Voltando de São Carlos

Horário de Verão

O horário de verão foi criado para compensar uma diferença de quantidade de horas entre o dia e a noite, que acontece em função da inclinação do eixo da terra, que para nós, que estamos no trópico de Capricórnio, provoca uma diferença de mais de duas horas de duração entre o dia e a noite, enquanto a terra percorre seu trajeto anual para completar uma volta em torno do sol, afim de se economizar energia elétrica, deslocando o período mais ativo do dia para se explorar por mais tempo a utilização da luz natural ao entardecer, fazendo parecer que os dias ficaram mais longos.

 

Esta diferença é a responsável por termos o verão com dias mais longos e o inverno com dias mais curtos. Outro fator que contribui para a diferença é a distância em relação ao sol que é mais curta no verão e mais distante no inverno.

 

Veja na figura abaixo, quando chega o dia 21 de junho começa o inverno aqui no hemisfério sul, mas é verão no hemisfério norte, veja como o sol fica mais distante do Trópico de Capricórnio e mais perto do Trópico de Câncer.

 
Solstício de inverno
 

Mas tudo se inverte em 21 de dezembro, quando o sol fica mais distante do Trópico de Câncer no hemisfério norte, quando tem início o inverno e mais perto do Trópico de Capricórnio no hemisfério sul, dando início ao verão.

 
Solstício de Verão
 

Mas em que estas mudanças alteram a vida dos nossos pombos?

 

Nós usamos as horas para controlar o horário de dormir e acordar, mas quem regula o horário de despertar para os pombos e o restante dos animais é o sol. Os pombos acabam entrando no nosso ritmo, porque somos nós quem controlamos o seu horário, mas como o sol já vem nascendo cada dia mais cedo desde o dia 21 de junho, os pombos naturalmente já estavam defasados com o horário, então você passar a soltá-los uma hora mais cedo vai ser um alívio para eles, que já estavam ficando impacientes com a demora a cada dia tendo que esperar um tempo a mais para começar os treinos diários, porém isto não é um problema, pois os pombos se adaptam rapidamente as alterações diariamente.

 

A maioria das aves faz seus ninhos durante o verão por que os dias são mais longos e quentes e por isso tem mais tempo para buscar alimento. Os pombos não têm este problema, como podem armazenar uma grande quantidade de alimento, que em média é suficiente para abastecê-lo por até dois dias, nidifica o ano inteiro.

 

Sendo assim as mudanças que acompanham a entrada do horário de verão não atrapalham em nada o ritmo dos pombos.

 

Mas se você quiser ser radical como eu pode determinar soltar seus pombos para o primeiro treino do dia regulado pela hora do nascer do sol, eu costumava marcar cinco minutos depois do nascer do sol para soltar os pombos, então cada dia o primeiro treino era realizado em uma hora diferente. O maior espetáculo era poder ver o sol iluminando a parte de baixo dos pombos com um tom alaranjado, é um verdadeiro espetáculo da natureza.

 

Na internet existem muitos calendários que trazem os horários tanto do nascer como do pôr, tanto do sol como da lua, mas se você entrar no Google e simplesmente digitar “NASCER DO SOL” seguido do nome da sua cidade, automaticamente vai aparecer o horário previsto para o dia seguinte, é muito simples.

 
nascer do sol
 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta