Treinos Diários

Treinos Diários

A rotina é fundamental para quem quer ser campeão, é repetir, repetir e repetir, mas não pense que tudo isso é monotonia, pois não é, são ciclos, períodos, fazes, tudo em perfeita harmonia para que se tenha bons resultados. Não pense com isso também que tudo deve sair exatamente como planejado, pelo contrário a sua capacidade de modificar ou adaptar algum imprevisto vai fazer toda diferença durante as corridas, e essas mudanças se ocorrerem, não devem ser regras, mas sim exceções, afinal esta é a maneira mais eficiente de usar a flexibilidade, tentar cumprir as regras à risca, mas não ficar preso à elas, porém tenha cuidado, não se deve abusar da improvisação. Esta capacidade de se adequar aos imprevistos é que vai fazer de você um grande campeão.

 

O básico do treino é fazer com que os pombos cumpram com aquilo que você espera deles, embora isso pareça fácil, no dia a dia eles fazem coisas que nos tiram do sério, não é mesmo? Mas existem meios de aumentar consideravelmente a obediência deles, quem começou a descrever estes procedimentos com maestria foram os fisiólogos russos Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov, que mais tarde John B. Watson veio chamar de Behaviorismo, mas para nós aqui em bom português chamamos “REFLEXO CONDICIONADO”. Estes conceitos surgiram na verdade através da observação de outros animais, como os cães por exemplo, e aplicado para seres humanos, mas que caem como uma luva para os pombos.

 

Não vou explicar aqui os detalhes desta teoria, mas você poderá estuda-la no tópico relacionado, que em breve estará disponível neste Blog, aqui eu vou tratar apenas de algumas regras básicas que você poderá usar durante os treinos diários.

 

Então vamos lá: não use a porta de entrar no pombal para soltar os pombos, tenha uma janela para solta-los, de preferência pequena, do tamanho da tampa lateral da caixa que você usa para os treinos, para cadenciar a saída, isto evitará que os pombos tentem sair toda vez que precisar abrir a porta. Quando você usa a porta de acesso ao viveiro para soltar seus pombos, eles podem ficar confusos, sem saber quando é a hora que devem sair realmente para voar, o que pode ocasionar alguns acidentes, como quando você abre a porta por algum motivo e algum pombo tenta sair, e por puro reflexo você fecha a porta rapidamente para ele não sair, e o pombo se choca contra ela, isso se não ficar preso entre ela e o batente, que é pior ainda, e a gente ainda fica com raiva do pombo, coitado ele não sabia que não era para sair.

 

Por isso tenha uma janela específica para colocar os pombos para voar, e só abra quando for realmente soltá-los, com isso você transmitirá segurança aos pombos e eles sempre vão saber o que você quer deles, com o tempo você poderá até esquecer a porta aberta e nenhum pombo sairá por ela.

 

Também depois de solta-los não os deixe do lado de fora do pombal à vontade, eles precisam de regras, sempre que os soltar tem que ser por um motivo específico, que sejam o treino diário ou a hora do banho, mas assim que terminar a atividade devem entrar imediatamente, então saber utilizar o método da comida, que eu relato em “Começando a Temporada” pode ser fundamental nesta hora.

 

Mas vamos falar dos treinos propriamente ditos. Na verdade os pombos não necessitam de muitas horas de voo diariamente para entrar em forma, voar muito durante a semana pode desgastar excessivamente sua musculatura, provocando fadiga, o que impedirá seu pombo de voar bem na prova do fim de semana. Para as provas de velocidade, não é necessário que os pombos voem muito. Provas curtas, exigem mais força física e explosão muscular do que resistência, e neste caso apenas dois treinos diários entre 15 e 20 minutos cada um já é o suficiente, principalmente porque nossos campeonatos dispõem de no mínimo 9 provas que começam por volta dos 100 até os 800 Km, de forma progressiva, e a maioria dos pombos participam de todas elas, e mesmo que seus pombos tenham disposição para voar até 3 horas sem parar, não é aconselhável permitir isso, pois eles poderão precisar desta energia nas provas de fundo.

 

Então o ideal é que os treinos sejam graduais e progressivos, como as provas, onde você vai aumentando o tempo de voo aos poucos, progressivamente, à medida que as provas vão se aprofundando, até atingir o limite determinado.

 

Então pensa comigo, se você solta seu pombo com fome, que é para ele entrar mais rápido, ele também vai querer voar menos certo, voando menos ele precisa também de menos ração, menos ração, acompanhada dos treinos gera perda de peso… consegue enxergar como uma coisa está amarrada a outra e todas elas se combinam para que nossos pombos-correio possam estar em forma para a primeira prova? Mas lembre-se que, se soltar seus pombos com fome não os force a voar muito, pois o excesso de esforço vai liberar muita adrenalina, com o papo vazio o excesso de adrenalina ao invés de gerar motivação provoca estresse, por conta da combinação de hormônios.

 

Se você permite que seus pombos se alimentem à vontade, eles irão voar mais, consequentemente precisarão de mais ração, e mesmo que percam peso, irão se cansar demais, além de que não terão uma motivação a mais para entrar mais rápido.

 

Talvez a única coisa que você precisará ficar de olho é para que eles cumpram os 15 ou 20 minutos de treino no mínimo. Se necessário agite uma bandeira para evitar que eles pousem antes do tempo, e não fique preocupado achando que seus pombos estão perdendo a forma porque não estão querendo voar, quando você usa a fome para que seu pombo-correio entre mais rápido é normal que ele queira voar menos, isso não é um problema, muito pelo contrário, mas se você começou a usar este método e tiver dúvidas se seus pombos estão perdendo a forma ou não, experimente no dia que for colocar eles para tomar banho, dar a comida meia hora antes de soltá-los, se eles se desembestarem a voar muito, verá que não perderam nadinha da forma. Então lembre-se as regras são fundamentais e os pombos gostam delas.

 

Você pode ver alguns treinos específicos para cada modalidade nos links abaixo:

 

Treinos para Velocidade.

Treinos para Meio Fundo.

Treinos para Fundo.

Treinos para Grande Fundo.

 
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

8 respostas para “Treinos Diários”

  1. Avatar de Jadson Cavalcante
    Jadson Cavalcante

    Boa tarde amigo… Excelente texto, parabéns. Lembro que antes tinha uma planilha informativa a respeito do horário progressivo dos treinos diários, acho que você atualizou, não sei, e tirou a planilha.

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Jadson, muito obrigado.
    Na verdade as planilhas com as informações sobre os treinos progressivos estão em outros artigos, como segue aqui abaixo:
    Treinos para Velocidade: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/29/treinos-para-velocidade/
    Treinos para Meio Fundo: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/06/22/treinos-para-meio-fundo/
    Treinos para Fundo: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/07/30/treinos-para-fundo/
    Treinos para Grande Fundo: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/08/20/treinos-para-grande-fundo/
    Para facilitar coloquei o link para cada uma delas neste artigo, assim acredito que fica mais fácil para que outros também possam se localizar.

  3. Avatar de Antonio Durão
    Antonio Durão

    Muito obrigado pela sua disponibilidade e partilha dev conhecimentos.

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Disponha Antônio, qualquer dúvida pode perguntar, se estiver ao meu alcance, terei o maior prazer em responder.

  5. Avatar de Josimar Ferreira
    Josimar Ferreira

    Meus pombos estão voando uma hora e meia sem estímulo e não tem como chamar eles para entrar antes pq eles somem e aparece alto cruzando o céu de um lado para o outro

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Josimar.
    Esta é uma indicação de que eles estão em boa forma.
    Se a sua intenção for reduzir o tempo de vôo deles, você pode tentar soltar eles com mais fome.
    Mas não há problema deles voarem este tempo nesta época.
    Este treinamento aqui é mais indicado para o período de corridas, onde o pombo precisa estar descansado para participar das provas.

  7. Avatar de jadson santos cavalcante
    jadson santos cavalcante

    A releitura é sempre bom para fixar ainda mais o conhecimento. Conheci esse site em meados de, 2015 e até hoje, vira e volta, dou uma passadinha aqui para relembrar os conhecimentos. Show de bola, parabéns.

  8. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Jadson, é isso aí, eu mesmo sempre volto aqui também para rever aquilo que eu mesmo escrevi, não só parra relembrar, mas para verificar se posso atualizar alguma nova informação.
    Muito obrigado, e fique à vontade para retornar sempre que precisar!

Deixe uma resposta