Direitos de Utilização

24 mar, 2015 por

Direitos de Utilização

Olá pessoal, hoje resolvi falar sobre um tema que muitos usuários da internet não levam em consideração, OS DIREITOS AUTORAIS. Se você é bom observador verificou que ao final de cada artigo publicado neste Blog, existe um registro do direito de uso da obra, onde aparece uma figura como esta Licença Creative Commons, calma… fique tranquilo, os direitos de uso do material publicado neste Blog permitem que eles sejam reutilizados por você, desde que respeitados alguns itens, pois um dos objetivos deste Blog é, justamente ajudar que as pessoas possam ter acesso à informação. Os direitos autorais aqui são do tipo Creative Commons e servem para proteção tanto do autor e do material disponibilizado, quanto do usuário final, que queira utilizar as imagens ou textos para confecção de trabalhos escolares, divulgação em outro site na internet, exposição em uma associação columbófila, ou mesmo para uso pessoal, etc.

 

Então para você saber o que pode e o que não pode ser feito, melhor dizendo, como deve ser utilizado o material que você encontra neste Blog clique sobre a imagem Licença Creative Commons, ou no final do texto “Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil”, que estão no final de cada artigo, ambos levarão você à página da Creative Commons que traz as atribuições referentes aos direitos de uso do material publicado naquela página.

 

No caso, se você acessou o link que explica os direitos de utilização desta página, pode perceber que uma parte do texto não foi traduzido e ainda aparece em inglês como aparece a seguir:

 

Atribuição – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.

 

A tradução para este texto é a seguinte: Você deve dar o crédito adequado, fornecer um link para a licença, e indicar se tiver feito mudanças. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não pode dar a entender de jeito algum, que o licenciante endossa você ou o uso que você está fazendo da obra.

 

Então basicamente, veja o que você pode fazer descrito aqui abaixo:

 

Você pode, compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer arquivo ou formato, desde que não seja para fins comerciais e faça referência do autor, local e data que acessou o material. Por exemplo, para o caso deste artigo, se quisesse usá-lo em um trabalho de escola por exemplo, você usaria a referência, no final do trabalho, da seguinte forma:

 

REFERÊNCIAS

 

COELHO, Márcio de Almeida. Como criar pombos-correio. Disponível em: http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/03/24/direitos-de-utilizacao/. Acessado em 23 de março de 2015.

 

Você também pode adaptar, transformar, remixar e criar a partir do material disponibilizado no Blog, sendo que neste caso, além de utilizar a referência, terá que informar as alterações que você fez e utilizar a mesma licença que foi atribuída ao artigo. Você pode ver como utilizar esta licença aqui.

 

Você pode pesquisar a internet para saber mais detalhes a respeito do licenciamento Creative Commons e outros tipos de licenciamentos e direitos autorais. Para facilitar a sua busca, pode começar através destes dois sites, Blosque e Meu Advogado, que considero bastante explicativos, mas não se prenda a eles, procure outras fontes, afinal as informações estão sempre se atualizando na internet, devido à grande variedade de informações e alterações possíveis. Faça bom proveito deste material e aproveite para se divertir enquanto aprende um pouco mais sobre os seus atletas de voo.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Deixe uma resposta