Pombal

Um Exemplo Prático

Vamos ver aqui um exemplo prático de como escolher a posição para se construir um pombal!

 

Na região Sudeste, mais especificamente no litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo o vento predominante na maior parte do ano é o vento que vem do leste, geralmente forte durante o dia, virando para oeste durante à noite, os ventos provenientes do norte são menos frequentes e geralmente mais fracos e quentes, porém o vento mais importante para termos em consideração é o vento sul que quando chega geralmente é muito forte e traz muito frio e chuva, cujo alguns criadores da região costumam chamar de “Leão” (isto porque uma prova disputada nestas condições resulta em muitas perdas para os columbófilos).

 

Este deve ser o primeiro fator a ser levado em conta na construção do pombal, que deve ter o fundo voltado para o lado onde sopra o vento frio que traz chuva, neste caso o vento sul.

 

O segundo fator é o vento predominante, que preferencialmente deve percorrer a estrutura paralelamente, como o vento mais constante é o vento que vem do leste durante o dia e oeste durante a noite, eles percorrerão o pombal lateralmente, evitando correntes de ar inconvenientes dentro dos compartimentos onde se encontram nossos pombos, promovendo uma boa ventilação.

 

O terceiro fator é o vento menos constante, pois é nesta direção que deve ser construída a frente do viveiro.

 

Exemplo Prático

 

Neste caso tudo se encaixou perfeitamente, inclusive o posicionamento com relação ao sol, pois como o fundo está voltado para o sul de onde vem o vento frio, fica garantido que durante o inverno o sol irá incidir dentro do pombal e no verão irá cruzar exatamente sobre o mesmo, sem incomodar os pombos, neste caso para que os pombos possam pegar um solzinho em uma parte do dia, preferencialmente na parte da manhã ou da tarde, basta instalar uma soleira ou voliére e estará resolvido o problema, pois não podemos esquecer que os pombos necessitam do sol para que possam desenvolver uma saúde perfeita.

 

Soleira

 

Porém nem sempre é assim, os ventos podem soprar em direções diferentes em cada região. Se no seu caso o vento frio fica por exemplo na direção oposta ao vento predominante, você pode construir o pombal em forma de “L” ou de “U”, pois neste caso a própria estrutura do pombal irá proteger o interior, tanto dos ventos quanto da incidência direta do sol e mesmo no caso de ficar de frente para o nascer ou do pôr do sol, não haverá muitos problemas, já que a incidência se dará em um período curto do dia quando o sol está mais fraco e a instalação de uma cortina pode ajudar a controlar a entrada de sol em momentos críticos.

 

Formato em L

 

Ainda assim, muitas vezes o próprio local onde vamos construir nosso pombal, não permite que o coloquemos na posição desejada, então se fazem necessários alguns ajustes.

 

O meu próprio pombal era ligeiramente virado para nordeste e nos fins de tarde do verão o sol batia bem dentro dele e eu precisei instalar uma cortina para cobrir o sol em uma parte da frente de cada compartimento, para que os pombos pudessem descansar mais sossegados.

 

Um colega construiu o pombal de voo não muito grande e todo em madeira, suspenso do chão por rodinhas, com isso ele podia virar o pombal para a posição mais favorável, de acordo com a necessidade.
Então partindo destes princípios básicos, na ordem em que foram mostrados, você poderá definir a melhor direção para construir o seu pombal.

 

Se depois de definidas estas questões você ainda não sabe como construir seu pombal, você pode encontrar neste artigo modelos simples e práticos para se construir.

 Figura 57

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Um Exemplo Prático”

  1. Avatar de Paulo ..
    Paulo ..

    Boa materia meus Parabéns !!!! Uma pergunta o Senhor autoriza postar suas materias no grupo que faço parte ??Sou um dos adiministradores . caso queira ver o grupo resgatando os verdadeiros Pombos Correios . Desde já Obrigado !!!

  2. Avatar de Marcio Coelho
    Marcio Coelho

    Perfeitamente, Senhor Paulo, todo o conteúdo do Blog pode ser reutilizado por qualquer pessoa, desde que sejam seguidas algumas regras dos direitos de utilização.
    Qualquer dúvida dê uma olhadinha neste artigo Onde explico como fazer isso.
    http://comocriarpomboscorreio.com.br/2015/03/24/direitos-de-utilizacao/

Deixe uma resposta