Digestão, uma Função Importante

 

O sistema digestório dos pombos é semelhante ao dos seres humanos, apresentando algumas características peculiares, como o metabolismo, muito mais acelerado, fazendo com que, o processo de digestão seja muito mais rápido.

 

Também a presença de um papo, onde são armazenadas as sementes, antes que estas cheguem ao estômago, que é constituído por duas partes, o proventrículo, também conhecido como estômago químico, que é uma pequena cavidade onde as sementes sofrem a primeira ação dos sucos digestivos, e a moela, ou estômago mecânico, onde os alimentos são efetivamente triturados, geralmente com a ajuda de grãos de areia que o pombo engole junto às refeições.

 

Saindo da moela, o próximo compartimento é o duodeno, que forma uma alça em torno do pâncreas e diferente da maioria das aves e mamíferos, os pombos, assim como os periquitos, não tem a vesícula biliar, embora este órgão esteja ausente, a bile é produzida normalmente pelo fígado. É aqui no duodeno que começam a ser absorvidos os primeiros nutrientes digeridos.

 

Em seguida chegamos ao intestino delgado, dividido em jejuno e íleo, onde quase todos os nutrientes, provenientes da dieta, são absorvidos, como os carboidratos, as proteínas e os lipídios, além da água, eletrólitos, vitaminas e ácidos biliares.

 

Enfim chegamos ao intestino grosso, dividido em ceco, cólon e reto, onde uma nova etapa da digestão acontece. O intestino grosso não possui enzimas digestivas, e só é possível continuar o processo digestório aqui, por conta da famosa “Flora Intestinal”, que na verdade são: uma série de microrganismos, principalmente fungos e bactérias, responsáveis pela fermentação e digestão dos nutrientes que não foram digeridos anteriormente, os probióticos fazem parte deste grupo de microrganismos.

 

Atualmente estamos substituindo o termo “Flora Intestinal” por “Microbiota Intestinal” por se ajustar melhor aos organismos que a compõem.

 

Todos os nutrientes digeridos são encaminhados para o fígado, para serem processados e enfim encaminhados para a sua utilização final em cada parte do corpo.

 

Por fim alcançamos o reto, onde a urina é acrescentada aos excrementos, e chegamos ao fim desta viagem, sendo evacuados pela cloaca.

 
Sistema Digestório
 
Aparelho Digestivo

Papo 1
Fígado 2
Proventrículo 3
Saco cego da moela 4
Baço 5
Alça duodenal envolvendo o pâncreas 6
Jejuno 7
Divertículo vitelino 8
Íleo 9
Ceco 10
Cólon do intestino grosso 11
Cloaca 12
Abertura da cloaca 13
Vasos mesentéricos craniais 14
Nervo e artéria isquiáticos 15
Músculo Grácil e adutor 16

 

Do outro lado temos os alimentos, sementes no caso dos nossos pombos, dos quais retiramos os nutrientes necessários para que possamos sustentar a vida. Mas afinal do que são formados os alimentos que ingerimos?

 
DO QUE SÃO FORMADOS OS ALIMENTOS
 

Todo alimento processado no sistema digestivo, contém quatro grupos de nutrientes essenciais a serem absorvidos: Carboidratos, Lipídios, Proteínas e vitaminas e sais minerais.

 

CARBOIDRATOS – ou Hidratos de Carbono, conhecidos como açúcares, tem a função de promover a energia necessária para o funcionamento de todo o organismo, onde os mais comuns são: glicose, frutose, galactose, sucrose lactose e maltose, entre outros.

 

LIPÍDIOS – as famosas gorduras, são componentes primordiais na construção das membranas celulares, participam da regulação corporal da temperatura, e também são utilizados como fonte, para produção de energia, quando os níveis de carboidratos estão baixos. Os mais comuns são: colesterol, ácidos graxos, monoglicerídeos, lisoecitina e fosfolipídeos.

 
Sementes

PROTEÍNAS – participam da construção de todo o organismo, e são constituídas na sua forma mais simples pela combinação entre 20 aminoácidos, produzindo as mais variadas partes do corpo, como pele, ossos, penas, etc. em último caso, também podem ser utilizadas para a produção de energia, quando os níveis de carboidratos e lipídios estão baixos.

 

VITAMINAS E SAIS MINERAIS – os sais minerais, também chamados de eletrólitos, juntamente com as vitaminas, têm função reguladora, e ajudam a manter o organismo em equilíbrio.

 

No próximo artigo vamos descobrir o que acontece com os alimentos a medida que são conduzidos por cada um destes órgãos, e assim entender como funciona o sistema digestivo dos nossos atletas, logo abaixo temos um pequeno resumo do que nos espera.

 
RESUMO – Sistema Digestório:
 

Papo: armazenamento inicial do alimento.

Proventrículo: início da digestão dos carboidratos.

Moela: início da digestão das proteínas, continuação da digestão dos carboidratos e início da absorção da água e eletrólitos.

Duodeno: início da digestão dos lipídeos; continuação da digestão dos carboidratos e das proteínas; e início da absorção dos carboidratos.

Intestino delgado: continuação da digestão dos carboidratos, das proteínas e dos lipídios; início da absorção das proteínas e dos lipídeos; e continuação da absorção dos carboidratos, além da absorção da água, vitaminas e dos eletrólitos.

Intestino grosso: reinício do processo de digestão dos carboidratos, proteínas e lipídios, agora mediado pelas bactérias, com produção de vitaminas e outros nutrientes, e continuação da absorção dos carboidratos, proteínas, lipídeos, água vitaminas e eletrólitos antes que sejam eliminados pela cloaca.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

18 respostas para “Digestão, uma Função Importante”

  1. Avatar de Ermeson santos
    Ermeson santos

    Boa tarde…eu crio pombo mais so que o meu fica preso e solto uma ou duas vez por dia e quando eles tão solto fica indo pra plantas para cata os grão de adubo como ” estrume de vaca” ai eu queria sabe se posso coloca areia dentro de algum caco para eles catarem ou alguma ração especial para eles sei que os grãos de areia ajuda na digestão dos pombos…queria sabe se alguém pode mim ajuda…

  2. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    boa noite preciso de ajuda crio pombos tb mais eles fica preso e solto uma vez por dia mais ele n cata garões de areia sera que vc pode mim dizer que eu boto para ajuda na digestão….sera que tem alguma ração especifica para isso…sera que pode mim ajuda ???

  3. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ermeson, sim os pombos procuram grãos para ajudar na digestão.
    Comercialmente existe o GRIT, uma mistura que contém areia, argila, farinha de ostra e carvão vegetal, mas não é muito fácil de encontrar.
    Se você morar perto do mar pode usar areia de praia ela já contém fragmentos de ostra, se não, pode usar areia de rio, aquela mesma areia lavada, usada na construção, e para complementar pode usar tijolos e carvão de churrasco triturados, mas antes de oferecer aos pombos coloque em uma bandeja e asse no forno por pelo menos dez minutos, depois de tê-lo aquecido.
    Você também encontra em lojas de animais farinha de ostras e areia para gatos, que também devem ser levados ao forno antes de ser aplicado aos pombos.

  4. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Nossa Marcio vc mim ajudo muito com isso….obrigado mesmo… eu crio pombo por que gosto, mais ainda n tenho condições de cria pombos de corrida ainda mais um dia pretendo ser um COLUMBÓFILO…assim como vários criado assim como vc , um grande criado, que crio esse blogger para tira minha duvida e de outros.!
    obrigado mesmo vou fazer isso que vc mim passo.

  5. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Que bom que as informações foram úteis, fico feliz por ter ajudado!
    Mas veja que você não precisa de muito para ter uma criação de pombos-correio, com apenas um casal você já tem condições de iniciar um bom plantel, até porque você já cria pombos, os detalhes dos cuidados você adquire na prática!

  6. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    verdade…obrigado mais um vez…

  7. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Marcio Coelho > Pode dar sal mineral separado da ração ?

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Ermesom, pode sim, mas em pouca quantidade!
    Em média 5 gramas (uma colher de chá), aquela pequenininha, para cada 100 (cem) pombos.
    Alimentos a base de sementes contém pouco sódio, algumas até contém quantidades suficientes de potássio, cloro e outros minerais, mas não de sódio, que é fundamental na absorção da glicose e para outras funções no organismo.
    A melhor forma de acrescentar sódio na dieta é através do sal, porém deve ser administrado em pouca quantidade, pois o excesso não será absorvido e provocará perda de água do organismo, que pode levar à morte por desidratação.

  9. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Obrigado Marcio !

  10. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Disponha, sempre que precisar estarei às ordens!

  11. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Marcio. meus pombos é preso e solto eles uma vez por dia eu posso ta dando comida duas vez ao dia ? e poderia mim dizer qual melhor hora para eu da o alimento de manha e outra hora para eu dar a atarde ?

  12. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Alimentação eu to dando milho e girassol pode causa algum problema pros pombos ????

  13. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Pode sim, você pode escolher o horário que ficar mais fácil para você, pode ser a metade pela manhã e a outra ao meio dia, ou à tarde; ou ainda a metade à tarde e a outra ao entardecer, ou à noitinha, não tem problema, os pombos se adaptam ao horário que você tiver disponível para tratar deles.

    O mais importante é você repetir todos os dias no mesmo horário, eles aprendem o horário certinho depois de algum tempo. O que não pode é dar comida em horários diferentes a cada dia, senão os pombos não descansam pois ficam agitados o dia inteiro sem saber que horas vai chegar a comida a cada dia.

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ermeson, a semente de girassol é muito importante durante a muda, mas você não deve dar só isso junto com o milho, o ideal é que você acrescente outras sementes na ração. Se você não tiver acesso à mistura para pombos que já é vendida pronta no mercado, você pode encontrar comprar separado estas sementes abaixo sem muitas dificuldades:

    50% de milho, 15% de ervilha, 12% de soja, 10% de sorgo, 5% de girassol 5% de lentilha e 3% de painço.

  15. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Marcio estou muito grato por vc ta tirando minhas duvida….certo irei fazer isso….mais umas fez obrigado !!

  16. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    De nada Ermeson, Uma ração mais equilibrada ajuda aos pombos se manterem mais saudáveis.

  17. Avatar de Vera Franceschin
    Vera Franceschin

    A ração de periquito, canario ou calopsita serve
    para o pombo correio ?

  18. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Vera, substitutivamente serve sim! Os pombos são aves granívoras e se alimentam de basicamente todos os tipos de sementes.
    O grão mais básico para eles é o milho, que pode compor até 60% da ração.
    Porém se o objetivo for competição ou procriação de reprodutores, é necessário uma ração mais balanceada.
    Existem em algumas regiões no Brasil, a comercialização de uma mistura específica para pombos, que é muito semelhante a mistura para galos.

Deixe uma resposta