Como me preparar para o Derby

Atenção pessoal, agora é para valer, as anilhas do Derby serão liberadas a partir do dia 7 de outubro de 2017 e a prova, deverá acontecer logo na primeira folga do campeonato da ACUG em 2018, que provavelmente cairá entre os dias 14, 21 ou 28 de julho, isso significa que se você conseguir tirar os filhotes no mês de outubro de 2017, eles já terão completado a muda antes do início dos treinamentos.

 

Você pode ver o regulamento para este Campeonato aqui.

 

Muito bem, como eu já havia explicado no artigo Uma Muda Diferente, os pombos levam no mínimo 180 dias, a partir do nascimento, para terem a muda de filhote completada, e segundo o regulamento do Derby, se você juntar os casais a partir do dia 2 de setembro de 2017 seu pombo terá completado a muda, no mínimo a partir de 19 de maio de 2018, ou seja, cerca de dois meses antes da prova, como você pode verificar na tabela, referente ao artigo Quadro de Filhotes 2017.

 

Sendo assim o seu pombo já estaria pronto para participar dos treinos oficiais oferecidos pela Equipe Organizadora, mas você não precisa esperar os treinos oficiais para colocar em forma os seus atletas, na série de artigos “O Desempenho dos Pombos Jovens” eu explico em detalhes como treinar os filhotes para este tipo de prova, o único cuidado que deve ter, será com o período da Grande Muda, que normalmente acontece entre 150 e 177 dias de vida do borracho, como eu expliquei no artigo Treinos durante a Grande Muda.

 

Então, vamos partir do começo. A época para começar a juntar os casais já começou e muitos columbófilos ainda tem dúvidas sobre como proceder. O modelo de campeonato do Derby Filhotes é diferente de todos os campeonatos que já tivemos em nossa região, ele se assemelha muito ao estilo do Columbódromo, a diferença está em que, ao invés de os pombos estarem concentrados em um único pombal tendo igualdade de tratamento, eles estarão sob os cuidados de seus próprios donos, como acontece nos campeonatos de Velocidade, Meio Fundo e Fundo que conhecemos.

 

Sendo assim a forma de treinamento dos pombos é totalmente diferente para este tipo de prova, mas por uma feliz coincidência, alguns anos atrás eu propus um modelo de campeonato semelhante aqui na minha região, por conta de alguns testes que eu estava fazendo, para determinar quais filhotes enviar para Columbódromos, o que acabou resultando também em um estudo que ajudou a determinação da melhor maneira de se treinar filhotes tão jovens, então eu vou contar tudo aqui em uma série de artigos, explicando todos os detalhes, desde a preparação dos casais, separação dos ovos, criação dos filhotes, treinamento, mostrando anotações, relatórios, vídeos e muito mais ok. (Você pode ver esta série de artigos aqui)

 

O Campeonato original que eu preparei apresentava três treinos e cinco provas com o seguinte cronograma:

 

28/10/07   Linha Azul/RJ……………………………5 Km Treino
04/11/07   Imburo/RJ……………………………..14 Km Treino
11/11/07   Trevo de Conceição/RJ……………….24 Km Treino
18/11/07   Alto do Imbé/RJ……………………….49 Km Prova
25/11/07   Stª Mª Madalena/RJ…………………..51 Km Prova
02/12/07   São Fidelis/RJ………………………….86 Km Prova
09/12/07   Bom Jesus do Itabapoana/RJ………138 Km Prova
16/12/07   Guaçuí/ES…………………………….178 Km Prova

 

Cronograma de solta Geral

Cronogramade solta 2007

 

Não se iludam com a distância parecer curta, os pombos mais jovens tinham dois meses de idade no primeiro treino e as dificuldades criadas para eles durante as provas foram tantas que em três delas houve pernoite, inclusive a velocidade dos pombos ficou abaixo de 500 metros por minuto, e mesmo assim as perdas foram insignificantes. Esta dificuldade foi gerada porque ao invés de voarmos margeando o litoral como de costume, desviamos os pombos de passar pela cidade de Campos, que é o maior polo de criadores do estado, colocando os nossos atletas para atravessar a Serra do Mar. Este trecho da serra forma um paredão que se estende desde a capital, Rio de Janeiro até a cidade de Campos dos Goitacazes, no norte do estado, com quase 220 Km de extensão, variando entre os 800 e mais de 2.200 metros de altitude, e foi o maior obstáculo dos Bandeirantes, que saíram do litoral para desbravar o interior do Brasil, veja só no corte abaixo o perfil do continente a medida que se avança para o interior, quando agente olha o mapa por cima, não tem a noção da altitude.

 

Perfil do Rio de Janeiro

 

Como esta era uma novidade para a associação, a adesão foi pequena, e por causa de vários adiamentos, provocados pelo tempo ruim, não conseguimos concluir todo o campeonato até o final do ano, mas os resultados obtidos foram muito bons. Será sobre esses resultados que vou trabalhar nos próximos artigos.

 

E só para dar uma palhinha do que está por vir, vamos pensar no seguinte: o dia que a organização oficializou para entregar as anilhas será 7 de outubro certo, então você não precisa esperar chegar o dia 22 de setembro para juntar os casais, o filhote pode ser anilhado com sete dias de idade, então faça as contas comigo, dez dias depois que você juntou os casais vem o primeiro ovo, dois dias depois o segundo, mais dezessete dias para os borrachos nascerem e depois até atingirem sete dias de idade teremos: 10 + 2 + 17 + 7 = 36, sendo assim você já poderia juntar os casais trinta e seis dias antes de receber as anilhas, neste caso você faria isso dia 2 de setembro para que os filhotes nasçam dia 1º de outubro, e haverá tempo suficiente para que você receba as anilhas que serão distribuídas pela organização. Com isso, além dos 15 dias (no mínimo) que teríamos para treinar os filhotes, ganharemos mais trinta dias, que serão fundamentais na preparação final para a prova. Considero que o columbófilo que se antecipe e consiga tirar seus filhotes nesta época terá vantagem sobre os demais, visto que a muda do seu borracho poderá terminar até 19 de maio de 2018, a tempo de poder participar dos treinos que antecedem a prova final.

 

O prazo ideal para tirar os filhotes é que eles nasçam até 13 de novembro de 2017. Mas se alguém se atrasar para tirar os filhotes, ainda poderá tirar até 13 de dezembro de, porém os borrachos que nascerem neste período, não poderão participar dos treinos oficiais oferecidos pela Equipe Organizadora pois estarão no período da “Grande Muda” justamente durante os treinos oficiais.

 

Se você passar deste prazo, nem tente tirar mais filhotes, pois os borrachos nascidos nesta época, entrarão na fase crítica da muda justamente na época da prova, eles podem até voar muito bem durante os treinos, mas no dia da prova irão negar, você pode saber o que acontece com borrachos desta idade neste estudo que eu fiz para avaliar o desempenho dos filhotes.

 

Como eu havia dito, o treinamento será totalmente diferenciado e deverá começar quando o borracho tiver ainda 45 dias de vida, irá sofrer uma pausa durante o período da Grande Muda para retornar assim que ele estiver pronto. Mais para frente eu vou explicar como você vai saber quando o seu pombo entrou na grande muda, durante este período, os pombos não conseguem seu melhor desempenho, alguns não gostam nem mesmo de voar, então neste período eles farão treinos curtos e de repetição no trecho final do percurso, para memorizar o caminho de chegada.
 
Então, no próximo artigo, eu venho falar sobre algumas técnicas na preparação dos reprodutores e nascimento dos borrachos e a cada passo estarei aqui trazendo informações relevantes para que você tenha o melhor desempenho com seus borrachos no Derby ok, então até lá.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta