Comecei a criar pombos na infância, e desde cedo ouvia estórias de mal agouro, como “quando a criação vai bem o dono também vai, mas se a criação for mal o dono vai sofrer de algum mal”. Vai ficar doente, vai ficar pobre, ou seja, a vida do sujeito fica dependente da criação, se ela for bem, ótimo, mas se ela for mal, hummm… se prepare que aí vem bomba! Como foram várias pessoas a tentar “me proteger” deste mal, e como não sou supersticioso, fui buscar o motivo deste ditado e descobri algo muito curioso, o dito tem sim um fundo de verdade, a única inconsistência está no fato que a relação da desgraça está inversa, na verdade, quando a vida do columbófilo sofre algum distúrbio, os pombos são os primeiros a “pagar o pato”.
Então vamos supor que o columbófilo esteja passando por dificuldades financeiras, o que acontece? Ele precisa comprar milho para os pombos, mas não vai ficar ele mesmo com fome, adivinha quem vai ficar sem comida? Isso mesmo, os pombos, e sem comida são os pombos que vão sofrer, desesperados vão procurar outro lugar para se alimentar e os que insistirem em permanecer, vão ficar magros e desnutridos, então os vizinhos, que até então não sabiam de nada começam a perceber que os pombos estão sumindo e os que ficaram começam a ficar feios e doentes, quando vão procurar o motivo descobrem que o dono está todo endividado, o que vão pensar então? É CULPA DOS POMBOS, por que na verdade só ficaram sabendo da situação do pobre sujeito depois que surgiu o reflexo nos pombos, afinal ninguém sai espalhando por aí que está cheio de dívidas não é mesmo?
Outra situação é quando o sujeito adoece, como ele é o responsável pelo trato dos pombos e normalmente ninguém mais da família gosta deste enfado, os pombos novamente vão pagar o pato, principalmente se o sujeito cair de cama e não puder nem alimentar os bichinhos, quando os vizinhos começarem a dar por falta dele os pombos já sumiram, de quem vai ser a culpa mais uma vez pela desgraça do columbófilo, DOS POMBOS é claro.
Ainda tem quando o sujeito tem uma desilusão amorosa, fica desgostoso da vida e acaba esquecendo dos pombos, coitados, além de ficarem sem dono ainda levam a culpa por desgraçar a vida do sujeito.
Agora você já sabe, quando os pombos de algum criador conhecido seu começarem a sumir ou ficar doentes, vá oferecer-lhe ajuda pois de algum mal ele está sofrendo, e os seus bichinhos de estimação não estariam mal se ele estivesse bem, afinal quem gosta dos pombos não os deixa na mão sem um motivo grave, não é mesmo.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Deixe uma resposta