pelo trabalho! Abraço!

  203. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cláudia, muito obrigado, fico feliz em poder ajudar.
    Uma pena ele ter morrido, dificilmente ele conseguiria retornar sozinho, normalmente eles não percorrem distâncias tão grandes, afinal são cerca de 7.000 Km daí até os EUA, e os campeonatos geralmente não ultrapassam os 1.000 Km, mas existem vários registros de Pombos-correio atravessando continentes.

  204. Avatar de Miriam
    Miriam

    Márcio.. encontrei um pombo correio em meu galinheiro..estava muito machucado.. mas morreu.. muito triste .pelas informações que busquei na internet..ele nasceu em 2011.. enviei está informação p a FBC conforme os dados da anilha.. posso enterra-lo?

  205. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Míriam, desculpe a demora, saí na sexta à noite de casa e só estou retornando agora.
    Pode enterrá-lo sem problemas, acredito que já tenha feito isso pelo tempo, de qualquer forma obrigado pelo contato.

  206. Avatar de Juliana
    Juliana

    Olá

    Tristemente,  peguei um pombo(a) na rua,  que parecia machucado, e todos me retrucam por isso. 

    Já fui errada, por já ir tocando nele tentando proteger, tempo de levar uma bicada🙄,
    fui muito imediata e já o peguei defendendo de gatos 😟.
    E todos dizem que não podemos tocar nele. 

    Gostaria de saber como proceder com ele.

    Ele parece até bem, mas não entendo ao certo como proceder.

    Fechei a caixa dele e coloquei na garagem da casa, mas os gatos a noite tentaram pega-lo, e a caixa amanheceu no chão. 
    Hj coloquei no jardim de inverno, mas tenho medo de doenças, gostaria de saber de informações sobre isso, se posso continuar com ele, e se sim, como devo proceder.

    Vocês têm  esse conhecimento pra me ajudar com informações?

    Desde já agradeço 

    Obrigada 

    Juliana

  207. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Juliana, antes de qualquer coisa, PARABÉNS PELA CORAGEM!
    Desculpe demorar em responder, é que estou voltando de férias.
    Então… são muitas dúvidas não é? Mas pode ficar tranquila, pombos de rua oferecem menos riscos à saúde que gatos e periquitos domésticos e para eu explicar isso aqui de forma convincente levaria horas, então para simplificar, vou deixar aqui uma fonte sobre um estudo feito na Europa recentemente por Daniel Haag Wackernagel e H. Moch, a descrição do artigopara pesquisa é esta – HAAG-WACKERNAGEL, D.; MOCH, H. Health hazards posed by feral pigeons. Journal of Infection, v. 48, n. 4, p. 307-313, 2004.
    Basicamente, o estudo deles demonstrou que em 62 anos (de 1941 até 2003), todos os registros do PUBMED, que inclui vários países do bloco europeu registrou apenas 176 casos de transmissão de doenças dos pombos para humanos, ou seja, menos de 3 casos por ano, onde apenas 7 agentes patogênicos (dos mais de 60 pesquisados) foram capazes de infectar humanos a partir dos pombos, a maioria Histoplasmose (91 casos) pouco mais de um caso por ano.
    O estudo está em inglês, mas pode ser traduzido sem muita dificuldade pelo tradutor do Google. CONCLUI-SE AQUI QUE OS POMBOS NÃO OFERECEM GRANDS RISCOS como se fala no dito popular.
    SIM PODE PEGÁ-LO COM AS MÃOS SEM MEDO. Apenas cuidados básicos de higiene são suficientes para você se proteger, como lavar as mãos com sabão neutro após o manuseio com o pombo.
    Para cuidar do pombo e poder reconhecer algum problema você pode pesquisar neste site de Portugal, ele é muito explicativo – http://www.chevita.com/pt/pombos/index.php
    Qualquer outra dúvida fique à vontade para perguntar.

  208. Avatar de Soraia
    Soraia

    Adoida meses atrás chegou um bombo aqui em casa. Ele tava morando aqui e a dois dias sumiu. Gostaria de saber si ele foi embora . Ele tinha anilha e numero . Entrei em contato com a colombofilo e não obtive êxito.

  209. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Soraia, o mais provável é que ele tenha encontrado o caminho de casa mesmo, já houve casos aqui do pombo retornar um ano depois.
    Se você tiver o número da anilha pode ser que consigamos encontrar o seu dono para saber se ele realmente conseguiu retornar.

  210. Avatar de Wesley Lopes Alves
    Wesley Lopes Alves

    Encontrei uma anilha em uma área de mata, havia a anilha e uma plumagem envolta, com certeza a ave está morta. O número da anilha é BR FCB 1070211, ficaria contente em ter retorno sobre as informações da ave e do proprietário.

  211. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Wesley, vou divulgar aqui nos grupos, se tiver alguma resposta eu coloco aqui, obrigado. Qual a cor da anilha e/ou o ano?

  212. Avatar de Abisaí
    Abisaí

    Olá!
    Encontramos um pombo com anilha 22 025744 no Gama/DF – demos abrigo e comida por dois dias e agora está voando ao redor de nossa casa com outros pombos… o que fazemos?

  213. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Abisaí, obrigado pelo contato.
    Naturalmente ele está tentando se orientar, ou não conseguiu reunir forças e/ou coragem suficientes para retornar, mas em breve deverá fazê-lo.
    No mais, pode continuar alimentando, que em breve ele retornará ao seu lugar de origem.

  214. Avatar de Egnaldo Felipe Leão
    Egnaldo Felipe Leão

    Achei um pombo com anilhas nos dois pés, parece que alguém cortou as asas dele, encontrei ele a noite no meu portão, como faço para encontrar o dono?

  215. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Egnaldo, cortar as asa de uma ave é realmente uma crueldade, infelizmente ainda tem pessoas que fazem isso.
    Você tentou os links de achados e perdidos aqui no artigo? muitas vezes é difícil conseguir encontrar seu verdadeiro dono, o mais fácil é o próprio pombo retornar para sua casa, o que na maioria das vezes eles conseguem fazer com impressionante facilidade.
    Neste caso, como as asas estão cortadas, você poderia arrancar as penas cortadas, que em quatro semanas ele já terá novas penas em condição de voo.

  216. Avatar de Renata
    Renata

    Bom dia, Márcio. Estamos cuidando de um pombo há algumas semanas. Apareceu de repente e está anilhado. Infelizmente as páginas e associações que você menciona no seu texto não abrem. Parece que foram desativadas. A quem devemos reportar?

  217. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Renata, boa tarde.
    A Federação alterou o link de acesso, tenta este link deles https://fcb.org.br/faq/ e vai na pergunta específica sobre pombos perdidos que eles disponibilizaram aqui.
    Ainda temos muita dificuldade em encontrar o dono de um pombo, outra forma seria disponibilizar o número da anilha com ano e federação para tentar encontrar nos grupos de WhatsApp.

  218. Avatar de Alessandra
    Alessandra

    Apare eu um pombo correio aqui em cada anilha 2018/8081807 o que eu faço, parece estar machucado e não tenho onde colocar. Está solto na minha varanda

  219. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Alessandra, você mora em que cidade?
    Posso tentar te indicar uma associação mais próxima de você que resgate o pombo!

  220. Avatar de Matheus
    Matheus

    Márcio me ajude aqui tô com um pombo anilhado com a asa quebrada na minha casa já tem 3 dias oque eu faço já entrei em contato com a fcb mas não me retornaram. Sou de Sabará MG

  221. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Matheus, obrigado pelo contato, vou tentar entrar em contato com o pessoal do Columbódromo de Santa Luzia aí ao norte de BH, para ver se alguém pode resgatar o pombo.

  222. Avatar de Sara Rodrigues
    Sara Rodrigues

    Boa tarde!! Apareceu um pombo aqui no meu quintal no final da tarde de sábado (06/01/24). Ele passa o dia na borda da minha piscina, bebe água e coloquei comida, mas até hoje ele não foi embora. Já mandei mensagem e e-mail para a federação columbofilia e não tive retorno. Ele possui uma anilha verde em uma pata e outra que só consegui ver a numeração e nas as outras informações. Oq eu faço?

  223. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Sara, obrigado pelo contato! Você já está fazendo bastante!
    Acredito que em breve o pombinho vai conseguir retornar para seu destino, algumas vezes eles levam alguns dias até conseguirem reunir forças suficientes para fazer o regresso, mas eles continuam tentando sempre, é da natureza deles!

  224. Avatar de MATEUS CASTILHO
    MATEUS CASTILHO

    Apareceu um aqui em casa hj do Tawian.
    Vamos ver se ele vai embora amanhã.
    Dei água e comida e abrigo em uma caixa aberta.

  225. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Mateus, e o pombinho conseguiu tentar retornar?
    As soltas de Taiwan são famosas, tem um documentário da National Geographic no YouTube sobre estas provas que são feitas em alto mar, visto que como Taiwan é uma ilha que não tem comprimento suficiente para comportar as provas por terra, elas são realizadas de navios em alto mar, se um destes pombos se perde, ou não encontra energias suficientes para retornar, aporta na primeira embarcação que encontra, muitas vezes a própria embarcação que os levou, e segue nelas até esta embarcação se aproximar de terra firme, onde algumas vezes acaba por ser aqui no Brasil.
    É assim que esses pombos de Taiwan chegam aqui, assim como as soltas das Ilhas Canárias e pombos da Europa e outros países além mar.
    A possibilidade dele conseguir retornar sozinho neste caso é muito remota, mas ele pode continuar tentando.

  226. Avatar de CHRISTODATO HOELZLE MARTINS
    CHRISTODATO HOELZLE MARTINS

    Encontrei vários pombos correio anilhados com as penas das asas cortada, não sei como agir. Estou cuidando deles mas preciso de ajuda. Eles estão bem e saudáveis. OBS: sou médico veterinário.

  227. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Christodato, o mais “politicamente correto” neste caso, seria aguardar que a muda faça a troca das penas que foram cortadas, mas isso só iria concluir lá para o final de abril.
    É bem provável que esses pombos estejam no período que chamamos de “A Grande Muda”, que é o período mais intenso da muda, por volta da sexta ou sétima remige primária, (contando do meio para a ponta são ao todo 10 remiges) você poderia acelerar o processo removendo as remiges que estão cortadas e em trinta dias os pombos estariam aptos para retornar ao seu local de origem por conta própria.
    Dê uma olhada neste artigo aqui que eu explico como e quando as penas dos pombos concluem a muda naturalmente – https://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/03/17/infografico-da-muda/

Deixe uma resposta