Quando termina a muda

Planilha da Muda

 

Olá pessoal, o campeonato está prestes a começar, por todos os cantos os treinos já estão começando, e muitos columbófilos ainda estão fazendo conta para saber se a muda daquele seu pombo vai terminar antes do início das provas.

 

Pensando nisso fiz uma planilha no Excel para facilitar a vida de vocês, nas outras tabelas que eu disponibilizei a margem de erro pode chegar a 50 (cinquenta) dias de diferença, mas nesta, a margem de erro cai para apenas 15 dias no máximo. Isso porque você vai poder inserir exatamente quantas penas faltam cair antes de a muda terminar, basta inserir nos respectivos quadros, a data atual e o número da próxima pena que irá cair e “pimba!!!” o resultado já está na mão.

 

Eu tentei fazer uma planilha que vocês pudessem utilizar diretamente no Blog, sem precisar baixar, mas infelizmente meus conhecimentos não foram suficientes para fazer a planilha funcionar a contento, inclusive por conta da complexidade dos cálculos, esta planilha só irá funcionar a partir do Office 2007, as versões anteriores também não suportam estes cálculos.

 

Segue abaixo um pequeno tutorial de como utilizar esta planilha.

 

Baixe a planilha aqui.

 

Botão

Clique no botão ao lado para baixar a planilha, escolha o local para baixar e assim que ela estiver instalada clique para abrir. Com a planilha aberta, escolha o número da próxima pena que irá cair do seu pombo no local indicado, de acordo com a figura que segue ao lado, para isso basta clicar sobre o número, que aparecerá uma lista com as opções dos números das penas, se o número que você quer não aparecer clique no drop dawn para ver mais, veja que neste caso não aparece o número 1 como opção, pois esta tabela só poderá ser usada a partir do momento que esta pena cair e o primeiro número a ser usado será o da pena número 2, veja a figura abaixo.

 

Figura 1 Muda

 

Veja uma simulação no exemplo abaixo, neste caso a pena que caiu foi a de número 3 e portanto o número que você deverá escolher será o 4 que é o número referente ao da próxima pena a cair, certo?

Figura 2

 

O próximo passo será escolher o dia que você está fazendo a consulta, pois esta será a data de partida para saber quantos dias faltam. Se você souber o dia exato que esta pena caiu, você poderá utilizá-lo ao invés do dia de hoje, e assim diminuirá a margem de erro, se já passaram alguns dias desde que a pena caiu e você não sabe exatamente que dia foi este, seu pombo poderá estar pronto até 15 dias antes do prazo previsto. Então da mesma forma como você escolheu o número da pena, escolha o dia o mês e o ano, um de cada vez, ao lado irá aparecer a data escolhida para você confirmar se está correta.

 

Sendo assim se esta pena caiu em primeiro de janeiro de 2016 o pombo deverá estar pronto até o dia 15 de maio.

 

Planilha da muda

 

Obs.: existe um pequeno bug com esta planilha, por conta do ano bissexto os meses de janeiro e fevereiro saem com um dia a mais, conforme pode ser verificado nas figuras acima, então confira se a data que você digitou está conferindo com a data escolhida, caso contrário diminua um dia para corrigir; também se por acaso você escolher uma data que não exista, por exemplo 31 de fevereiro de 2016, o programa irá corrigir automaticamente para 2 de março de 2015, então sempre verifique ao lado para saber se a data está correta.

 

Baixe a planilha aqui.

 

Botão

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta