As provas de Fundo, dependendo dos critérios adotados pelo clube local, apresentam características de descanso e embarque bem diferentes das provas de Velocidade e Meio Fundo, quando normalmente o descanso entre uma prova de Fundo e outra dura duas semanas, e o embarque acontece geralmente dois dias antes da prova, mudando um pouco o calendário. Como as distâncias neste caso variam entre os 600 e 800 Km, os pombos precisam de mais tempo para descansar e se preparar para outra empreitada de longa duração.
Como vocês irão perceber neste artigo, as variações de combinação podem ser muitas e cabe a cada um definir a que melhor lhe convém. Alguns cronogramas oferecem descanso de duas semanas já nas provas finais de Meio Fundo, outras somente a partir do Fundo, outras sociedades oferecem concursos para pombos de ano nos finais de semana de folga das provas oficiais, enquanto outras oferecem provas de Velocidade entre as provas de Fundo e Meio Fundo.
Para um treino simples com duas semanas entre uma prova e outra, quando não houver provas intermediárias entre uma semana e outra você pode usar as tabelas de treinamento que estão logo abaixo, para provas de 600 e 700 Km respectivamente, onde no final de semana de folga, aparece uma folga para você e seus pombos também, mais uma vez, o descanso é a parte mais importante do treino.
Para o jejum do sábado não solte os pombos e dê apenas água, não dê nenhum alimento sólido a eles. No voo livre do domingo, você alimenta os pombos antes de soltar e pode deixar eles do lado de fora mais tempo, para que eles pousem e voem novamente, este é um ótimo exercício de explosão muscular, mas tudo isso sem forçar. Mais abaixo tem uma tabela falando sobre a alimentação que ajuda a entender melhor o motivo do jejum.
Você também pode fazer treinos progressivos usando os mesmos critérios que expliquei para as provas de Meio Fundo, aumentando de dois em dois minutos por dia como nas tabelas abaixo.
Na primeira semana do sistema progressivo, o treino começa mais leve por conta da prova no fim de semana anterior, já na semana seguinte os pombos estão mais descansados então o treino começa mais puxado.
Note que se houver uma corrida de Velocidade entre uma prova e outra de Fundo, o treinamento pode seguir normalmente o critério daquela prova para aquela semana, as vezes com pequenas modificações como você pode ver aqui abaixo.
Repare que as duas provas de velocidade apresentam distâncias diferentes, mas o mesmo programa de treino, isso porque na segunda semana seu atleta terá que estar preparado para uma prova de fundo e por isso você aplica um treino mais forçado nas provas de Velocidade, assim os pombos conseguem manter a forma para as duas modalidades diferentes.
Diferente das provas de Velocidade, você deve aumentar a oferta de comida para os pombos, a fim de que eles consigam armazenar algumas gramas de reserva, que possam ser consumidas não só durante a prova, mas quando estiverem no caminhão durante o transporte.
Alguns criadores ainda soltam seus pombos para um segundo treino à tarde antes do embarque, eu prefiro deixá-los descansar, para guardar as reservas de água, comida e gordura corporal para o período que ficarão confinados dentro das gaiolas no caminhão enquanto aguardam a hora da solta, pois quanto menos dependerem do que é servido no caminhão melhor. Até porque para evitar que os pombos vomitem durante o transporte a última refeição deve acontecer pelo menos seis horas antes de embarcar os pombos, então se você começa a embarcar seus pombos a partir das 18 horas, a última refeição deve acontecer no máximo até o meio dia.
Seguindo os mesmos critérios de treinos para Meio Fundo seguem as versões de treinamento com algumas das variações possíveis.
A alimentação durante os treinos de Fundo também pode ser progressiva. Seguindo o cronograma que expliquei no artigo Começando a Temporada, eu ofereço uma quantidade menor no início da semana, normal no meio e um pouco maior no final, no dia do embarque permito que comam o quanto quiserem, por isso distribuo a ração bem cedo pela manhã, para que não vomitem durante o transporte, veja no quadro abaixo como fica a distribuição de ração durante os treinos:
Perceba que a distribuição da ração nos dois dias que antecedem ao jejum é de fartura, por isso o jejum pode ser aplicado, já no dia seguinte ao jejum a alimentação é reduzida para que o organismo se readapte à digestão normal.
Nunca dê comida com fartura após um jejum, você até pode dar uma ração depurativa, mas nunca com fartura.
Para o caso de o treino da tarde ser realizado sob temperaturas altas:
Para o caso do primeiro treino ser realizado sob temperaturas altas:
Já estes modelos são os que eu adoto para dias normais:
E quando o treino da tarde é realizado sob temperaturas mais altas:
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