A água é determinante para as corridas, não deixe a água disponível para os pombos o dia inteiro, também não deixe o bebedouro ou recipiente com água o tempo todo.
Se o pombo tem água à sua disposição no pombal quando quiser, não desenvolverá o hábito de permanecer um longo tempo sem beber, o que é primordial em uma corrida, e acabará pousando em algum lugar para abeberar quando tiver sede, aumentando os riscos durante as corridas, sem falar no atraso que esta paradinha irá provocar.
Para evitar este transtorno basta programar para que a água esteja disponível para os pombos apenas em dois ou três momentos durante o dia, quando você irá colocar o bebedouro, aguardar uns dois minutos até que todos tenham dado a sua bicadinha para então retirá-lo. Um ótimo momento para isso é logo após uma revoada, onde mais uma vez volta a funcionar a tática do reflexo condicionado, que induzirá o pombo a relacionar que a água estará “sempre” disponível quando chegar, então durante a corrida, quando tiver sede, uma das coisas que irá lembrar é que a água está à sua espera em casa, gerando uma motivação a mais para acelerar o seu retorno além de desincentiva-lo àquela paradinha inconveniente.
Então Colocar água em horário determinado ajuda os pombos a perceber que podem suportar um pouco mais com sede. O que pode ser crucial durante a corrida, podendo evitar que um pombo procure água durante uma prova.
Mas lembre-se: estas regras se aplicam em pombos que não estão criando, pois caso estejam com filhotes, precisarão de muita água durante todo o dia. Também em dias muito quentes não sacrifique seus pombos dê mais água a eles, afinal eles usam a água através da respiração para equilibrar a temperatura e a necessidade de água aumenta em dias mais quentes.
Agora, atente que este método não vai impedir que o pombo, em algum momento, pouse em algum lugar para abeberar, mas com certeza garante a ele a certeza de que consegue suportar um pouco mais de tempo sem água, o que em muitos casos irá leva-lo direto até o pombal, fazendo-o entrar na folha de marcação.
Lembrando mais uma vez que esta prática se aplica melhor com pombos criados dentro dela desde filhotes, pois os adultos já desenvolveram outras formas de agir diante das dificuldades, então não julgue que todos os pombos mais velhos se adaptem à esta nova regra.
Porém se você gosta de deixar água disponível para os pombos o dia inteiro, retire pelo menos à noite, enquanto os pombos dormem e não irão bebê-la, para evitar visitas indesejáveis e ajudar na desinfecção dos recipientes, pois um dos maiores veiculadores de doenças dentro do pombal é a água e a maioria dos criadores não se dá conta disso.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Deixe uma resposta