A figura abaixo marca bem definidamente os três tipos de remiges das asas, onde para a letra A são as remiges primárias, para a letra B as remiges secundárias, para a letra C as remiges terciárias e as rectrizes da cauda dos nossos pombos, marcadas com a letra D.
A muda para o filhote começa por volta dos cinquenta dias de vida, já para os adultos, pode começar já no início da primavera, em outubro (abril no hemisfério norte). A pena mais visível para indicar que a muda começou é a remige primária de número 1, marcada em vermelho na figura abaixo. As remiges secundárias podem ou não começar a cair nesta época, em alguns casos elas levam mais tempo para começar a cair, alguns filhotes nem chegam a fazer a troca destas penas na primeira muda.
Com mais ou menos trinta e cinco dias depois da queda da primeira remige primária, esta será a aparência de nossos pombos, a terceira remige primária já terá caído, a segunda já terá atingido metade do seu tamanho normal e a primeira já terá chegado ao seu tamanho natural, quanto às remiges secundárias, se elas tiverem começado a cair ao mesmo tempo que as primárias, também apresentarão esta configuração, porém caso tenham demorado mais um pouco, nesta época as primeiras já tem que ter caído. Agora preste atenção que nenhuma pena da cauda terá caído ainda.
Agora sim com aproximadamente três meses depois da queda da primeira remige, lá pela virada do ano, entre dezembro e janeiro (entre junho e julho no hemisfério norte), começam a cair as primeiras penas da cauda, elas começam a cair depois da quarta ou da quinta remige primária. Mas veja que detalhe interessante, na cauda as penas começam a cair do meio para fora, mas as primeiras penas a cair são as rectrizes de número 5 e não as de número 6 como seria de se esperar. Já as remiges secundárias seguem o mesmo ritmo das primárias, porém se elas começaram a cair um pouco depois, você deverá perceber que elas são substituídas em um ritmo mais acelerado.
A muda vai prosseguindo normalmente, até que atinge a fase do que chamamos “a grande muda”, período que dura cerca de trinta dias, atinge os meses de fevereiro e março (para nós que estamos no hemisfério sul, como América do Sul e África, no caso do hemisfério norte, como na Europa, este período ocorre entre os meses de agosto e setembro), quando os pombos fazem a muda das penas do resto do corpo. Olha só como ficam depenados os nossos pombos, não é pra menos que eles ficam até com febre nesta época. Eu coloquei mais abaixo uma imagem mostrando apenas o estado que ficam as penas principais sem o restante das informações para que você tenha uma visão melhor da situação. Preste atenção que só agora é que caem as rectrizes de número 6, quase que simultaneamente com as rectrizes de número 2 que são na verdade as penas da vez, você reparou que tem um período que o pombo parece ter perdido quase todas as penas do rabo? Pois é neste período que isso acontece.
Afinal depois de tanto sufoco a muda, finalmente, está chegando ao fim, a redundância é proposital, afinal este é um dos períodos mais esperados por todos os columbófilos, se não for o maior, afinal as corridas já vão começar e a expectativa está lá no alto, principalmente se correu tudo bem durante o período de muda. Mas espere aí… vá com calma, a muda não acaba com o crescimento da última remige primária marcada com o número 10, a pena que você deve ficar de olho é a rectriz de número 1, sabe aquela pena do lado de fora da cauda que tem aquela faixa branca na extremidade? Pois é ela que você deve ficar de olho, ela é a última pena a ficar pronta, quando ela tiver atingido o seu tamanho normal, então terá a certeza de que a muda chegou ao fim.
Agora para os amigos de Portugal e Espanha que tem acompanhado o Blog, as datas são bem ao contrário do que acontece aqui no Brasil, as primeiras remiges começam a cair no mês de abril, com o início da primavera, as penas da cauda entre junho e julho, a “grande muda” geralmente acontece entre os meses de agosto e setembro, no verão e a última remige estará pronta em outubro, no outono, se não estou enganado.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Deixe uma resposta