A importância da água

A Importância da Água

A água é determinante para as corridas, não deixe a água disponível para os pombos o dia inteiro, também não deixe o bebedouro ou recipiente com água o tempo todo.

 

Se o pombo tem água à sua disposição no pombal quando quiser, não desenvolverá o hábito de permanecer um longo tempo sem beber, o que é primordial em uma corrida, e acabará pousando em algum lugar para abeberar quando tiver sede, aumentando os riscos durante as corridas, sem falar no atraso que esta paradinha irá provocar.

 

Para evitar este transtorno basta programar para que a água esteja disponível para os pombos apenas em dois ou três momentos durante o dia, quando você irá colocar o bebedouro, aguardar uns dois minutos até que todos tenham dado a sua bicadinha para então retirá-lo. Um ótimo momento para isso é logo após uma revoada, onde mais uma vez volta a funcionar a tática do reflexo condicionado, que induzirá o pombo a relacionar que a água estará “sempre” disponível quando chegar, então durante a corrida, quando tiver sede, uma das coisas que irá lembrar é que a água está à sua espera em casa, gerando uma motivação a mais para acelerar o seu retorno além de desincentiva-lo àquela paradinha inconveniente.

 

Então Colocar água em horário determinado ajuda os pombos a perceber que podem suportar um pouco mais com sede. O que pode ser crucial durante a corrida, podendo evitar que um pombo procure água durante uma prova.

 

Mas lembre-se: estas regras se aplicam em pombos que não estão criando, pois caso estejam com filhotes, precisarão de muita água durante todo o dia. Também em dias muito quentes não sacrifique seus pombos dê mais água a eles, afinal eles usam a água através da respiração para equilibrar a temperatura e a necessidade de água aumenta em dias mais quentes.

 

Agora, atente que este método não vai impedir que o pombo, em algum momento, pouse em algum lugar para abeberar, mas com certeza garante a ele a certeza de que consegue suportar um pouco mais de tempo sem água, o que em muitos casos irá leva-lo direto até o pombal, fazendo-o entrar na folha de marcação.

 

Lembrando mais uma vez que esta prática se aplica melhor com pombos criados dentro dela desde filhotes, pois os adultos já desenvolveram outras formas de agir diante das dificuldades, então não julgue que todos os pombos mais velhos se adaptem à esta nova regra.

 

Porém se você gosta de deixar água disponível para os pombos o dia inteiro, retire pelo menos à noite, enquanto os pombos dormem e não irão bebê-la, para evitar visitas indesejáveis e ajudar na desinfecção dos recipientes, pois um dos maiores veiculadores de doenças dentro do pombal é a água e a maioria dos criadores não se dá conta disso.

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “A Importância da Água”

  1. Avatar de Gilberto Cassiolato
    Gilberto Cassiolato

    Ótimo artigo. Gostei e concordo plenamente. Valeu !

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Obrigado Gilberto, fique à vontade para comentar mais!

  3. Avatar de Thiago
    Thiago

    Muito bom gostei desse artigo

  4. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Valeu Thiago, as vezes tem detalhes que passam despercebido, já vi muitos criadores fazendo tudo certinho sem dar a devida atenção aos cuidados com a água.

  5. Avatar de Diego Almeida
    Diego Almeida

    É mas pra quem trabalha é impossível seguir esta cartilha pois estará ausente em 2 das 3 etapas né.

  6. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Olá Diego, eu não diria impossível, apenas um obstáculo a mais, no meu caso, cheguei a trabalhar duas horas distante de casa e não conseguia tratar dos pombos nem uma vez por dia, pois saia de casa antes do sol nascer para pegar o ônibus e quando chegava do trabalho já estava tudo escuro e eu não tinha ninguém para fazer isso por mim e eu não tinha dinheiro para pagar alguém para fazer, então colocava a água antes de sair e só retirava quando chegava, naturalmente o rendimento dos pombos caiu muito neste período.
    Agora o que eu já vi cada columbófilo inventar para superar suas dificuldades deixaria qualquer um de cabelo em pé, nestes casos nossa criatividade tem que se superar, um bebedouro automático seria uma delas, então procure por soluções que possam atender às suas dificuldades.

Deixe uma resposta