Começando a temporada

Começando a Temporada

 

Os treinos oficiais dos campeonatos regionais já estão a pleno vapor e as primeiras provas já batem à porta.

 

A preocupação principal agora deve ser então a entrada, no que se refere a colocar os pombos para dentro na chegada, visto que nas provas curtas de velocidade os pombos chegam muito juntos e a eficiência das entradas eletrônicas não permitem o mínimo de vacilo, nesta hora a menor bobeada do pombo do lado de fora, pode determinar não marcar nenhum sequer na corrida, pois algumas provas podem se encerrar com menos de um minuto após a chegada dos atletas.

 

Entrada
Foto: Juan Cuervo

Então treinar a entrada é o fundamento mais importante nesta etapa do campeonato, mais até que os voos diários, pena que não é aconselhável soltá-los muitas vezes durante o dia, pois quantas vezes os pombos saírem para voar mais vezes teriam que entrar.

 

Mas então você pode me perguntar. _Como fazer meus pombos entrar mais rápido?

 

Bem, cada criador tem seu método próprio, apito, chocalho, guloseima, etc. mas se você não tem um, o mais prático a se fazer é usar a comida como motivação. Para tanto basta alimentá-los sempre na entrada de cada treino diário, porém existem algumas estratégias que você deve levar em conta para otimizar esta etapa, a começar pela quantidade de ração diária distribuída aos pombos, que deve ser um pouco menor que a quantidade necessária para atender o número de aves no pombal.

 

Cada pombo come em média 33 gramas de ração diariamente, então se você tem vinte pombos a quantidade necessária seria de 660g por dia certo? Neste caso ao invés das 660 gramas você disponibilizará para os pombos apenas 600 gramas, um pouco menos do que a quantidade normal, mais ou menos a quantidade que seria necessário para alimentar dezoito pombos, ou seja, para cada dez pombos, você coloca ração para cada nove.

 

Revoada
Foto: Richard Elzey

Então o que vai acontecer? Depois que soltar os pombos para treinar, e chegar a hora deles pousarem, você irá chama-los com a comida, no início eles demoram um pouco para entrar, e os primeiros que entram encontram comida com fartura, mas os últimos a entrar acabam ficando sem ração, consequentemente ficarão com fome, no dia seguinte, ou na próxima vez que soltá-los, os que ficaram para traz serão os primeiros a entrar, e outros ficarão com fome. Então sucessivamente os pombos vão se alternando e a cada dia de treino, passam a entrar mais rápido para procurar comida, pois aprendem que quanto mais rápido entram mais comida comem.

 

Esta técnica repetida dia após dia cria nos pombos-correio um efeito que é chamado por alguns especialistas de “REFLEXO CONDICIONADO”, isto significa que depois de algum tempo o pombo cria o instinto de entrar rapidamente no pombal independente de que você coloque comida ou não para ele. Porém, não tente enganar os pombos fingindo que vai dar comida a eles e assim que entrarem você retirar a comida, não faça isso, pois você corre o risco de algum pombo abandonar o pombal e procurar outro local.

 

Hora de comer
Foto: Juan Cuervo

Se possível deixe o comedouro bem visível para que os pombos possam vê-lo do lado de fora antes mesmo de entrarem, colocando apenas a quantidade de ração necessária, pois ele vai aprender a identificar o aviso de que a comida está servida, mas irá acabar se ele não se apressar a entrar. Retire o comedouro somente depois que o último pombo tenha entrado e verificado que já não resta mais nenhuma semente dentro dele, você vai verificar que ele ainda vai procurar pelos últimos grãos escondidos nos cantinhos do comedouro.

 

Agora, também não fique com pena, achando que está maltratando seus pombos, muito pelo contrário, nesta época os pombos já terminaram a muda, pelo menos a maioria, e estão com o peso acima da média, com muita gordurinha acumulada, devido à alimentação mais rica e distribuída em maior abundância nos meses anteriores e todos eles têm um excesso de gordurinha para queimar, portanto não ficarão desnutridos.

 

Como você pode ver este método tem algumas vantagens, além de ajudar ao pombo entrar mais rápido ainda vai contribuir para que ele perca o peso em excesso, que nas corridas de velocidade são uma carga a mais, totalmente desnecessária, que só vai atrapalhar o pombo a chegar mais rápido, pois quanto menos peso, mais rápido podem voar.

 

Mas lembre-se que você só deve usar este método depois que os pombos já estiverem bem adaptados ao pombal, no caso de filhotes, apenas depois que tiverem pelo menos mais de três meses, para evitar que procurem outro pombal por culpa de não conseguirem encontrar o seu espaço ou se sentirem desconfortáveis.

 

Uma última coisa, quando se fala no pombo entrar rápido, este termo não dá a definição exata da rapidez necessária a ser atingida, pois o que pode ser rápido para um pode ser lento para outro, então só para criar um padrão, no meu conceito um bando de 15 pombos entra rápido na chegada, quando levam no máximo 15 segundos entre você chama-los, enquanto ainda estão em voo, até que o último atravesse sobre a bandeja de chegada.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Começando a Temporada”

  1. Avatar de Jadson Cavalcante
    Jadson Cavalcante

    Excelente artigo! 👏👏👏👏

    Tenho uma sugestão de artigo e é a seguinte: Alimentação e medicamentos da pré-campanha, como utilizar da maneira certa.

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Jadson, já está anotado, vou começar a elaborar assim que possível.

  3. Avatar de caio
    caio

    Qual melhor horário de alimentar ás aves para o torneio

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Caio, Você fala no dia do embarque para uma prova? Se for isso cerca de seis horas antes de você colocá-los nas caixas para embarcar.
    Agora se você fala nos treinos diários, o ideal é que sejam duas refeições ao dia, uma pela manhã e outra à tarde.
    Porém o mais legal dos pombos é que eles se adaptam a qualquer horário que você tiver disponível, pode ser até uma vez por dia, pela manhã, à tarde ou até à tardinha, quase anoitecendo. Você pode escolher o que for mais cômodo para você. O segredo é que eles tem que ser criados neste regime desde filhotinhos, logo assim que desmamam, depois que você define o horário, isso tem que ser uma rotina e se repetir todo o dia. Se por acaso, em algum dia da semana a comida seja oferecida em horário diferente do restante da semana, como em um sábado por exemplo, não terá problema, desde que todo sábado você repita a alimentação no mesmo horário.

  5. Avatar de Jadson Santos Cavalcante
    Jadson Santos Cavalcante

    A releitura é imprescindível para quem pretende dominar determinado assunto. Artigo excelente!

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado mais uma vez Jadson.

Deixe uma resposta