Embarque

Treinos para Velocidade

As provas de Velocidade são as mais curtas do campeonato, compreendem distâncias que variam entre os 100 e 400 Km e terminam quase sempre com pouco mais de uma hora depois que os pombos foram soltos. Por esses motivos estão dentro da capacidade normal de voo de qualquer pombo-correio, ou seja, qualquer pombo-correio em condições normais de saúde tem condições físicas para participar de uma prova de Velocidade, mesmo que não tenha sido treinado para isso. É lógico também que completar a corrida não significa chegar na frente.

 

Então o segredo do treinamento para este tipo de prova está justamente em o quanto você permite que seu pombo descanse, e não o quanto ele consegue voar todo dia durante os treinos. Alguns criadores pensam que fazer com que seus pombos voem duas ou até três horas todos os dias durante os treinos estão garantindo forma física a eles, muito pelo contrário, voar todo este tempo todos os dias acaba gerando desgaste físico desnecessário aos pombos. Atente que quando falo em desgaste físico, não se trata de esgotamento físico, pois os pombos-correios são perfeitamente capazes de voar todo este tempo todos os dias, só que para isso precisarão de mais ração para compensar o gasto de energia e estarão fadigados ao final de cada dia, o que pode reduzir o desempenho na prova do fim de semana por não estarem na sua capacidade máxima.

 

Veja o exemplo dos planos de treinamento para atletas de corrida, nenhum atleta que está se preparando para uma corrida corre a distância que vai competir na prova, o corredor de 100 metros, faz treinos de largada, exercícios musculares, mas os 100 metros são só no dia da corrida. Um maratonista que está se preparando para uma prova de 42 Km, treina percursos mais curtos durante a preparação para a prova, justamente para que tenha seus músculos prontos para o dia da prova, é neste dia que ele vai dar tudo de si.

 

Com nossos pombos não é diferente, se os pombos têm que voar uma, duas horas durante a prova, eles não podem voar duas, três horas todos os dias, este é um gasto de energia que vai fazer falta no dia da prova, tirando do seu pombo a reserva que poderia fazer ele chegar na frente.

 

Pois bem, vamos ao que interessa. Depois de acompanhar os relatos de muitos criadores na Europa, preparei um programa de treinamento que passei a utilizar com meus pombos, que deram muitos bons resultados nas provas de velocidade, conforme vocês podem ver nos artigos relacionados.

 

Então, o tempo máximo que você deve cobrar dos seus pombos nos treinos para as provas de Velocidade é de 15 minutos para as provas de 100 Km e 20 minutos para as provas de 200 Km.

 
Treino Velocidade1
 

Como as provas de 300 Km também fazem parte do Meio Fundo eu não vou repetir o programa de treinamento aqui, você pode consultar a tabela para esta modalidade aqui.

 

Outro detalhe muito importante nas provas de Velocidade é o que diz respeito ao peso do pombo. Com certeza você já ouviu dizer que um pombo mais leve voa mais rápido porque tem menos peso para carregar, este fundamento está corretíssimo, porém existem alguns detalhes que não podem passar despercebidos.

 

Primeiro. Normalmente os pombos ÁS de Velocidade costumam ser mais parrudos e normalmente mais pesados que seus concorrentes…
_Ué? Mas pera aí! Você não acabou de falar que a leveza é um fator fundamental?
Pois é aí que está o detalhe, a diferença está entre o pombo ser musculoso ou estar gordo, é com referência a este peso que me refiro! Você já percebeu a diferença entre um maratonista e um corredor de 100 metros rasos? É isso mesmo, um maratonista é muito, mas muito mais franzino que um corredor dos 100 metros certo? Olha só a comparação aqui em baixo, o primeiro é o Ben Johnson, medalha de ouro nos 60 metros em Paris, 1985  e o outro Stephen Kiprotich, medalha de ouro na maratona das olimpíadas de Londres em 2012.

 

100 metros rasos
Foto: Bandeetdesign
Maratonistas
Foto: Peter Mooney

A mesma coisa acontece com os pombos, os pombos ÁS de Velocidade são musculosos, mas não estão gordos, então eles são naturalmente mais pesados, é fundamental que você saiba perceber esta diferença. Por isso também, assim que termina a muda eu diminuo a quantidade de ração distribuída aos pombos diariamente, como eu expliquei no artigo Começando a Temporada e no dia do embarque eu ofereço apenas a metade da ração normal. Alguns criadores não gostam de enviar seus atletas com fome, alegando que isso sacrifica os pombos, porém se você treinou seus pombos somente o necessário e ofereceu o descanso que eles precisam, sua musculatura não estará desgastada e ele terá todas as condições de voltar no dia seguinte em plenas condições, desta forma sim ele estará mais leve, além de ter mais motivação para retornar e principalmente entrar mais rápido por conta da fome, fatores que são cruciais em uma prova de velocidade. Outro detalhe é que toda a ração oferecida no dia do embarque tem que ser disponibilizada no máximo seis horas antes de você coloca-los no cesto para levar ao embarque.

 

Agora, só mande seus pombos com fome para uma prova de velocidade se tiver certeza que o tempo estará bom e a prova irá acontecer sob condições normais. Se houver previsão de chuva, ou a prova tenha previsão de durar mais de três horas, alimente seus pombos normalmente, pois se o esforço for maior, ele vai precisar de mais energia.

 

Com as provas de Velocidade não é preciso variar muito o tempo, até porque como o tempo mínimo de voo está muito próximo do máximo, mesmo que a temperatura no treino da tarde seja maior não deve haver variação nenhuma no tempo de treino dos pombos para uma corrida de 100 Km. Eu particularmente só começo a fazer alterações no tempo de treino a partir dos 200 Km, como aparece nos gráficos abaixo.

 
Treino de Velocidade
 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Treinos para Velocidade”

  1. Avatar de jadson santos cavalcante
    jadson santos cavalcante

    Muito bom o artigo. Gostaria muito de seguir essa tabela de voo; manhã e tarde. Porém, devido ao trabalho, não posso. Vou compensar o voo em um horário só. Por exemplo; Vou solta-los a tarde e deixar voar 30min, esse tempo compensará o voo da manhã.

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá mais uma vez Jadson, sei bem como é isso.
    Houve um tempo que trabalhava a cinco minutos de casa e tinha duas horas de almoço, assim conseguia realizar os dois treinos diários.
    Depois fui transferido para outra cidade, saia para trabalhar antes do sol nascer e quando voltava já estava de noite, não tinha como soltar de jeito nenhum.
    Hoje trabalho a meia hora de casa, mas só tenho uma hora de almoço, só poderia treinar pela manhã.
    Então, é isso mesmo, a gente vai se adaptando da forma que podemos, e os pombos se adaptam bem quando aprendem cada ritmo desde filhotinhos, a mudança é mais trabalhosa para pombos mais velhos, que já estão adaptados à outro ritmo.

Deixe uma resposta