Dove

Quando Posso Começar a Treinar meus Filhotes

Depois de quebrar muito a cabeça sobre este assunto, descobri detalhes que parecem ser bastante significativos, no que diz respeito à capacidade de aprendizado dos pombos-correio. Saber voltar para casa é uma característica própria destas aves, porém a forma como eles conseguem fazer isso pode ser melhorada, e quanto mais cedo estas aptidões são despertadas, melhor será a capacidade individual de cada pombo.

 

Isto quer dizer que quanto tempo mais eles demorarem para começar a colocar em prática suas aptidões, mais difícil fica para eles saber voltar para casa. Por exemplo: se você deixar um pombo durante um ou dois anos só voando em cima de casa, acasalando e tirando filhotes, com o intuito de fazê-lo criar “amor pelo pombal”, para depois começar a coloca-los em provas, julgando que assim ele terá mais ímpeto para voltar, dificilmente ele dará alguma coisa, o mais provável é que ele suma logo nas primeiras provas.

 

Resumindo, pombo que não aprende cedo vira “Burro Velho” e dificilmente muda de opinião.

 

Mas então, o que eu posso fazer para ajudar meus pombos a superar esta etapa?

 

Depois de vários testes, consegui definir como idade mínima para começar os treinos com os filhotes a idade de 60 dias de vida, ou seja, a partir de dois meses os filhotes já estão em condições de realizar o primeiro treino nas caixas de transporte. Mas para que isso funcione corretamente é necessário ter seguido o método que ensinei no artigo anterior para separar os filhotes ainda com 22 dias de vida e fazer um período de ambientação nas caixas de transporte.

 

Os pombos são muito inteligentes e se adaptam a qualquer tipo de treinamento, qualquer um mesmo. Eles na verdade gostam das regras, e quando nascem sob elas, fica mais fácil obedecerem ao longo da vida, no regime de semi-confinamento ao qual são submetidos.

 

BirdO primeiro passo é a adaptação dos filhotes com as caixas de transporte. Para quem separou os filhotes bem cedo, com 22 dias de idade, utilizando uma gaiola para ambienta-los no pombal, o trabalho ficou mais simples, pois seus filhotes já reconhecem ambientes confinados (o ninho e a gaiola) como locais seguros, e que fornecem proteção.

 

Então uma semana antes de realizar o primeiro treino, você vai coloca-los na caixa de transporte, logo depois de o sol se pôr, e vai arrumar um local seguro para que as caixas possam ficar à noite.

 

Pode ser na garagem, na área de serviço, dentro de casa, qualquer lugar seguro, desde que não seja nos arredores do pombal, mas que você possa observar o comportamento dos filhotes, para saber se eles estão tranquilos ou existe alguma briga entre eles, pois é importante não deixar pombos brigões juntos nesta etapa.

 

Portanto é recomendável que você utilize a metade da capacidade da caixa, com os filhotes, por exemplo: se sua caixa de transporte acomoda vinte pombos, coloque apenas dez ou quinze. Um filhote que se sinta oprimido ou sem espaço no pombal ou na caixa de transporte pode perfeitamente procurar outro local para ficar, aliás, a opressão e a falta de espaço, são as maiores causas de perdas de filhotes na adução. Se mesmo assim tiver algum pombo mais brigão, deixe-o sozinho em outra caixa, mas coloque a caixa ao lado dos outros, para que possa perceber a presença deles.

 

No dia seguinte, logo pela manhã, solte os filhotes bem perto, pode ser no quintal, ou mesmo na rua em frente de casa, o mais importante aqui é apenas a ambientação na caixa de transporte, antes de se começar os treinos propriamente ditos.

 

O primeiro treino então pode ser realizado entre 1 e 2 Km de distância do pombal, depois que os filhotes tiverem completado 60 dias de vida, mas lembre-se que os filhotes já devem ter começado os primeiros voos sobre o pombal pelo menos vinte dias antes de ser realizado este primeiro treino. Depois a cada final de semana você vai distanciando mais as soltas, 5 Km, 15 Km, 30Km, 50Km, 100 Km e 150 Km.

 

Para facilitar, fiz esta pequena tabela para que você possa se organizar melhor.

 

Etapas do Treino

 

Observe que a alimentação, no dia do embarque, deve ser oferecida à vontade para os filhotes, somente até ao meio dia, pois se eles comerem após este horário podem vomitar durante o transporte à noite.

 

Os primeiros treinos, preferencialmente, devem ser na mesma direção das soltas oficiais, e não devem ultrapassar os 150 Km. Depois aleatoriamente, você pode fazer treinos em outras direções, para que os filhotes possam fazer um reconhecimento da região próxima ao pombal, que necessariamente não precisam ser maiores que 60 Km.

 

O mais interessante nestes treinos não é a distância que os filhotes terão de voar, mas o grau de dificuldade que estes treinos apresentarão, porém isso já é assunto para outro artigo. Logo aqui abaixo vocês podem ver um vídeo com um breve resumo de parte dos treinamentos que realizei com meus pombos. De onde estou produzindo um artigo científico, cujos resultados, a medida que forem ficando prontos, também estarão disponíveis aqui no Blog. Então divirtam-se.

 

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

14 respostas para “Quando Posso Começar a Treinar meus Filhotes”

  1. Avatar de Diego
    Diego

    mais uma vez parabéns pelos relatos !!!

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Valeu Diego, muito obrigado!

  3. Avatar de Wilkson Wil
    Wilkson Wil

    Showww parabéns site fico top.

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Valeu Wilkson, muito obrigado, fique a vontade para perguntar o que quiser ok.

  5. Avatar de Marlon
    Marlon

    Parabéns tô lendo todos artigos

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado Marlon, qualquer dúvida é só perguntar!

  7. Avatar de Robson Santana da cruz
    Robson Santana da cruz

    Boa tarde!
    Tudo bem? Tenho cerca de 16pombos , todos casais casados,so que de asa cortada, preciso saber qual medicação inicial posso dar e qual as vacinas anuais ,,,,pra verme,mosca, coccidiose
    Gogo,etc,,, obrigado e felicidade

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Robson, estou procurando o calendário de vacinas da FCB aqui mas o site mudou o layout, assim que encontrar eu envio pra você.

  9. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá mais uma vez Robson, segue o link da Federação Columbófila Brasileira onde está o calendário de vacinação que foi elaborado pensando na situação geral aqui no Brasil.
    http://www.fcb.org.br/noticia.php?id_noticia=81

  10. Avatar de Robson Santana cruz
    Robson Santana cruz

    Obrigado irmão

  11. Avatar de José
    José

    Excelente o seu trabalho!!!
    Uma dúvida, qual o tamanho daquela madeira que fica embaixo do poleiro e que protege o pombo que está no poleiro de baixo? O poleiro tem medidas específicas?

  12. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá mais uma vez José.
    Muito Obrigado.
    O poleiro tem em média 10 cm de comprimento por 5 cm de largura e as duas abas “uma de cada lado” tem cerca de 13 a 15 cm de comprimento cada uma.

  13. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Não é comum encontrar columbófilos brasileiros
    que se dispõe a compartilhar os conhecimentos de forma tão organizada e acessível como a que vi aqui, com ctz fez diferença pra mim.

  14. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Oi Vinícius, fico feliz por ter conseguido te ajudar.
    A ideia do Blog é justamente trazer esse conhecimento inicial para que cada um possa dar partida neste hobie tão apaixonante.

Deixe uma resposta