http://photos1.blogger.com/blogger/4220/2883/1600/B2.jpg

Treinos para Fundo

As provas de Fundo, dependendo dos critérios adotados pelo clube local, apresentam características de descanso e embarque bem diferentes das provas de Velocidade e Meio Fundo, quando normalmente o descanso entre uma prova de Fundo e outra dura duas semanas, e o embarque acontece geralmente dois dias antes da prova, mudando um pouco o calendário. Como as distâncias neste caso variam entre os 600 e 800 Km, os pombos precisam de mais tempo para descansar e se preparar para outra empreitada de longa duração.

 

Como vocês irão perceber neste artigo, as variações de combinação podem ser muitas e cabe a cada um definir a que melhor lhe convém. Alguns cronogramas oferecem descanso de duas semanas já nas provas finais de Meio Fundo, outras somente a partir do Fundo, outras sociedades oferecem concursos para pombos de ano nos finais de semana de folga das provas oficiais, enquanto outras oferecem provas de Velocidade entre as provas de Fundo e Meio Fundo.
Para um treino simples com duas semanas entre uma prova e outra, quando não houver provas intermediárias entre uma semana e outra você pode usar as tabelas de treinamento que estão logo abaixo, para provas de 600 e 700 Km respectivamente, onde no final de semana de folga, aparece uma folga para você e seus pombos também, mais uma vez, o descanso é a parte mais importante do treino.

 
Treino de Fundo normal
 

Para o jejum do sábado não solte os pombos e dê apenas água, não dê nenhum alimento sólido a eles. No voo livre do domingo, você alimenta os pombos antes de soltar e pode deixar eles do lado de fora mais tempo, para que eles pousem e voem novamente, este é um ótimo exercício de explosão muscular, mas tudo isso sem forçar. Mais abaixo tem uma tabela falando sobre a alimentação que ajuda a entender melhor o motivo do jejum.

 

Você também pode fazer treinos progressivos usando os mesmos critérios que expliquei para as provas de Meio Fundo, aumentando de dois em dois minutos por dia como nas tabelas abaixo.

 
Treino de Fundo progressivo
 

Na primeira semana do sistema progressivo, o treino começa mais leve por conta da prova no fim de semana anterior, já na semana seguinte os pombos estão mais descansados então o treino começa mais puxado.

 

Note que se houver uma corrida de Velocidade entre uma prova e outra de Fundo, o treinamento pode seguir normalmente o critério daquela prova para aquela semana, as vezes com pequenas modificações como você pode ver aqui abaixo.

 
Treino de Fundo com prova de Velocidade
 

Repare que as duas provas de velocidade apresentam distâncias diferentes, mas o mesmo programa de treino, isso porque na segunda semana seu atleta terá que estar preparado para uma prova de fundo e por isso você aplica um treino mais forçado nas provas de Velocidade, assim os pombos conseguem manter a forma para as duas modalidades diferentes.

 

Diferente das provas de Velocidade, você deve aumentar a oferta de comida para os pombos, a fim de que eles consigam armazenar algumas gramas de reserva, que possam ser consumidas não só durante a prova, mas quando estiverem no caminhão durante o transporte.

 

Alguns criadores ainda soltam seus pombos para um segundo treino à tarde antes do embarque, eu prefiro deixá-los descansar, para guardar as reservas de água, comida e gordura corporal para o período que ficarão confinados dentro das gaiolas no caminhão enquanto aguardam a hora da solta, pois quanto menos dependerem do que é servido no caminhão melhor. Até porque para evitar que os pombos vomitem durante o transporte a última refeição deve acontecer pelo menos seis horas antes de embarcar os pombos, então se você começa a embarcar seus pombos a partir das 18 horas, a última refeição deve acontecer no máximo até o meio dia.

 

Seguindo os mesmos critérios de treinos para Meio Fundo seguem as versões de treinamento com algumas das variações possíveis.

 

A alimentação durante os treinos de Fundo também pode ser progressiva. Seguindo o cronograma que expliquei no artigo Começando a Temporada, eu ofereço uma quantidade menor no início da semana, normal no meio e um pouco maior no final, no dia do embarque permito que comam o quanto quiserem, por isso distribuo a ração bem cedo pela manhã, para que não vomitem durante o transporte, veja no quadro abaixo como fica a distribuição de ração durante os treinos:

 
Treino de Fundo com distribuição de Ração
 

Perceba que a distribuição da ração nos dois dias que antecedem ao jejum é de fartura, por isso o jejum pode ser aplicado, já no dia seguinte ao jejum a alimentação é reduzida para que o organismo se readapte à digestão normal.

 

Nunca dê comida com fartura após um jejum, você até pode dar uma ração depurativa, mas nunca com fartura.

 

Para o caso de o treino da tarde ser realizado sob temperaturas altas:

 
Treino de Fundo com temperatura alta à tarde.
 

Para o caso do primeiro treino ser realizado sob temperaturas altas:

 
Treino de Fundo com temperatura alta
 

Já estes modelos são os que eu adoto para dias normais:

 
Treino de Fundo progressivo
 

E quando o treino da tarde é realizado sob temperaturas mais altas:

 
Treino de Fundo progressivo com temperatura alta.
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

14 respostas para “Treinos para Fundo”

  1. Avatar de Robson Santana cruz
    Robson Santana cruz

    Oi, pessoal, gostaria de saber como posso dar o amendoim e o guarana em pó aos pombos dias antes de uma competição…. obrigado….
    Que quantidade para dez pombos

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Robson, quanto ao guaraná eu não sei te informar, agora com relação ao amendoim eu estudei sobre o assunto e escrevi estes dois artigos aqui.
    O Poder do Amendoim – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2016/06/25/o-poder-do-amendoim/
    Os Segredos do Amendoim – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2016/07/22/os-segredos-do-amendoim/
    Lá eu explico também sobre a quantidade que você pode usar com os pombos, mas se ainda tiver dúvidas, é só perguntar aqui mesmo que terei o maior prazer em responder, abraços.

  3. Avatar de Robson Santana cruz
    Robson Santana cruz

    Boa noite irmão, tudo bem,
    gostaria de saber uma competição em setembro vou tentar soltar até 500 km qual tempo mais curto que eu posso começar a dar o treino nos pombos pois estou sem muito tempo para isso qual o limite

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Robson, teoricamente se poderia começar a preparar os pombos no mínimo de três a quatro semanas antes da prova, desde que estes pombos já tenham voado pelo menos esta rota no ano anterior, caso seja a primeira vez que participam de uma competição, seriam necessários pelo menos de cinco a seis semanas antes.
    Basicamente eles precisam conseguir voar pelo menos 35 minutos em média, sobre o pombal, sem forçar, duas vezes ao dia, nos dois últimos dias antes do embarque para a prova. Se eles conseguirem fazer isso normalmente sem tentar pousar antes dos 35 minutos, estarão fisicamente prontos para encarar uma prova com cerca de seis horas e meia de duração, que é o tempo médio que eles levariam para concluir uma prova de 500 Km.
    Agora seria interessante se você conseguisse fazer dois treinos de caixa com eles, um com 50 Km e outro com 100 ou 150 Km com uma semana de intervalo entre as duas e uma semana antes da prova.
    Eu considero isso o mínimo para se conseguir algum resultado razoável com os pombos.

  5. Avatar de Robson Santana cruz
    Robson Santana cruz

    Bom dia irmão , valeu,um abraço

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Boas noite sr Márcio, você não faz mais treinos em linha? Apenas usa os seus esquemas de treinamento? Cumprimentos Luis Soares

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Boa Noite Luis Soares, eu só não estou fazendo por que atualmente estou sem pombos, rsrsrs.
    Mas tenho preferência pelos treinos em linha, principalmente com pombos jovens, que não tenham voado nenhuma prova ainda.
    Para os adultos, faço treinos em linha, apenas no período antes, ou durante, os primeiros treinos oficiais antes dos concursos.
    Durante os concursos utilizo apenas estes esquemas de treinamento.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Muito obrigado

  10. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada.

  11. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Boa noite.

  12. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Boa noite Gustavo, se tiver alguma dúvida, escreve aqui nos comentários.
    Eu acesso aqui pelo menos uma vez ao dia para responder.

  13. Avatar de Marconi Edson
    Marconi Edson

    E a alimentação de um pombo para fundo e grande fundo?

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Marconi, a alimentação passa basicamente pela mistura que já é vendida pronta para pombos, mas cada criador gosta de fazer algo diferente.
    Eu particularmente só aumento a quantidade de amendoim na mistura, como eu explico neste artigo. http://comocriarpomboscorreio.com.br/2016/06/25/o-poder-do-amendoim/

Deixe uma resposta