Pronto para receber os Pombinhos

Fotos do Modelo em Madeirite

Construção simples e prática do Modelo de Pombal em Madeirite!

 

Preparando o Fundo
Foto: Moacir Gonçalves
Lateral
Foto: Moacir Gonçalves
Montando as Laterais
Foto: Moacir Gonçalves
Colocando o Fundo
Foto: Moacir Gonçalves
Preparando o telhado
Foto: Moacir Gonçalves
Visual externo
Foto: Moacir Gonçalves
Visual Interno
Foto: Moacir Gonçalves
Pronto para receber os Pombinhos
Foto: Moacir Gonçalves
Os Primeiros Pombos
Foto: Moacir Gonçalves
Primeiro Vôo
Foto: Moacir Gonçalves

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

20 respostas para “Fotos do Modelo em Madeirite”

  1. Avatar de Aldo
    Aldo

    gostei muito deste pombal, sua construção é magnífica.

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Aldo, obrigado, estas fotos são do pombal do Moacir Gonçalves, que construiu com base no modelo de pombal em Madeirite.

  3. Avatar de nivaldo
    nivaldo

    bom dia qual o custo aproximado de um pombal de madeirite igual a este, e tem alguem que fabrica?

  4. Avatar de nivaldo
    nivaldo

    estou querendo iniciar um pombal

  5. Avatar de nivaldo
    nivaldo

    sou de sao paulo e sou criador de curios

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Nivaldo, este modelo em Madeirite é o mais barato dos três, e fica em torno de R$ 800,00 só o material.
    Por enquanto não tem ninguém fabricando, ele é uma iniciativa para que o próprio criador consiga construir o seu de forma mais simples, mas eficiente!

  7. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Não se afobe muito, procure entender como funcionam os sistemas de criação de Pombos-Correio e qual seu objetivo com eles, se é para competição ou apenas como ornamentais.
    Aqui você pode conhecer sobre alguns sistemas de criação de Correios: http://comocriarpomboscorreio.com.br/category/criacao/metodos-de-criacao/

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Se você já lida com aves, não deverá ter dificuldade em entender os princípios básicos, fique à vontade se tiver ainda alguma dúvida.

  9. Avatar de José
    José

    Boa tarde Márcio, td bem? Estou montando um pombal de madeirite seguindo suas orientações, entretanto alguns itens não ficaram claros. Onde eu posso ver mais detalhadamente como se faz a porta de entrada dos pombos? è do tipo que permite somente a entrada?

  10. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá José, existem muitos formatos de entradas para pombos, e dependendo do tipo de equipamento que cada criador usar, algumas medidas podem variar.
    Além do termo “entradas para pombos correios” você pode buscar na internet por termos como “sputnik pombos” ou “voliere pombos” que vão aparecer várias medidas, para que você possa escolher a que melhor se encaixa com o equipamento de entrada eletrônica ou relógio manual que você for usar.

  11. Avatar de José
    José

    Olá Márcio, obrigado pela resposta, já estou na engenharia de um sputnik para o meu pombal. Tenho outra dúvida, alguns dos pombos correio têm carúncula muito grande e disforme, isso é alguma doença, parasita ou é normal?

  12. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá José, maravilha, bom saber que as dicas ajudaram.
    Quanto a carúncula sobre as narinas e também em volta dos olhos, se trata de um fator genético que são mais pronunciados em pombos-correios e outras raças, elas continuam crescendo a medida que o pombo envelhece, sendo comum um lado ficar maior que o outro.
    Em alguns casos, ficam tão volumosos que chegam a impedir a visão frontal dos pombos. isso pode até impedir que o pombo consiga enxergar a comida à frente, dificultando a alimentação, nesses casos é necessário uma pequena cirurgia para retirar o excesso.

  13. Avatar de José
    José

    Oi Márcio, então seria interessante eliminar da criação os pombos que apresentam carúnculas muito defeituosas?
    Aproveitando, qual é o tamanho do puleiro e das tabuinhas em V invertido (comprimento e largura) para que o pombo fique confortável no puleiro e não suje as aves que ficam em baixo?
    Os pombos caseiros e correios se acasalam e reproduzem filhotes com pombos selvagens tipo asa branca ou com os pombos torcaz?
    Me impressionei muito com as suas histórias e principalmente com a sensibilidade e o tato com o qual vc lida com as aves. Criei uma grande empatia! Obrigado!

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Então José, vamos por partes.
    Quanto à carúncula, na medida que foram se desenvolvendo os cruzamentos, direcionados em apurar as qualidades de retorno dos pombos-correio, os pombos mais aptos apresentavam carúnculas maiores, neste sentido se tentássemos eliminar da criação os pombos que apresentam carúnculas maiores ou defeituosas, poderíamos estar eliminando pombos mais aptos a cumprir o papel de retorno. Na Alemanha, chegou a ser desenvolvido um estudo, indicando que cristais metálicos estariam presentes nas carúnculas dos pombos e que esses cristais seriam responsáveis pela percepção do campo magnético da terra pelos pombos, porém este estudo não foi conclusivo.
    Quanto ao tamanho dos poleiros, tem em média 10 cm de comprimento por 5 cm de largura e as duas abas em V invertido tem cerca de 13 a 15 cm de comprimento por 10 cm de largura cada uma.
    Quanto aos cruzamentos, todas as raças de pombos da espécie “Columba livia” tanto da forma selvagem (pombo das rochas), quanto da forma urbana (pombos de rua), quanto da forma doméstica (Pombos-correio, Gravatinha, Rabo de Leque, Romano, King, Cambalhota, etc) cruzam entre si normalmente. O Torcaz, ou Asa Branca até cruzam com pombos, mas os filhotes nascem estéreis, assim como acontece com o jumento que é filho do burro com a égua.
    Mais uma vez obrigado, este blog tem como objetivo dividir um pouco do conhecimento adquirido por estas aves que aprendi a amar desde a infância, e nada melhor do que histórias para poder melhor dividir conhecimento.

  15. Avatar de José
    José

    Boa noite Márcio, eu de novo… Vi na internet uma raça de pombos chamada Pombo Currier, pelo que eu li, me pareceu que seriam um tipo de pombo correio desenvolvido na Inglaterra, isto está correto?
    Vc sabe de algum criador de pombo correio na região de Campinas SP para eu adquirir alguns e começar minha criação?
    Mais uma vez muitíssimo obrigado por compartilhar seus conhecimentos e pela sua paciência!
    Um grande abraço!
    José

  16. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi José, desculpa aí, estava viajando ontem.
    Você fala da raça “English Carrier pigeon”. A palavra Carrier deriva do Latim “Courier” que significa mensageiro e deu origem ao nome Pombo-correio, (pomba mensageira em espanhol).
    Esta raça “Carrier” eu não conheço muito bem, já vi um casal de perto, eles são mais esguios que os correios, mas não sei dizer como é o desempenho deles em relação aos correios, hoje eu não conheço nenhum criador que tenha esta raça, mas com certeza tem criadores aqui no Brasil.

  17. Avatar de José
    José

    Oi Márcio, tranquilo? acho que me expressei mal, peço desculpas. Vc tem conhecimento de algum criador de pombos correio (esses normais) aqui na região de Campinas? Obrigado mais uma vez por compartilhar do seu vasto conhecimento. Um grande abraço.

  18. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi José, kkkkk Ah tá, acho que confundi tudo, eram perguntas diferentes em um mesmo comentário, Você queria conhecer sore uma raça, mas adquirir correios, isso?
    Pombos dão muitos assuntos, rsrsrsrs e eu gosto de falar sobre isso, nem sempre eu tenho razão, mas são questionamentos como o seu que também me fazem aprender mais, ou relembrar assuntos esquecidos, então eu agradeço por cada um que pergunta alguma coisa.
    Então o site da Federação está sendo reestruturado e até agora eu não consegui encontrar os contatos dos criadores por localidade, nem por nome, mas se você permitir, eu posso pedir a alguém de São Paulo para te incluir em algum grupo de WhatsApp da região. Envia seu número pelo e-mail marciocedae@gmail.com que eu peço para incluir você lá.

  19. Avatar de José
    José

    Obrigado Márcio, mandei um e-mail prá você.

  20. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ok

Deixe uma resposta