O Desempenho dos Pombos Jovens 3ª parte

O Desempenho dos Pombos Jovens 3ª parte

Se você não leu os artigos anteriores eu sugiro que faça isso antes de seguir adiante, pois esta analise faz parte de um trabalho que depende do acompanhamento de todas as etapas para não comprometer uma melhor compreensão do todo.

 

O Desempenho dos Pombos Jovens
PRIMEIRA PARTE
SEGUNDA PARTE
VOCÊ ESTÁ AQUI
QUARTA PARTE
CONCLUSÃO

 

Agora vamos avaliar a segunda prova que aconteceu no Alto do Imbé, cujas coordenadas podem ser conferidas em: 21º 59’ 40,68” S – 41º 58’00,51” W – altitude 421 m, nesta prova as condições climáticas ajudaram bastante, a dificuldade ficou por conta do labirinto de montanhas que se formavam no trajeto de retorno. Como a prova seguinte seria a de Santa Maria Madalena, que fica do outro lado do paredão, optamos por não pular a prova do Alto do Imbé, justamente para que os pombos pudessem se habituar com o local, veja no detalhe do perfil o local onde foram soltos os pombos nestas últimas três provas.

 
Perfil do Rio de Janeiro

Uma ressalva com relação a este perfil é que ele se trata de um corte na altura da baía de Guanabara, onde as altitudes são maiores e o paredão é mais íngreme, no local das soltas o Graben, que é a falha entre os Hosts, quase não existe, ficando o Host dos maciços litorâneos bem junto ao Host da serra do Mar, formando o labirinto de montanhas pelo qual os pombos deveriam passar, se você ampliar a imagem facilitará a visualização da linha vermelha tracejada, ela indica a altitude média de voo dos nossos pombos-correio.

 

Agora se você não entende nada de Host e Graben, estes termos são da área da Geologia, basta fazer uma busca no Google que vai encontrar muitas matérias interessantes a esse respeito.

 

Os pombos fizeram o percurso em 45 minutos, considerando que o trajeto teve muitos desvios, a velocidade ficou dentro do esperado, novamente os pombos da Equipe Lilás foram os primeiros a ser registrados, mas desta vez os da Equipe Laranja obtiveram um desempenho melhor que os da Equipe Verde, que não marcou nenhum ponto, assim como os da Equipe Azul também não marcaram nada, já a Equipe amarela conseguiu uma marcação no finalzinho da folha.

 
Solta do Imbé 2007
 

Notem que logo após o limite dos 20% chegaram ainda um pombo da Equipe Laranja e outo da Equipe Azul, cujos pontos não foram computados em função da regra escolhida e a marcação do pombo da equipe amarela pode ter sido em função do tempo reduzido de voo, permitindo que conseguisse ainda chegar junto com os primeiros grupos.

 

Quanto aos pombos da Equipe Verde, os mais jovens não têm ainda o ímpeto de chegar e entrar rápido, eles gostam de ficar brincando antes de entrar e acabam perdendo tempo, até porque, apesar de se tratar de provas curtas, eles não foram soltos com fome, como costumo fazer com os pombos de Velocidade.

 

Como o mais importante nesta fase é o aprendizado, considero que estando bem alimentados, os pombos possam assimilar melhor o que espero deles. A medida que os treinos vão se prolongando eles passam a entrar mais rápido na chegada, por que aprendem que quem entra primeiro fica com as melhores guloseimas.

 
Classificação Imbé 2007
 

Como a prova foi bem mais rápida que a anterior muitos pombos demoraram a entrar e pode ser que os pombos das Equipes Azul e Amarela que entraram antes dos pombos da Equipe Verde tenham chegado juntos, mas entraram primeiro por estarem mais desgastados, porém isso não os desqualifica no resultado final da prova, afinal o que vale é o registro de entrada, e neste caso os pombos da Equipe Verde falharam.

 

Mas ainda continua cedo para tirar conclusões, por isso precisamos ter cautela, pois uma decisão errada pode colocar tudo a perder, precisamos então continuar acompanhando o desenvolvimento dos pombos afim de tirar todas as dúvidas.

 

Mas vamos fazer a análise da porcentagem novamente para ver se encontramos algum padrão que possa nos esclarecer alguma coisa?

 

A Equipe Lilás registrou três pombos, alcançando o percentual de 25,00%, permanecendo acima da média que é de 20%.

 
Em segundo a Equipe Laranja, com duas marcações e marcando os mesmos 16,66% da prova anterior.
 
E finalmente a Equipe Amarela com uma marcação, alcançando o percentual de 10,00%.
 
As Equipes Azul e Verde ficaram no 0%
 
Porcentagem Imbé 2007
 

Então vamos acompanhar a terceira prova que foi realizada em Santa Maria Madalena, nas seguintes coordenadas: 21º 57’ 24,46” S – 41º 59’ 32,65” W – altitude 667 m. Como eu havia informado no primeiro artigo desta série, por algum erro de comunicação, a pessoa que ficou responsável pela marcação dos meus pombos, acabou registrando apenas os pombos da Equipe Verde, e nenhum das outras equipes, mesmo tendo os outros chegado primeiro, mas nem por isso vamos deixar de avaliar o desempenho dos pombos nesta prova também, só que neste caso vamos comparar o desempenho dos pombos da Equipe Verde com o restante dos pombos que participaram desta prova, que eram mais velhos que eles.

 

Eu fui o único criador a colocar pombos tão novos para participar destas provas, os outros columbófilos só enviaram pombos com cinco meses ou mais, por ainda não acreditarem que pombos mais jovens fossem capazes de cumprir esta tarefa.

 
Solta de Madalena 2007
 

Quando olhamos para o resultado por si só, percebemos logo que os pombos mais jovens têm uma ligeira desvantagem contra outros mais velhos, e sobre esta primeira análise poderíamos estar convictos disso. A participação de pombos externos nesta prova foi importante para comprovar se os meus pombos poderiam se apresentar de forma competitiva ao enfrentar outros pombos do mesmo ano, o que no caso da Equipe Verde, nesta fase e para esta prova não estavam.

 
Classificação Madalena 2007
 

Mas o que teria acontecido? Os pombos da Equipe Verde começaram tão bem, com uma marcação tão expressiva na primeira prova e com um grau de dificuldade bem maior, para não marcar nada na segunda prova e agora tão atrás na folha.

 

Depois de muito fazer contas, comparar resultados e analisar toda a situação cheguei à conclusão que na verdade dois fatores podem ter contribuído para este fato.

 

Primeiro: em quinze dias a muda teria avançado pelo menos uma pena para os pombos da Equipe Verde, provocando uma pequena queda no rendimento.

 

Segundo: este mesmo fator teria influenciado os pombos dos outros Columbófilos, principalmente os pombos do Luis Carlos Brito que por estarem em uma etapa da muda mais avançada, aumentaram seu rendimento da primeira para a terceira prova.

 

A soma destes dois fatores seria perfeitamente plausível para provocar a mudança observada.

 

Outro detalhe importante é que nenhum dos pombos designados da Equipe Verde foi registrado nesta prova, indicando que aqueles pombos que tiveram melhor desempenho nas provas anteriores não o fizeram nesta prova.

 

Seria isto uma indicação de que estaria designando os pombos errados? Claro que não! Esta inconstância nas primeiras participações de um pombo jovem em corridas pode ser considerada normal, pois ele ainda está em fase de desenvolvimento e aprendizado. Um outro detalhe curioso é que esses pombos só marcaram exclusivamente nesta prova e nem uma outra mais.

 

Estes inconvenientes também aconteceram com os outros criadores, que não estavam conseguindo designar bem seus pombos, havendo uma inversão completa, os pombos que marcaram bem nesta prova, em geral foram mal nas outras.

 

Um ponto positivo para a Equipe Verde nesta prova foi a porcentagem de pombos que pontuaram na prova que alcançou 27,58%, ficando acima da média.

 

No próximo artigo vamos fazer uma análise da última corrida, antes de fazer um fechamento sobre o desempenho geral dos pombos.

 

O Desempenho dos Pombos Jovens
PRIMEIRA PARTE
SEGUNDA PARTE
VOCÊ ESTÁ AQUI
QUARTA PARTE
CONCLUSÃO

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta