Preparando os Reprodutores para o Derby

31 ago, 2015 por

Preparando os Reprodutores para  o Derby

Então… para começar, vamos tratar da primeira parte, que é a preparação dos casais que serão os reprodutores dos nossos borrachos. Como a prova do Derby apresenta as mesmas características de voo de um Columbódromo, você deve escolher casais que apresentam as qualidades necessárias para atender este quesito. Pombos que voam bem em Columbódromos são aqueles que apresentam, ainda muito jovens, as características próprias de retorno dos pombos-correio. Existem linhagens de pombos que só começam a marcar bem nas provas acima dos 400 Km, depois de um ano de idade ou mais, esses pombos não servem para esta modalidade de prova. Se você não sabe quais pombos tem esta qualidade, ou não sabe como fazer isso, escolha casais que tenham voado bem em Columbódromos. Praticamente todo criador tem em casa, algum pombo adquirido em um dos muitos Columbódromos realizados pelo Brasil, não é mesmo?

 

Escolhendo Reprodutores

Como o tempo é curto, pois iremos começar a juntar os casais já a partir de setembro, não há tempo hábil para eu descrever aqui no Blog, como escolher um bom reprodutor, então estas dicas, básicas, descritas aqui já serão de grande valor.

 

Depois de escolhidos os casais a próxima coisa a se fazer será deixá-los separados, machos e fêmeas por pelo menos trinta dias antes de juntá-los para reproduzir, e como eu vou ensinar a vocês uma técnica para tirar até oito filhotes de apenas dois casais para nascerem todos no mesmo dia, e para isso precisaremos de mais quinze dias, os reprodutores já deveriam estar separados desde o dia 19 de julho de 2017 para que pudéssemos juntá-los no dia 19 de agosto, pois como eu falei no artigo anterior, “Como me preparar para o Derby“, você não precisa esperar a entrega das anilhas para juntar seus casais, podendo fazer isso já no dia 1º de setembro para que os filhotes nasçam dia 30 de setembro, e quando as anilhas forem liberadas no dia 7 de outubro seus filhotes estarão com 7 dias de vida, portanto na época certa para anilhamento. Quem não quiser usar esta técnica basta seguir o procedimento normal ok.

 

Então suponhamos que você só tenha dois casais com as características necessárias, mas você precisa de cinco filhotes para o Derby, calma, não se desespere tem uma solução muito simples que você pode usar para tirar oito filhotes destes dois casais e todos eles nascendo no mesmo dia, é isso mesmo, todos os oito filhotes nascendo no mesmo dia, e ainda dá tempo para isso.

 

É tudo muito simples, como nós já sabemos o dia que vamos juntar os casais, basta ir no artigo “Quadro de Filhotes 2017”, procurar o mês de novembro e na segunda coluna que traz as datas para juntar os casais, localizar o dia 15 de outubro, para verificar as outras datas, como a da postura dos ovos, nascimento dos borrachos, início da muda, etc. Só que ao invés de usar esta data, você vai contar quinze dias antes para juntá-los, sendo assim os dois casais serão juntos no dia 1º de outubro de 2017, conforme a tabela, o primeiro ovo deverá ser posto dia 11 e o segundo dia 13, ainda em outubro, depois que eles colocarem cada ovo, você vai retirá-los e guardá-los em uma caixa de isopor, ou uma caixa de papelão, com areia, ou serragem no fundo, até uma caixa de ovos comum serve. Em seguida depois de onze ou doze dias a fêmea fará novamente a postura de mais dois ovos, observe que o primeiro ovo da segunda postura deve ter sido posto no dia 22 ou 23 de outubro, antes do prazo que precisamos que seria dia 24 de outubro, não se preocupe, está tudo certo! Este prazo é para que possamos organizar as coisas dentro do tempo ideal, pois atrasos sempre podem acontecer e você não pode contar que todos os pombos vão colocar os ovos no dia esperado, não é mesmo?

 

Se você já entendeu o esquema, percebeu que vai precisar de dois casais de “ama” para chocar os outros ovos, certo? Os casais de ama podem ter sido separados no dia 15 de setembro normalmente. Muito bem, vamos agora discutir os detalhes desta operação para que tudo possa correr bem.

 

Antes de mais nada, não podemos contar que as fêmeas irão colocar todos os ovos, e menos ainda no dia esperado, como já havia dito antes, muitas coisas podem acontecer, ovos podem quebrar, ou até mesmo gorar, então é sempre bom trabalhar com sobras, neste caso se você tiver três casais para usar como ama, melhor será.

 

Então ficamos assim, temos dois casais que irão produzir oito ovos em duas posturas consecutivas e mais três casais de ama, sendo um de standby.

 

Muito bem, como você deixou os casais separados por trinta dias, é conveniente na hora de junta-los, deixá-los separados por uma tela por um ou dois dias até que se acalme o ímpeto, pois os machos podem machucar muito as fêmeas se você os juntar direto.

 

Depois que você juntou os dois casais no dia 1º de outubro, vai aguardar os dez dias e assim que as fêmeas colocarem o primeiro ovo você vai substituí-los por ovos falsos, e vai anotar nos próprios ovos a data da postura e a qual casal ele pertence. É importante que você substitua os ovos logo assim que as fêmeas os puserem. Normalmente o primeiro ovo pode ser colocado até o final da tarde do décimo dia, já o segundo, normalmente a fêmea costuma pôr até ao meio dia do décimo segundo dia. Mas há casos onde a fêmea pode antecipar um ou dois dias, o que é muito raro, ou atrasar um pouco, o que é mais comum. Assim que elas colocarem o segundo você os retira juntamente com os ovos falsos para que o casal volte imediatamente ao ciclo de uma nova postura, que em casais com perfeitas condições, leva em torno de onze a treze dias. Anote no segundo ovo a data da postura e o casal ao qual ele pertence como fez com o primeiro. Esses ovos você vai guardar em um local fresco, onde possa permanecer à temperatura ambiente, até que chegue a hora certa de retorná-los ao choco, até uma caixa de ovos comum serve. Enquanto os ovos não retornam ao choco você vai ter que virá-los de ponta-cabeça três vezes por dia, pela manhã, à tarde e à noite, para que a gema não grude na casca, pois caso isso aconteça o filhote não consegue girar no ovo para picar a casca e acaba morrendo sem conseguir nascer. Os ovos podem ser mantidos nessas condições por até vinte e cinco dias, que permanecerão férteis. Em casos mais extremos ele pode ser conservado por mais tempo na geladeira.

 

Agora é a vez de juntar os três casais que servirão como ama, que deverá acontecer um dia depois da postura do segundo ovo dos reprodutores, que se tudo correr bem, deverá acontecer dia 14 de outubro. Depois que as fêmeas que você escolheu como reprodutoras fizerem a segunda postura, você vai retirar os ovos exatamente como fez com os anteriores, fazendo as anotações necessárias, sendo que desta vez você vai deixar ovos falsos no lugar, mas só nos casais reprodutores, os ovos das amas você não precisa trocar, nem retirar ainda.

 

Não deixe o primeiro ovo no ninho, mesmo que sejam aqueles que você vai reproduzir, quando isso acontece, o choco do primeiro ovo pode começar antes do segundo, fazendo com que um filhote nasça antes do outro, um dia de diferença na idade dos filhotes pode ser desastroso para o mais jovem, que pode não conseguir se desenvolver direito, pois o irmão mais velho vai sempre chegar primeiro que ele para receber a comida dos pais.

 

dois ovos

Mas vamos voltar ao assunto, se tudo correu bem, você tem agora oito ovos.

 

Então escolha dois dos três casais de ama, para chocar os ovos que você escolheu, pode ser qualquer casal, você pode inclusive aproveitar dois ovos de algum casal que serviria de ama e colocar também para chocar, só para garantir, pois assim você terá dez ovos chocando para suprir qualquer imprevisto.

 

Finalmente no dia 27 de outubro coloque todos os ovos juntos para chocar, substituindo os ovos falsos, ou os ovos das amas. Se tudo funcionar a contento, os casais permanecerão no choco por 18 dias, desta forma todos os filhotes irão nascer juntos dia 13 de novembro.

 

Naturalmente, pode acontecer de alguns casais colocarem os ovos em dias diferentes, isso é absolutamente normal, você pode colocar os ovos para eles mesmo assim, o único cuidado que deve ter será: que a diferença não ultrapasse 1 dia no caso da ama atrasar a postura ou três dias se ela adiantar.

 

Mas como assim?

 

Veja só! Se você passar os ovos para um casal que atrasou a postura e colocou o primeiro ovo no dia 26 de outubro, o choco só começará no dia 28, então ao invés de levar 17 dias, serão apenas 16, até aqui não há problema, só não pode ser menos que isso, se não os pais não terão ainda o “leite de pombo” para os filhotes. Assim como também não se deve colocar ovos para casais que tenham adiantado a postura mais de três dias, ou seja, tenha feito a postura do primeiro ovo no dia 21 de outubro, pois se o choco passar de 20 dias, o casal pode abandonar os ovos mesmo que os filhotes estejam picando o ovo e fatalmente você poderá perde-lo. A condição ideal está em colocar os ovos um dia após o início do choco, assim o período será estendido para dezoito dias, isso irá garantir que os pais terão o “leite de pombo” para alimentar os filhotes.

 

Atente que todos os ovos que serão colocados para chocar, devem ter sido postos até o dia 27 de outubro, se por acaso houver algum atraso na postura de algum reprodutor, você pode começar o choco um ou dois dias depois, no caso, dia 28 ou 29, sem prejuízo algum, desde que o casal que vá chocar os ovos não ultrapasse os vinte dias de choco ok. Neste caso todos os filhotes também terão o dia de nascimento adiado, ou só daquele cujo ovo ficou para trás, a escolha fica por conta do columbófilo.

 

Se não for colocar todos os ovos para chocar, os casais que sobraram podem ser separados três dias depois que tenha retirado os ovos. Eles precisam deste tempo para abandonar o choco, se você simplesmente separá-los assim que tirar os ovos, e coloca-los em outro viveiro, eles ficarão estressados tentando voltar para o ninho, achando que os ovos ainda estão lá. Ou ainda, para descansar o casal, você pode deixá-los chocar ovos falsos, pois assim permanecerão em estado de choco por até vinte dias ou mais, para só então entrar em processo de postura novamente, isso é melhor que retirar os ovos constantemente, pois aumenta o prazo entre uma postura e outra, evitando que a fêmea fique desgastada.

 

Nascendo os filhotes

Agora, se você quiser ou tiver condições, ao invés de usar três casais como ama para chocar dois ovos cada um, poderá usar oito casais como ama e colocaria apenas um ovo para cada um, isso fará com que o casal dedique atenção exclusiva para apenas um filhote, e você poderá acompanhar se o seu desenvolvimento está sendo satisfatório desde o início, podendo até descartar algum cujo desenvolvimento esteja mais atrasado. Lembre-se, como se trata de uma prova cujo desenvolvimento do pombo deve ser precoce, um filhote que atrasa no desenvolvimento poderá não servir para este tipo de prova, isso não significa que ele seja um pombo ruim, mas que não atende as necessidades que a prova exige, então não adianta perder tempo com ele certo, você pode anilhar ele com outra anilha que não seja do Derby para aproveitá-lo no campeonato normal.

 

Para facilitar, segue abaixo uma tabelinha com os dias marcados para cada evento, para que você possa tirar quatro filhotes do mesmo casal nascendo no dia 13 de novembro de 2017.

 
Tabela de Reprodução
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Deixe uma resposta