Treino na muda

Treinos durante a Grande Muda

Pombos que vivem em regime de semi-confinamento, como é o caso dos pombos-correio, cuja maior atribuição é estar preparado para voar longas distâncias na época dos campeonatos, não podem ficar parados nunca. A falta de exercícios que promovam uma articulação extensa das juntas ósseas da asa é fundamental, pois a falta de exercícios pode gerar atrofia por calcificação das extremidades das juntas, limitando a capacidade de movimentos da ave.

 

Quando um pombo fica preso em um espaço confinado o esforço do voo é limitado, se restringindo a subir e descer do poleiro, só isso não é suficiente. É bem verdade que o voo em si não é o exercício ideal, pois o voo em linha reta não exige movimentos em que a articulação seja completa, os exercícios para este caso são: as manobras, o levantar voo e o pousar, quando a força exercida é bem maior, pois o movimento de bater das asas vai de um extremo ao outro, o que é bem nítido pelo ruído provocado pelo “estalar” das asas. Este movimento extremo também é muito importante para provocar a queda das penas que estão mudando, pois se o pombo não faz esforço com as asas e a cauda, estas penas demoram mais a se desprender, podendo prejudicar o crescimento das penas que estão por vir, mais ou menos como acontece conosco quando nasce o dente definitivo, se o dente de leite demora para sair, o dente definitivo pode acabar entortando enquanto busca um lugar para nascer.

 

Muda da asa
Foto: Márcio Coelho

Por isso é de extrema importância que neste período os pombos deem uma esticadinha do lado de fora pelo menos uma vez a cada dois dias, neste caso você pode deixá-los à vontade por algum tempo do lado de fora.

 

Não se preocupe se eles ficam mais tempo no telhado, do que voando, o mais importante é o pombo sair e voltar… sair e voltar… sair e voltar, sabe aquele voozinho rápido que o pombo sai estalando as asas, dá uma vota e pousa? Isso já é o suficiente!

 

O que não se deve fazer é querer forçar os pombos a voar no período final da muda principalmente quando faltam as três últimas penas da asa, deixe-os bem à vontade enquanto estiverem do lado de fora, pelo menos uns trinta minutos, já é o bastante.

 

Durante este período do ano também, você pode “esquecer” dos pombos por dois, ou caso seja necessário, por até três dias, na semana (de preferência aos sábados domingos e feriados), afinal, os pombos precisam descansar um pouco de você também. Eu costumo deixar os pombos de jejum no sábado (mesmo durante a grande muda), no domingo só comida e água (mas sem soltar), e nos dias úteis da semana, de segunda à sexta-feira, solto uma vez ao dia, isto para que você possa ter tempo para sua esposa e filhos no fim de semana, pois se você vai mal com a sua família, pode crer meu amigo os pombos também irão mal no campeonato, então leve sua mulher no Shopping, vá assistir um filme com seus filhos, leve sua namorada para dar um passeio, vá fazer as compras para sua mãe, sei lá… mas faça alguma coisa que não esteja relacionada aos pombos. Uma coisa fantástica com os pombos é que eles estão em casa… na sua casa, e toda família pode (ou melhor, deve) participar, então na medida do possível tente integrar as atividades de limpeza, medicação e outras atividades relacionadas com os pombos durante os dias úteis da semana, para que os pombos fiquem livres de você nos fins de semana, lembre-se: não troque sua família pelos pombos, senão você não chega à lugar nenhum. Eu sei… eu sei, a maioria de nós não é compreendido pela família, mas eu descobri que a nossa participação na família, assumindo nosso papel dentro dela, seja como marido, como filho, ou outro que seja, é um passo fundamental para que os que fazem parte da nossa família, também façam parte da columbofilia.

 

Muda da cauda
Foto: Márcio Coelho

Mas voltando para os pombos, esse também é um bom momento de observação, para ver se algum pombo apresenta alguma dificuldade. Anote aqueles pombos que não saem do pombal imediatamente, quando você abre a janela de saída, faça uma análise para verificar o que pode estar acontecendo com eles, pois mesmo durante a muda os pombos gostam de voar, se algum pombo não sai, pode estar com algum outro problema.

 

Outro ponto importante, não solte os pombos adultos junto com os filhotes, filhotes gostam de voar muito mais que os adultos nesta época, os filhotes estão descobrindo o mundo, e soltá-los juntos pode prejudicar o bom andamento da fase pela qual estão atravessando os adultos, pois embora sejam semelhantes, apresentam diferenças significativas, pois a muda de filhote é diferente da muda dos adultos.

 

Também, preferencialmente não retire penas do seu pombo na expectativa de acelerar o fim da muda, pois nesta época o desgaste já é muito grande devido à grande muda, uma pena a mais que o pombo tenha que produzir neste período pode ser prejudicial ao bom desenvolvimento das penas, principalmente, porque neste período estarão se formando as penas da área de ventilação, que são as penas mais exigidas no que se refere à flexibilidade, você viu na foto abaixo o quanto elas entortam durante o voo? Portanto elas tem que estar impecáveis após a muda, e para isso o melhor remédio é o tempo, então tenha paciência e espere a natureza fazer o seu trabalho neste caso, e deixe para intervir de outras formas, como na alimentação e nos treinos.

 

Você também pode ver neste vídeo da Earth Unplugged o esforço que é exigido das remiges, o vídeo está em inglês, mas as imagens falam por si só. É possível ver no slowmotion como as penas das asas se juntam umas as outras quando o pombo as flexiona para baixo impedindo a passagem de ar, e o funcionamento da área de ventilação flexionado as pontas das quatro últimas remiges.

 

Foto: Matthew Fang
Foto: Matthew Fang

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta