Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
VOCÊ ESTÁ AQUI
Muito bem, nesta parte do artigo vamos tratar das possibilidades de construção deste modelo em Compensado, nós já vimos a versão com 3,20 m x 1,60 m, onde o comprimento é o dobro da largura, assim como acontece nos outros dois modelos em Madeirite e OSB.
FIG 76
Também vimos a versão deste mesmo modelo, dividido em dois compartimentos de 1,60 m x 1,60 m, com a instalação da divisória, como podemos ver na figura 77 abaixo, porém as medidas do Compensado permitem outras variações, que possibilitam a construção do pombal com compartimentos de tamanho diferentes.
FIG 77
Uma versão mais simples, que comportaria até 33 pombos e usando somente 4 folhas de Compensado de 10 mm e 1 folha de 4 mm, poderia ser conseguida apenas mudando a posição do compensado do fundo, que ao invés de usarmos o lado com 1,60 m para a base, usaríamos o lado maior, com 2,20, assim poderíamos fazer um pombal com 2,20 m x 1,60 m.
FIG 78
A única alteração que precisaríamos fazer, seria cortar uma das chapas para que tivesse 2,20 m x 1,10 e coubesse na parte da frente, a sobra que teria 50 cm, seria fixada junto com a peça do fundo, para completar o fechamento, pois 1,60 + 0,50 = 2,10 m, o que já seria suficiente para fechar o fundo que tem 1, 98 m do piso até o telhado. Quanto ao forro, bastaria seguir o mesmo procedimento que foi descrito para fazer o forro dos modelos em Madeirite e OSB, que neste caso, não deixaria sobras, como acontece quando fizemos o modelo com 3,20 x 1,60.
FIG 79
O melhor de tudo é que podemos ainda juntar módulos de tamanhos diferentes e compor um pombal bem mais amplo e com várias divisões, o que facilitaria muito a distribuição dos pombos em um Sistema de revezamento por exemplo, podendo fazer um pombal de chegada mais amplo para acomodar os casulos de reprodução.
FIG 80
E ainda seria possível trocar a posição do compartimento maior, instalando-o entre os dois menores, assim os machos ficariam separados das fêmeas pelo pombal de chegada e você poderia escolher soltar os machos antes das fêmeas se fosse preciso.
FIG 81
Então é isso pessoal, espero que tenham aproveitado as ideias para construir um pombal mais apropriado para o seu método, pois são muitas as possibilidades. Tenha em mente antes de tudo, qual método pretende utilizar, de acordo com a disponibilidade de tempo e espaço que você tenha e mãos à obra.
Veja aqui a série de artigos deste modelo:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
VOCÊ ESTÁ AQUI
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Deixe uma resposta