As Provas de Grande Fundo são aquelas que estão acima dos 700 Km. Se você observou bem, percebeu que existe uma margem onde as modalidades se misturam, quando provas compreendidas entre os 300 e os 400 Km podem compor tanto a modalidade de Velocidade como de Meio Fundo, as provas entre os 500 e 600 Km podem fazer parte tanto das modalidades de Meio Fundo como de Fundo e as provas entre os 700 e 800 Km que compreendem o Fundo como o Grande Fundo.
Estas variações servem para que todos os Clubes possam se encaixar, no caso das premiações regionais, distritais, ou mesmo nacionais, além do concurso do Pombo ÁS, por conta da dificuldade de se realizar provas com distâncias muito exatas para tantas sociedades espalhadas pelo Brasil, devido a diferença entre as distâncias dos pombais de cada criador, que podem variar muito de um local para outro e a dificuldade de se encontrar locais adequados para se realizar as soltas.
Se não houvesse essa flexibilidade e as distâncias fossem fixas, as corridas próximas à estes limites poderiam não atender ao critério da distância mínima ou máxima para todos os sócios, por exemplo, se as provas de Velocidade fossem até 300 Km e Meio Fundo a partir dos 301 Km, poderia acontecer de as distâncias para a maioria dos criadores em uma determinada corrida de Velocidade pudesse variar em torno dos 290 Km, se houvesse um só criador que morasse 15 Km mais longe, a sua distância seria 305 Km, esta prova então não seria válida para a modalidade de Velocidade, porque um sócio não atenderia as exigências para a distância máxima.
Assim como se em outra corrida de Meio Fundo, as distancias dos criadores variasse em torno dos 310 Km, se houvesse também um só criador que morasse 15 Km mais perto, a sua distância seria 295 Km, e da mesma forma esta prova não seria válida para a modalidade de Meio Fundo, porque outra vez um sócio não atenderia as exigências estipuladas como critério para a distância mínima. Entendeu agora o porquê desta variação?
Voltando ao que interessa, as provas de Grande Fundo por sua vez podem exigir períodos de descanso e treinamento ainda maiores, além de, por conta da distância, exigir que o caminhão saia com até três dias de antecedência para o local da solta.
Para que o treinamento seja adequado e os pombos possam adquirir o rendimento necessário, o tempo de treino deve variar no mínimo por volta dos 40 minutos e no máximo de 50 minutos, isso porque a distância máxima que um pombo pode voar durante o dia fica restrita (salvo algumas exceções com lua cheia por exemplo) entre o nascer e o pôr do sol, que em média dura 12 horas, pois o pombo normalmente não voa durante à noite, e essa parada para descansar fará a recuperação necessária para que possa continuar a prova no dia seguinte, então mesmo que a prova seja muito distante, com mais de 960 Km, que em média é a maior distância que um pombo poderia percorrer neste período, você treina o pombo para voar dentro desse limite de 50 minutos, não havendo necessidade de se estender os treinos diários além deste ponto, visto que o esforço despendido a mais pode se configurar em desgaste desnecessário, provocando fadiga, anemia, baixa da imunidade, stress, etc.
Para um treino simples com duas semanas entre uma prova e outra, quando não houver provas intermediárias entre uma semana e outra você pode usar a tabela de treinamento que está logo abaixo, onde no final de semana de folga, aparece uma folga para você e seus pombos também, mais uma vez, o descanso é a parte mais importante do treino.
Para o jejum do sábado não solte os pombos e dê apenas água, não dê nenhum alimento sólido a eles. No voo livre do domingo, você alimenta os pombos antes de soltar e pode deixar eles do lado de fora mais tempo, para que eles pousem e voem novamente, este é um ótimo exercício de explosão muscular, mas tudo isso sem forçar. Mais abaixo tem uma tabela falando sobre a alimentação que ajuda a entender melhor o motivo do jejum.
Você também pode fazer treinos progressivos usando os mesmos critérios que expliquei para as provas de Meio Fundo e Fundo, aumentando de dois em dois minutos por dia como na tabela abaixo.
Na primeira semana do sistema progressivo, o treino começa mais leve por conta da prova no fim de semana anterior, já na semana seguinte os pombos estão mais descansados então o treino começa mais puxado.
Note que se houver uma corrida de Velocidade ou de Meio Fundo entre uma prova e outra de Grande Fundo, o treinamento pode seguir normalmente o critério daquela prova para aquela semana, as vezes com pequenas modificações como você pode ver aqui abaixo.
Repare que a prova da semana anterior à de Grande Fundo, apresenta um treino mais forçado que o normal para uma prova de 300 Km, isso porque na segunda semana seu atleta terá que estar preparado para uma prova de fundo e por isso você aplica um treino mais forçado nesta prova, assim os pombos conseguem manter a forma para as duas modalidades diferentes.
Assim como nas provas de Fundo, você deve aumentar a oferta de comida para os pombos, a fim de que eles consigam armazenar algumas gramas de reserva, que possam ser consumidas não só durante a prova, mas quando estiverem no caminhão durante o transporte.
Alguns criadores ainda soltam seus pombos para um segundo treino à tarde antes do embarque, eu prefiro deixá-los descansar, para guardar as reservas de água, comida e gordura corporal para o período que ficarão confinados dentro das gaiolas no caminhão enquanto aguardam a hora da solta, pois quanto menos dependerem do que é servido no caminhão melhor. Até porque, para evitar que os pombos vomitem durante o transporte a última refeição deve acontecer pelo menos seis horas antes de embarcar os pombos, então se você começa a embarcar seus pombos a partir das 18 horas, a última refeição deve acontecer no máximo até o meio dia.
A alimentação durante os treinos de Fundo também pode ser progressiva. Seguindo o cronograma que expliquei no artigo Começando a Temporada, eu ofereço uma quantidade menor no início da semana, normal no meio e um pouco maior no final. No dia do embarque permito que comam o quanto quiserem, por isso distribuo a ração bem cedo pela manhã, para que não vomitem durante o transporte, veja no quadro abaixo como fica a distribuição de ração durante os treinos:
Perceba que a distribuição da ração nos dois dias que antecedem ao jejum é de fartura, por isso o jejum pode ser aplicado, já no dia seguinte ao jejum a alimentação é reduzida para que o organismo se readapte à digestão normal. Nunca dê comida com fartura após um jejum, você até pode dar uma ração depurativa, mas nunca com fartura.
Seguindo os mesmos critérios de treinos para Meio Fundo seguem as versões de treinamento com algumas das variações possíveis.
Para o caso de o treino da tarde ser realizado sob temperaturas altas:
Para o caso do primeiro treino ser realizado sob temperaturas altas:
Já estes modelos são os que eu adoto para dias normais:
E quando o treino da tarde é realizado sob temperaturas mais altas:
Caso haja uma folga de três semanas e/ou o embarque seja realizado três dias antes da solta, basta repetir o treinamento da primeira semana para a segunda.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Deixe uma resposta