Meio Fundo

Treinos para Meio Fundo

No último artigo que falei sobre treinamento dos pombos “Treinos Diários”, embora tenha falado de um modo geral, foquei principalmente nos treinos para as provas de Velocidade que variam entre os 100 e 400 Km em média, hoje vou falar sobre o Meio Fundo, que são as provas intermediárias, entre a Velocidade e o Fundo, com distâncias que podem variar entre os 300 e 600 Km.

 

A tendência dos campeonatos Brasileiros é que as provas sejam progressivas, começando com as provas de Velocidade, mais curtas, e aumentando as distâncias progressivamente, passando pelo Meio Fundo, Fundo e chegando nas provas de Grande Fundo, cujas distâncias ultrapassam os 700 Km, diferente do que acontece em Portugal onde, antes que termine a Velocidade, as provas começam a ser mescladas, intercalando distâncias de Meio Fundo e Fundo, veja o exemplo da Associação Columbófila do Distrito de Leiria deste ano, clique em “Calendário de Provas” para ver que após a segunda prova de Velocidade já entra uma de Meio Fundo!

 

Pois bem, já que o nosso calendário é progressivo e usamos a maioria dos pombos em todas elas, nada mais prático que realizar os treinamentos diários também de forma progressiva, isso dita ao pombo um sentido de continuidade que rapidamente será assimilado por ele através do reflexo condicionado. Mas como é que funciona isso? Então vamos lá… primeiro eu falei que para a Velocidade os treinos poderiam durar entre 15 e 20 minutos certo, para o Meio Fundo então você pode fazer dois treinos diários entre 25 e 35 minutos cada um, por exemplo, suponhamos que as três provas de Meio Fundo tenham 300, 400 e 500 quilômetros respectivamente, então você dedicará 25 minutos para cada treino diário durante a primeira semana, 30 minutos para a segunda e 35 minutos para a terceira, sendo que no domingo, depois da prova o voo é livre, mas não deve ser maior que o tempo mínimo programado para aquela semana, para não forçar os pombos, este treino é somente para relaxar, os pombos que quiserem entrar logo ou aqueles que não quiserem sair para voar, não devem ser forçados. Logo abaixo fiz um pequeno calendário semanal para que você possa se situar.

 
Treino Meio Fundo 1
 

Se tiver tempo disponível e achar conveniente, você pode também fazer treinos progressivos durante a semana, por exemplo, se a prova do fim de semana será de 500 Km ao invés de treiná-los por 35 minutos diariamente, você pode começar soltando 28 minutos na segunda, 30 minutos na terça, 32 minutos na quarta e 34 minutos na quinta e 36 minutos na sexta..

 
Treino Meio Fundo 2
 

Para o caso de dias mais quentes, ou quando o treino à tarde é realizado sob temperaturas mais altas, como costuma acontecer aqui em nossa região durante o inverno, quando chega a fazer frio pela manhã, com temperaturas em torno dos 15º e calor à tarde, com temperaturas acima dos 30º, o tempo do treino da tarde pode ser reduzido, em até 5 minutos, mas não mais do que isso, desde que não seja menor que 15 minutos, para não prejudicar o bom rendimento dos nossos atletas durante as provas, nestes casos pode-se reduzir o tempo de treinamento neste horário, como se segue.

 
Treino Meio Fundo 3
 

Neste exemplo o tempo de treino da tarde foi diminuído em 4 minutos. Agora, em uma mesma semana podem haver dias mais frios e outros mais quentes, nada impede nestes casos de você fazer os treinos progressivos normalmente, e reduzir o treino da tarde apenas naqueles dias em que a temperatura estiver mais alta.

 

Este exemplo também é para quem treina os pombos cedo pela manhã e o segundo treino acontece na hora do almoço, como era o meu caso. Se você treina seus pombos pela manhã bem cedo e depois só à tardinha quando a temperatura já baixou bastante, é só você usar o esquema normal.

 

Existe também a possibilidade de o primeiro treino do dia ser no horário do almoço e só o segundo ser realizado à tardinha, neste caso o tempo a ser reduzido será o do primeiro treino certo! O treino então ficaria assim.

 
Treino Meio Fundo 4
 

Agora, se você quiser ser mais radical, como eu, e dividir ainda mais o tempo de treinos pode usar o esquema abaixo.

Em dias normais:

 
Treino Meio Fundo 5
 

Em dias mais quentes:

 
Treino Meio Fundo 4
 

Estas variações, embora muito pequenas, são facilmente percebidas pelos pombos que assimilam a característica da progressividade, que pode desenvolver neles a percepção de que em cada prova o esforço será maior e que ele é capaz de progredir um pouco mais, isso ajuda a desenvolver o instinto de sempre voar um pouco mais além, e de permanecer buscando o retorno sem precisar de uma paradinha para descansar ou beber água, pois ele vai estar impregnado de atitudes progressivas, e através do reflexo condicionado, tentará automaticamente um esforço a mais para retornar sem precisar parar. Mas lembre-se, esta técnica não irá impedir que em algum momento o pombo pare em algum lugar, ela apenas reduz essa possibilidade, o que pode fazer uma grande diferença no fim da prova.

 

Vale frisar também que a diferença de rendimento dos pombos entre um método de treino e outro, muitas vezes é quase insignificante, se os outros concorrentes já ficam um pouco atrás na folha de marcação, não há estímulo em se empenhar mais, porém se o campeonato é acirrado e tem sempre alguém marcando na sua frente, eles podem te ajudar a tirar esta diferença.

 

Agora escolha o plano que se encaixa melhor com as suas possibilidades e coloque logo em prática.

 

Você quer saber de onde eu tirei todos esses cálculos? Primeiro lendo as reportagens sobre os grandes criadores na Europa através do jornal Mundo Columbófilo, e depois colocando em prática com meus próprios pombos e avaliando o rendimento entre outros criadores que usavam técnicas diferentes, para conferir o resultado.

 

Pensa que já acabou, nada disso, se quiser aprimorar ainda mais, você pode fazer a mesma coisa também com a alimentação, que você pode ir aumentando progressivamente a quantidade durante a semana, mas isso vai ser tema para outro artigo.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta