Serra ES

Antes de Começar a Treinar, um Voo Simulado

Os filhotes já estão crescidinhos, estão dando os primeiros voos em cima do pombal, fazendo um monte de peripécias na maior alegria. Isso indica que a época para começar os treinos na caixa se aproximam, mas antes de fazer isso precisamos saber que tipo de provas estes pombos enfrentarão quando estiverem adultos.

 

Então é preciso conhecer o percurso para o qual estes pombos devem ser preparados, é nesta hora que precisamos parar e pensar como voa um pombo? Você já fez isso algum dia? Já pensou em olhar para uma prova como se fosse um pombo? Ou do ângulo como o pombo enxerga?

 

Pois bem, é isso que eu venho propor a você hoje! Vamos pegar um exemplo real para isso! Aqui ao lado tem o anúncio de uma prova, o Derby de Filhotes Campos dos Goitacazes, que será realizada no mês de julho e os filhotes deverão ser preparados para competir em uma distância de 510 Km, entre Teixeira de Freitas, na Bahia e Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro. Vejam no vídeo abaixo uma animação do Google Earth mostrando o caminho que os pombos deverão percorrer para cumprir a prova.

 

 

O que foi? Achou estranho o mapa? Está de cabeça para baixo? Não meu amigo, rsrsrs não tem nada de errado com o mapa não! O que acontece é uma coisa muito comum entre nós, por causa de nossos conhecimentos prévios, eles nos impedem de ver as coisas de um modo diferente daquele que aprendemos, nos fazendo pensar que estão erradas, mas não é bem assim!

 

Normalmente quando olhamos um mapa, colocamos o norte para cima e o sul para baixo certo? Porém isso é apenas um artifício para que tenhamos uma referência e através dela possamos nos localizar, mas quando você está em um determinado lugar e tem que se deslocar para outro, você olha adiante e segue para frente, não é mesmo? Esse negócio de andar para trás é coisa de caranguejo. Então por isso precisamos olhar as coisas de um modo diferente, para que possamos enxergar como realmente elas são! Pois é assim que os pombos irão ver quando forem soltos das caixas de transporte!

 

Muito bem, agora que já nos habituamos com a nova forma de olhar o mapa, precisamos atentar no seguinte: quando fazemos o percurso virtual, a princípio, parece que tudo é muito simples, mas não se deixe enganar, para concluir este percurso em um dia normal, os Pombos-Correio levariam no mínimo seis horas e meia. Para pombos jovens então o tempo pode ser ainda maior, além de que, se eles fizerem exatamente este percurso terão que atravessar a cadeia de montanhas, no Espírito Santo, que se estendem desde as imediações de Ibiraçú até Iconha, cuja altitude varia entre 1.000 m e 2.000 m de altitude, mas nós sabemos que os pombos não tentam passar por cima delas, eles desviam deste obstáculo contornando.

 

Relevo ESTem muita gente que faz pesquisas em várias áreas muito interessantes para nós columbófilos, por exemplo: o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo disponibiliza um Modelo Digital de Elevação que mostra claramente este relevo, que em conjunto com o litoral, formam um funil, direcionando os pombos para Vitória, clique no mapa ao lado para ampliar.

 

Mapa eólicoOutro estudo muito interessante é o de potencial eólico, clique no mapa ao lado para ampliar, neste caso é um estudo dos ventos na região sudeste mostrando que os ventos nesta localidade onde a prova é realizada atingem os valores médios mais altos de toda a região, no caso vento lateral, entre 7 m/s e 9 m/s que empurram os pombos para o continente, ou contra a cadeia de montanhas.

 

Essa cadeia de montanhas invariavelmente empurra os pombos para o litoral, daí o sentido de funil, por isso ouvimos tantos relatos de pombos cruzando sobre Vitória e demais cidades litorâneas, como Guarapari e Marataízes, quando estão chegando das provas, além do litoral servir como referência para que os pombos possam retornar, o que também já foi comprovado.

 

Mas vamos voltar para a ideia principal! Você já se colocou no lugar de um Pombo-Correio percorrendo esta distância? Não!!! Então assista o vídeo abaixo, ele mostra uma simulação que eu fiz no Google Earth, partindo de Teixeira de Freitas e voando em uma altitude média de 200 metros acima do solo, que é a altitude média de voo dos pombos-correio, até chegar em Campos dos Goitacazes, é claro que o vídeo foi acelerado para que você possa fazer todo o percurso em apenas meia hora, para isso a velocidade utilizada foi aumentada mais de 12 vezes. Um pombo alcança em média a velocidade de 1.300 metros por minuto, no vídeo a velocidade é de 16.600 metros por minuto, o que dá aproximadamente 1.000 quilômetros por hora.

 

 

Percurso da prova de Teixeira de FreitasNo mapa ao lado você pode acompanhar todo o percurso feito no voo simulado. Nesta experiência, tentei voar usando apenas meus instintos e o conhecimento geográfico que já possuo da região, mas sem a bússola cheguei a errar feio no meio do caminho. Inicialmente logo depois de partir de Teixeira de Freitas em direção ao sul, acompanhando a BR 101, acabei desviando um pouco para a direita, saindo da rota sem perceber, se eu continuasse nesta direção iria passar por fora de Campos dos Goitacazes e iria parar em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. Só percebi isso quando cheguei na cidade de São João do Sobrado, pois eu deveria estar passando a 50 quilômetros pelo lado esquerdo, então resolvi desviar minha rota um pouco para o litoral, para tentar seguir um ponto de referência melhor, e assim também desviar da serra no centro do Espírito Santo. Só que acabei fazendo um desvio maior do que imaginava e acabei alcançando o mar antes ainda de Linhares, mas no litoral seria mais difícil me perder, pois bastaria vir acompanhando por ele até chegar na divisa com o estado do Rio de Janeiro e ficaria fácil achar a cidade de Campos. Mas eu não queria tanta facilidade, afinal eu estava me colocando no lugar de um pombo que nunca tinha feito este percurso, então corrigi a rota pelo alinhamento das cidades e segui direto, até chegar ao destino.

 

Mas qual o objetivo disso tudo? A partir destas informações você pode elaborar seu cronograma de treinos, por exemplo, o treinamento diário para modalidade de Meio Fundo; definir as possíveis rotas de chegada dos pombos, que costumam seguir estradas de ferro, rodovias, leito dos rios, litoral, etc. que podem servir como referências para que o pombo reconheça o caminho; quando começar os treinamentos, que dependerá da data de realização da prova, além de outros mais.

 

Muito bem, até aqui você só assistiu a viagem, quer tentar fazer por você mesmo a rota dos seus pombos e chegar ao destino? Para isso basta ter instalado o Google Earth no seu computador, entrar no modo simulador de voo e escolher seu avião para realizar esta aventura. Para voar em linha reta, você até consegue usar o teclado, mas se quiser ter uma experiência mais realista você pode usar um joystick, mas não se engane, embora pareça fácil, para que consigamos ter sucesso na viagem precisamos dos instrumentos de voo. No vídeo eun eliminei quase todos, mas para conseguir manter a altitude correta tinha que ficar o tempo todo conferindo para corrigir. Então boa sorte, se tiver alguma dúvida, basta relatar nos comentários logo abaixo ok.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Antes de Começar a Treinar, um Voo Simulado”

  1. Avatar de Jadson Cavalcante
    Jadson Cavalcante

    Esse Blog é excelente, continue postando artigos…

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Jadson, Muito obrigado, estou planejando escrever novos artigos a partir de 2021, estou concluindo minha faculdade de Biologia, estarei colando grau em março de 2021.

  3. Avatar de Jadson Cavalcante
    Jadson Cavalcante

    Show de bola… 👏👏👏👏 Estarei no aguardo dos novos artigos.

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Ok.

Deixe uma resposta