Pombo no ninho

Qual a melhor época para tirar filhotes?

Uma das maiores dúvidas, principalmente dos criadores mais novos, é definir em qual época tirar os filhotes. Para ajudar a esclarecer um pouco sobre isso basta fazer algumas contas e tudo pode ficar resolvido, afinal um bom planejamento pode evitar uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

 

Então vamos fazer as contas? Para facilitar o entendimento vamos supor que você juntou os casais no dia primeiro de janeiro, o primeiro ovo virá no dia 10 e o segundo no dia 12, quando começa o choco. Mais 17 dias e os filhotes nascem, e já estamos no dia 29 de janeiro, mais 50 dias até que comece a muda de filhote e já estamos no dia 20 de março, como a muda de filhote é um pouco mais rápida que a muda de adulto, e dura cerca de seis meses, a última remige primária estará pronta mais ou menos no dia 20 de setembro, agora considerando que o filhote possa atrasar um pouco para começar a muda, ele estará pronto, mais tardar lá para o início de novembro, então pelos cálculos podemos perceber que um pombo leva cerca de nove a pouco mais de dez meses para estar pronto a participar de um concurso, sabendo disso basta ter em mente quando se iniciará a próxima etapa do campeonato para saber qual dia deve juntar os casais para tirar filhotes, certo?

 

Filhote no ninho
Foto: Márcio Coelho

Vamos voltar para as contas, normalmente as provas dos campeonatos de velocidade aqui no Brasil começam no início de junho, sendo assim, podemos contar nove meses para trás e vamos chegar no mês de agosto do ano seguinte, considerando que os filhotes podem atrasar o início da muda, se você quer os pombos prontos para voar as provas de velocidade, o ideal seria acasalar os reprodutores lá para o início do mês de julho.

 

Agora se o seu objetivo for participar das provas de filhotes, ou pombos de ano, as quais chamamos aqui de primavera, e que no nosso caso começam no início de agosto então o período ideal para juntar os casais seria no mês de setembro, agora lembre-se que neste caso quando os pombos forem realizar a segunda muda, é possível que alguns deles atrasem para começar, o que pode comprometer as provas de velocidade do campeonato de adultos do ano seguinte, assim como antecipar a criação para antes de julho pode acarretar que os pombos entrem na segunda muda antes de terminar as provas de fundo, e no ano seguinte ele estará pronto antes do tempo em relação aos outros pombos, mas é claro que sempre há exceções, se você está disposto afazer esta experiência, você poderá ter alegrias ou tristezas, pois muito sobre os nossos pombos ainda são incógnitas e eles adoram quebrar as suas próprias regras, então também não precisamos ficar sempre muito presos à elas.

 

Via de regra os pombos podem reproduzir o ano inteiro, sendo que no período da “grande muda”, que para nós aqui no Brasil acontece entre os meses de fevereiro e março, e em Portugal entre agosto e setembro, é preferível deixar que os pombos descansem, até porque um filhote que nasça durante este período, irá terminar a muda de filhote na época em que deverá começar a muda anual, nesta situação o pombo mal sai de uma muda e entra na outra permanecendo mais de um ano sem poder participar de um concurso em plena forma, o que acaba sendo um grande desperdício.

 

Você agora já pode acessar o Quadro de Filhotes 2015 e o Quadro de Filhotes 2016 para saber qual a melhor época para tirar os seus filhotes e uma planilha para definir a melhor data para juntar os casais .

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

30 respostas para “Qual a melhor época para tirar filhotes?”

  1. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Márcio mim tire umas duvida.

    ” Antes dos pombos reproduzirem eu posso da alguma vitamina ou um suplemento algo assim para que os filhotes nação forte ou alguma ração especial ? ”

    ” Eu posso da algo a mais além da comida que os pais dão para os filhote, tipo os pais come e passa pros filhote algo para complementa , eu posso fazer alguma coisa do tipo para da a eles em fazer de crescimento, para crescerem mais fortes ??? se posso, vc pode mim dizer oque posso da e como prepara ??”

    ” Em fazer de crescimento eu posso da também alguma vitamina ou algo do tipo ? ”

    È pq eu perdi um casal de filhotes tipo eles foram ficando fraco al ponto de morre ai eu queria que vc mim tira-se minhas duvidas para eu n perde mais filhotes !!

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ermeson, a preparação dos reprodutores é fundamental para uma boa criação, os suplementos mais simples para se encontrar no mercado são o VITAGOLD e o POTENAY B12, ambos são vitaminas e são equivalentes, você pode usar um ou outro.

    Antes de falar sobre a ração… o período do verão não é o mais indicado para tirar filhotes, pois eles adoecem com maior facilidade neste período, além disso os adultos estão em plena fase de muda, e justamente no período mais crítico dela, o que diminui a imunidade e aumenta ainda mais a possibilidade de doenças, no artigo acima eu falo sobre isso, que a melhor época para tirar filhotes é durante o inverno.

    Você não precisa dar muita coisa não, uma ração balanceada, já é suficiente para tirar filhotes saudáveis. Para reprodução você pode usar uma mistura simples que contenha em média 40% de milho (uma parte pode ser de milho picado), 20% de ervilha, 15% de soja, 10% de sorgo, 6% de girassol 5% de lentilha e 4% de painço. Depois que os filhotes saírem do ninho você pode aumentar um pouco a quantidade de milho para 50%.

  3. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    OBRIGADO!! mais uma vez por te mim tirado as duvidas, eu pensado agora, ano passado tirei uns bons filhotes mais n percebi que que foi na no inverno.

  4. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Marcio VITAGOLD e POTENAY B12 é colocado na água…. quantas ML (ou gotas) por litro de água do Vitagold e quantas ML (ou gotas) do Pontenay B12 por litro ??

  5. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada Ermeson, O importante ´q que você anotou a época que os filhotes nasceram e por isso pode perceber quais nasceram mais saudáveis.

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ermeson, lembre-se que você deve usar um ou outro, e não os dois ao mesmo tempo ok.
    Eu tenho preferência pelo Potenay, cuja dosagem por litro é de 7,5ml, Embora tenha somente as vitaminas do complexo B, tem outros oligoelementos necessários para uma boa recuperação, você pode ver a bula neste link: http://bulavet.ideiasuteis.com.br/m/1808

    O Vitagold é mais concentrado e apresenta apenas vitaminas, inclusive as vitaminas A, D e E, que não tem no Potenay, Ele apresenta dosagens diferentes para cada idade,: 2 ml por litro para filhotes no ninho, 1ml por litro para pombos jovens e 0,5 ml para pombos adultos. Embora o Vitagold seja mais completo em vitaminas, a resposta do Potenay é mais eficiente para pombos, você pode ver a bula neste link:http://bulavet.ideiasuteis.com.br/m/2156

    Em alguns lugares é mais difícil encontrar o Potenay, se você não encontrar ele pode usar o Vitagold mesmo, este você encontra com mais facilidade em Pet Shops.

  7. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Verdade Marcio !
    Os dois são bem facil de encontra aki nas loja de raçães! mais eu esqueci de ter perguntado se é pra coloca todos os dia de semana ou só duas vez por semana e por quantos tempo eu posso ta oferecendo pro pombos ?? ….. ” que tudo em excesso não é bom ” ai queria fazer essa pergunta..

  8. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    ” Administrar por via oral, na dose de 15 mL / 2 litros de água de bebida. Não administrar o produto diluído na água de bebida, após 36 horas de mistura.” Ai queria sabe se eu posso ta oferecendo uma vez por semana o POTENAY ?

  9. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Eles podem ser utilizados todos os dias, mas em períodos específicos, como na muda, durante a reprodução, antes e após a aplicação de um medicamento, vacinação.

  10. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ermeson, o que a bula diz é que depois que você misturou o Potenay com a água, ele deve ser oferecido aos animais antes de 36 horas, se você não utilizar a mistura até completar este tempo, deve jogar o restante fora.
    Se você vai usar as vitaminas no período de reprodução, comece a usar uns dez dias antes de juntar os casais, e pode utilizar todos os dias, até alguns dias depois de ter separado os filhotes dos pais.

  11. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Grato Marcio…mais uma vez vc mim ajudando com minhas duvidas…obrigado !

  12. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada Ermeson, fique à vontade!

  13. Avatar de Jose Aparecido
    Jose Aparecido

    Como é o procedimento da vacina contra salmonela ? Preço, Qual marca seria melhor, recomendações para antes e depois da vacina?

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá José Aparecido, você pode tirar suas dúvidas nestes dois artigos: um no meu Blog e o outro no site da Chevita de Portugal, se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato de novo, ok!
    http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/05/salmonelose-2/
    http://www.chevita.com/pt/pombos/planos-tratamento/planoanual-salmonelose.php

  15. Avatar de Ralph Carvalho
    Ralph Carvalho

    Olá Márcio! Gostaria de tirar uma dúvida, em caso de se desfazer um casal pelo fato dos ovos terem gorado e no intuito de fazer novos casais com os mesmos indivíduos. Em média, quanto tempo o(a) pombo(a) leva para estar apto(a) a receber um(a) novo(a) companheiro(a)?

  16. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ralph.
    Para os machos é quase que imediato, basta deixar que abandone o ninho para apresentá-lo à outra fêmea.
    Só é preciso deixar os dois se vendo por pelo menos um dia, separados por uma tela, antes de juntar, para que diminua o ímpeto do macho e ele não machuque a fêmea.
    No caso das fêmeas, é preciso esperar pelo menos quinze dias, para que possa se recuperar da postura anterior.

  17. Avatar de Ralph Carvalho
    Ralph Carvalho

    Obrigado pelas dicas!
    Abração!

  18. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada!

  19. Avatar de Thiago Muniz
    Thiago Muniz

    Olá sou Thiago comecei a criar pombos tenho 21 anos queria saber como faço para acasalar os pombos , sou muito ansiosa e quero ver logo eles voando

  20. Avatar de Thiago muniz
    Thiago muniz

    Ganhei dois casais posso deixa todos os quatros juntos ?? Me tire essa dúvida pfv minha condições e poucas mas quero criar eles , meu sonho é ter no mínimo 12 pombos bons voando por volta da minha casa ? Por favor me ajude a saber como criar

  21. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Thiago, tenha calma, esta ansiedade é normal.
    No início as coisas parecem um pouco complicadas, as primeiras ninhadas podem apresentar algumas complicações, mas logo você vai pegando o jeito e as coisas passam a fluir normalmente.

  22. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Você pode deixar os quatro juntos sim, que eles escolherão o seu par por eles mesmos, mas se corre o risco de o macho de um casal cruzar com a fêmea do outro, por que os pombos não são tão fiéis assim como se pensa, e você acaba por não ter certeza quem é o pai do filhote, principalmente se você pretende fazer pedigree dos seus pombos. Neste caso o ideal é deixar os casais separados pelo menos até colocarem os ovos, isso leva em média dez dias, mas pode demorar um pouco mais quando é a primeira postura da fêmea depois que muda de pombal.

    O menor compartimento para deixar um casal deve ter 80cm de comprimento, 40cm de largura e 40cm de altura.

    Além deste artigo que você leu sobre a melhor época para tirar filhotes, tem outros que você pode estar lendo, por exemplo:
    Para saber quando o filhote vai nascer: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2017/11/02/quadro-de-filhotes-2018/
    Quando separar eles dos pais: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/11/04/quando-devo-separar-os-filhotes-dos-pais/
    Como acostumar o primeiro pombo: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2017/01/31/acostumando-o-primeiro-pombo-em-casa/

    Se tiver alguma outra dúvida pode perguntar que assim que puder eu te respondo! Boa sorte na sua nova empreitada, esta é uma atividade muito prazerosa, que faz agente ter uma afinidade muito grande com esses bichinhos.

  23. Avatar de rangeloliveiradepaula

    Boa noite vc pode mim tira uma dúvida de como fazer um bom trato para mi. Avoar os pó bombos na provas de velocidade e meio fundo e tudo

  24. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Rangel, como vai, tudo bem?
    Olha, a sua pergunta é fácil de responder, você só precisa ter muita dedicação, estudar bastante sobre Pombos-Correio, sem deixar de dar a devida atenção a seus familiares! O difícil é conseguir conciliar tudo isso, principalmente por que leva tempo, eu mesmo crio pombos a quase cinquenta anos e todo dia aprendo alguma coisa nova que nem imaginava.
    Agora se a sua intenção é criar pombos com características para voar provas de Velocidade, Meio Fundo e Fundo ao mesmo tempo, você precisa procurar linhas de pombos com características para ganhar os campeonatos gerais, esses são mais difíceis de se encontrar.
    O mais comum é encontrar pombos que tenham características para voar provas específicas, você pode entender um pouco mais como isso acontece neste artigo http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/29/treinos-para-velocidade/
    Depois você pode continuar lendo os outros:
    Treinos para Meio Fundo – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/06/22/treinos-para-meio-fundo/
    Treinos para Fundo – http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/30/treinos-para-fundo/
    Este é só o começo, mas uma coisa é certa, você só vai conseguir voar bem com os pombos a partir do momento que aprender pelo menos um pouco sobre quem eles são, ok.
    Qualquer coisa pode perguntar.

  25. Avatar de Juliano Allen
    Juliano Allen

    Márcio, primeiro quero te parabenizar pelo excelente trabalho e pela sua ajuda aos novos criadores!
    Tenho uma dúvida.
    Os pombos são férteis até que idade?

    Obrigado

  26. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Juliano, muito obrigado, faço com muito gosto.
    Os machos geralmente permanecem férteis mais tempo, alguns com 15 até 16 anos.
    Já as fêmeas começam a apresentar dificuldades na postura dos ovos a partir dos 11 anos de vida, mas eu já consegui tirar filhotes de fêmeas com até 14 anos.
    Geralmente, a maioria dos pombos tem uma fertilidade saudável até os 10 anos, e alguns criadores não gostam de tirar filhotes para competição de pombos mais velhos.
    Algumas coisas contribuem para que as fêmeas sejam férteis por mais tempo, como evitar posturas excessivas de ovos a cada ano, deixando elas chocarem ovos falsos, ao invés de simplesmente retirar os ovos indesejáveis, o que acarretaria nova postura cerca de 10 dias depois da retirada dos ovos, enquanto deixar chocar ovos falsos atrasa uma nova postura em até 40 dias. Também o uso de vitamina E a partir dos 8 anos de vida quando da época da procriação, etc.

  27. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Boa noite vc pode mim tira uma dúvida posso reproduzir os pombo na MUDA de PENA??

  28. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Gustavo, durante a muda seria interessante deixar os pombos descansarem um pouco da reprodução, pois há um grande desgaste deles durante a troca das penas, mas se você permitir eles vão reproduzir naturalmente.
    Porém você deve estar atento, pois nesta época a mortandade de filhotes aumenta, em função do aumento de temperatura e umidade que viabilizam o aparecimento de doenças oportunistas.

  29. Avatar de Cristian Flaberth Fernandes de Assis
    Cristian Flaberth Fernandes de Assis

    Boa Noite,comecei a criar pombos correios e estava lendo os comentários, arrumei alguns casais e eles botaram e vão chocar agora essa semana,e estão na muda,como não sabia dessa informação será que vai dar algum problema eles serem chocados?
    Eu falo a respeito de o pombo sair ruim essas coisas assim…..
    Desde já agradeço!!

  30. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Cristian, não se desespere, no início é assim mesmo, mas a felicidade de ver os primeiros filhotes começando a voar vão desmanchar qualquer preocupação que venha surgir agora.
    Sim é possível que haja problemas para os pombos criarem filhotes nesta época, mas isso só vai começar a fazer diferença quando você começar a competir nas provas com criadores mais experientes, pois a maioria dos filhotes criados durante a muda não terão a qualidade dos outros.
    Porém seus filhotes serão perfeitamente capazes de retornar das provas como os outros, só não serão tão eficientes quanto os outros, além disso a experiência adquirida durante esta criação, vai te ajudar a progredir nas criações futuras.
    Portanto não se preocupe, continue sua criação e prepare os casais para tirar novos filhotes na época mais adequada, que geralmente começa em junho.

Deixe uma resposta