Qual a melhor época para tirar filhotes?

24 fev, 2015 por

Qual a melhor época para tirar filhotes?

Uma das maiores dúvidas, principalmente dos criadores mais novos, é definir em qual época tirar os filhotes. Para ajudar a esclarecer um pouco sobre isso basta fazer algumas contas e tudo pode ficar resolvido, afinal um bom planejamento pode evitar uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

 

Então vamos fazer as contas? Para facilitar o entendimento vamos supor que você juntou os casais no dia primeiro de janeiro, o primeiro ovo virá no dia 10 e o segundo no dia 12, quando começa o choco. Mais 17 dias e os filhotes nascem, e já estamos no dia 29 de janeiro, mais 50 dias até que comece a muda de filhote e já estamos no dia 20 de março, como a muda de filhote é um pouco mais rápida que a muda de adulto, e dura cerca de seis meses, a última remige primária estará pronta mais ou menos no dia 20 de setembro, agora considerando que o filhote possa atrasar um pouco para começar a muda, ele estará pronto, mais tardar lá para o início de novembro, então pelos cálculos podemos perceber que um pombo leva cerca de nove a pouco mais de dez meses para estar pronto a participar de um concurso, sabendo disso basta ter em mente quando se iniciará a próxima etapa do campeonato para saber qual dia deve juntar os casais para tirar filhotes, certo?

 

Filhote no ninho

Foto: Márcio Coelho

Vamos voltar para as contas, normalmente as provas dos campeonatos de velocidade aqui no Brasil começam no início de junho, sendo assim, podemos contar nove meses para trás e vamos chegar no mês de agosto do ano seguinte, considerando que os filhotes podem atrasar o início da muda, se você quer os pombos prontos para voar as provas de velocidade, o ideal seria acasalar os reprodutores lá para o início do mês de julho.

 

Agora se o seu objetivo for participar das provas de filhotes, ou pombos de ano, as quais chamamos aqui de primavera, e que no nosso caso começam no início de agosto então o período ideal para juntar os casais seria no mês de setembro, agora lembre-se que neste caso quando os pombos forem realizar a segunda muda, é possível que alguns deles atrasem para começar, o que pode comprometer as provas de velocidade do campeonato de adultos do ano seguinte, assim como antecipar a criação para antes de julho pode acarretar que os pombos entrem na segunda muda antes de terminar as provas de fundo, e no ano seguinte ele estará pronto antes do tempo em relação aos outros pombos, mas é claro que sempre há exceções, se você está disposto afazer esta experiência, você poderá ter alegrias ou tristezas, pois muito sobre os nossos pombos ainda são incógnitas e eles adoram quebrar as suas próprias regras, então também não precisamos ficar sempre muito presos à elas.

 

Via de regra os pombos podem reproduzir o ano inteiro, sendo que no período da “grande muda”, que para nós aqui no Brasil acontece entre os meses de fevereiro e março, e em Portugal entre agosto e setembro, é preferível deixar que os pombos descansem, até porque um filhote que nasça durante este período, irá terminar a muda de filhote na época em que deverá começar a muda anual, nesta situação o pombo mal sai de uma muda e entra na outra permanecendo mais de um ano sem poder participar de um concurso em plena forma, o que acaba sendo um grande desperdício.

 

Você agora já pode acessar o Quadro de Filhotes 2015 e o Quadro de Filhotes 2016 para saber qual a melhor época para tirar os seus filhotes e uma planilha para definir a melhor data para juntar os casais .

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

18 Comments

  1. Ermeson

    Márcio mim tire umas duvida.

    ” Antes dos pombos reproduzirem eu posso da alguma vitamina ou um suplemento algo assim para que os filhotes nação forte ou alguma ração especial ? ”

    ” Eu posso da algo a mais além da comida que os pais dão para os filhote, tipo os pais come e passa pros filhote algo para complementa , eu posso fazer alguma coisa do tipo para da a eles em fazer de crescimento, para crescerem mais fortes ??? se posso, vc pode mim dizer oque posso da e como prepara ??”

    ” Em fazer de crescimento eu posso da também alguma vitamina ou algo do tipo ? ”

    È pq eu perdi um casal de filhotes tipo eles foram ficando fraco al ponto de morre ai eu queria que vc mim tira-se minhas duvidas para eu n perde mais filhotes !!

  2. Marcio Coelho

    Olá Ermeson, a preparação dos reprodutores é fundamental para uma boa criação, os suplementos mais simples para se encontrar no mercado são o VITAGOLD e o POTENAY B12, ambos são vitaminas e são equivalentes, você pode usar um ou outro.

    Antes de falar sobre a ração… o período do verão não é o mais indicado para tirar filhotes, pois eles adoecem com maior facilidade neste período, além disso os adultos estão em plena fase de muda, e justamente no período mais crítico dela, o que diminui a imunidade e aumenta ainda mais a possibilidade de doenças, no artigo acima eu falo sobre isso, que a melhor época para tirar filhotes é durante o inverno.

    Você não precisa dar muita coisa não, uma ração balanceada, já é suficiente para tirar filhotes saudáveis. Para reprodução você pode usar uma mistura simples que contenha em média 40% de milho (uma parte pode ser de milho picado), 20% de ervilha, 15% de soja, 10% de sorgo, 6% de girassol 5% de lentilha e 4% de painço. Depois que os filhotes saírem do ninho você pode aumentar um pouco a quantidade de milho para 50%.

  3. Ermeson

    OBRIGADO!! mais uma vez por te mim tirado as duvidas, eu pensado agora, ano passado tirei uns bons filhotes mais n percebi que que foi na no inverno.

  4. Ermeson

    Marcio VITAGOLD e POTENAY B12 é colocado na água…. quantas ML (ou gotas) por litro de água do Vitagold e quantas ML (ou gotas) do Pontenay B12 por litro ??

  5. Marcio Coelho

    De nada Ermeson, O importante ´q que você anotou a época que os filhotes nasceram e por isso pode perceber quais nasceram mais saudáveis.

  6. Marcio Coelho

    Ermeson, lembre-se que você deve usar um ou outro, e não os dois ao mesmo tempo ok.
    Eu tenho preferência pelo Potenay, cuja dosagem por litro é de 7,5ml, Embora tenha somente as vitaminas do complexo B, tem outros oligoelementos necessários para uma boa recuperação, você pode ver a bula neste link: http://bulavet.ideiasuteis.com.br/m/1808

    O Vitagold é mais concentrado e apresenta apenas vitaminas, inclusive as vitaminas A, D e E, que não tem no Potenay, Ele apresenta dosagens diferentes para cada idade,: 2 ml por litro para filhotes no ninho, 1ml por litro para pombos jovens e 0,5 ml para pombos adultos. Embora o Vitagold seja mais completo em vitaminas, a resposta do Potenay é mais eficiente para pombos, você pode ver a bula neste link:http://bulavet.ideiasuteis.com.br/m/2156

    Em alguns lugares é mais difícil encontrar o Potenay, se você não encontrar ele pode usar o Vitagold mesmo, este você encontra com mais facilidade em Pet Shops.

  7. Ermeson

    Verdade Marcio !
    Os dois são bem facil de encontra aki nas loja de raçães! mais eu esqueci de ter perguntado se é pra coloca todos os dia de semana ou só duas vez por semana e por quantos tempo eu posso ta oferecendo pro pombos ?? ….. ” que tudo em excesso não é bom ” ai queria fazer essa pergunta..

  8. Ermeson

    ” Administrar por via oral, na dose de 15 mL / 2 litros de água de bebida. Não administrar o produto diluído na água de bebida, após 36 horas de mistura.” Ai queria sabe se eu posso ta oferecendo uma vez por semana o POTENAY ?

  9. Marcio Coelho

    Eles podem ser utilizados todos os dias, mas em períodos específicos, como na muda, durante a reprodução, antes e após a aplicação de um medicamento, vacinação.

  10. Marcio Coelho

    Ermeson, o que a bula diz é que depois que você misturou o Potenay com a água, ele deve ser oferecido aos animais antes de 36 horas, se você não utilizar a mistura até completar este tempo, deve jogar o restante fora.
    Se você vai usar as vitaminas no período de reprodução, comece a usar uns dez dias antes de juntar os casais, e pode utilizar todos os dias, até alguns dias depois de ter separado os filhotes dos pais.

  11. Ermeson

    Grato Marcio…mais uma vez vc mim ajudando com minhas duvidas…obrigado !

  12. Marcio Coelho

    De nada Ermeson, fique à vontade!

  13. Jose Aparecido

    Como é o procedimento da vacina contra salmonela ? Preço, Qual marca seria melhor, recomendações para antes e depois da vacina?

  14. Marcio Coelho

    Olá José Aparecido, você pode tirar suas dúvidas nestes dois artigos: um no meu Blog e o outro no site da Chevita de Portugal, se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato de novo, ok!
    http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/05/salmonelose-2/
    http://www.chevita.com/pt/pombos/planos-tratamento/planoanual-salmonelose.php

  15. Ralph Carvalho

    Olá Márcio! Gostaria de tirar uma dúvida, em caso de se desfazer um casal pelo fato dos ovos terem gorado e no intuito de fazer novos casais com os mesmos indivíduos. Em média, quanto tempo o(a) pombo(a) leva para estar apto(a) a receber um(a) novo(a) companheiro(a)?

  16. Marcio Coelho

    Olá Ralph.
    Para os machos é quase que imediato, basta deixar que abandone o ninho para apresentá-lo à outra fêmea.
    Só é preciso deixar os dois se vendo por pelo menos um dia, separados por uma tela, antes de juntar, para que diminua o ímpeto do macho e ele não machuque a fêmea.
    No caso das fêmeas, é preciso esperar pelo menos quinze dias, para que possa se recuperar da postura anterior.

  17. Ralph Carvalho

    Obrigado pelas dicas!
    Abração!

  18. Marcio Coelho

    De nada!

Deixe uma resposta